Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Documentário de egresso da Unespar recebe prêmio na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Documentário de egresso da Unespar recebe prêmio na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Geral, Pesquisa

por publicado: 02/02/2024 14h14 última modificação: 02/02/2024 14h14

O egresso do curso de Cinema e Audiovisual do campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Pedro Giongo, foi premiado com o Troféu Barroco pelo documentário de longa-metragem “Lista de Desejos para Superagüi” na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos principais festivais da área do País. 

A obra audiovisual narra o cotidiano e a intimidade de pescadores de uma ilha turística no litoral do Paraná de um ponto de vista diverso daquele tipicamente observado pelos outsiders. Partindo da rotina de Martelo, pescador de 70 anos, o documentário registra o trabalho duro e os desafios da população caiçara, bem como a memória do passado da ilha de Superagüi.

O júri oficial, que concedeu o prêmio e é composto por críticos, pesquisadores e profissionais do audiovisual, justificou a escolha ao observar no longa a articulação do refinamento de linguagem e destacado trabalho de trilha sonora, fotografia e montagem a uma relação direta com a realidade que retrata. “Sem ceder ao melodrama da comiseração, o filme mostra a ancestral violência brasileira contra os despossuídos”, diz a justificativa, lida na cerimônia de premiação. 

Diante da honraria, Giongo afirmou que o prêmio “é fruto de um processo de muitos anos, e de muito trabalho meu e da equipe”, além de aproveitar a oportunidade para se posicionar contra a falta de incentivo à arte no Brasil: “o mais importante é a esperança de continuidade e de melhores condições para nossos próximos trabalhos, já que tem sido bastante desafiador trabalhar com cultura em nosso país”. 

O cineasta ainda fez questão de valorizar o papel do curso de Cinema da Unespar no sucesso de produções cinematográficas paranaenses em níveis regional, nacional e até mesmo internacional: “é certamente uma revolução no Paraná, mas é também no Brasil. Tanta gente legal fazendo cinema saiu de lá, e os filmes estão percorrendo o mundo e o estado ganhando cada vez mais destaque e voz no cenário nacional”. 

De periodicidade anual, a Mostra de Cinema de Tiradentes expõe ao público a diversidade da produção audiovisual nacional a partir de programação abrangente e gratuita ao mesmo tempo em que promove o diálogo do cinema com outros discursos estéticos. O evento ainda visa a promover a aproximação entre cineastas, espectadores e críticos.