Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Docentes da Unespar lançam livro internacional

Docentes da Unespar lançam livro internacional

Geral, Pesquisa

por publicado: 26/06/2023 13h17 última modificação: 26/06/2023 13h17

Neste domingo (25), acontece o lançamento no Brasil, da versão em inglês do livro Art the Path of Knowledge, escrito pelos/as docentes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II/FAP, Marcos Henrique Camargo, Luiz Fernando Pereira e Solange SteczA obra trata sobre as relações harmoniosas e conflituosas entre a arte e o conhecimento, e analisa a importância da cultura na formação do ser humano, por meio de contribuições das ciências.

Inicialmente o livro foi lançado em 2016 na Unespar, em português, sob o título “Arte e Conhecimento - tudo a ver!”. Por conta do interesse de muitas pessoas na obra, surgiu a ideia de um lançamento amplificado. Segundo Solange, “mesmo o livro estando disponível em plataformas de leitura nacionais, decidimos disponibilizar uma versão em inglês, já que se trata de um livro atemporal”. Marcos e Luiz Fernando ressaltam que “então surgiu o convite da editora Austin Macauley Publishers, para o lançamento internacional da obra. Então, traduzimos o texto e enviamos para a Inglaterra”. Em 27 de março deste ano, aconteceu o pré-lançamento, na plataforma mundial da editora.

Marcos explica que o livro defende a arte como conhecimento fundamental que deve ser ensinado a todos/as os/as estudantes. “A arte auxilia na forma de compreender o mundo e facilita o aprendizado de ciências e filosofias, devido sua plasticidade, criatividade e inovação. No livro, também destacamos a importância da arte na economia criativa, que tem um lugar significativo na produção do PIB nacional”, desenvolve.

Dentro da Unespar, o livro escrito pelos/a docentes serviu como base, em 2016, para uma discussão sobre o conceito de arte e cultura na Universidade. “Nós fizemos um trabalho em todos os campi da Unespar, em seguida foi criada uma comissão que contribuiria com as discussões de cultura e arte das universidades especialmente dentro da nossa Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e dentro do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)”, relembra Solange.

O lançamento nacional da versão em inglês do livro acontece em Ouro Preto, durante um evento da 18° Mostra de Cinema de Ouro Preto (Cineop). Em breve acontecerá o lançamento em Curitiba, com data a definir.

O livro título “Arte e Conhecimento - tudo a ver!” está disponível no link abaixo, já a versão internacional pode ser obtida nos sites da Amazon, Scribd, eBay e da editora Austin Macauley Publishers.

VERSÃO EM PORTUGUÊS DO LIVRO CLIQUE AQUI

Outros lançamentos

Durante o 18° Cineop também acontecerá o lançamento do livro Cinema e Educação Digital: A Lei 14.533 – Reflexões, Perspectivas e Propostas, no qual a professora Solange escreveu um capítulo, em parceria com a orientanda Bárbara Bulhões, do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes).