Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Dicionário de Cinema - série sobre conceitos fundamentais da sétima arte estreia a segunda temporada

por Helio Sauthier publicado: 12/03/2024 10h33 última modificação: 12/03/2024 10h35

Com uma linguagem acessível a todos os públicos, “Dicionário de Cinema” é uma série de vídeos-ensaios sobre conceitos fundamentais do cinema, exibida gratuitamente na internet. A segunda temporada do projeto já está disponível no canal do Youtube (https://www.youtube.com/@dicionariodecinema), podendo, inclusive, ser utilizada por alunos e professores como ferramenta de ensino e aprendizado, dentro e fora de sala de aula.

“Dicionário de Cinema” dissemina pontos essenciais dos estudos artísticos e culturais – da teoria, da crítica e da prática cinematográfica, com a proposta de levar a um público mais amplo discussões que, muitas vezes, ficam restritas ao âmbito acadêmico. A segunda temporada do projeto reúne oito vídeos, cada um com um tema específico e com, no máximo, nove minutos de duração. Áreas essenciais do cinema estão nesta edição, que conta com os seguintes episódios: "Roteiro", “Produção”, "Direção", "Assistência de Direção", "Fotografia", "Direção de Arte", "Som" e "Montagem".

Com coordenação geral de Alexandre Rafael Garcia, professor no curso de Cinema e Audiovisual do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a obra tem como objetivo principal divulgar a história e a teoria do cinema, fomentando a cultura local brasileira e contribuir com a formação de público crítico e ativo. “A proposta é servir de conteúdo didático cultural para professores de cinema e/ou artes, profissionais da área e interessados em audiovisual”, detalha Garcia.

Dessa forma, ele reforça que todo o material produzido pelo “Dicionário de Cinema” é de acesso livre, ou seja, pode ser utilizado para atividades culturais e educativas, de forma gratuita e sem necessidade de liberação pelos produtores. O produtor executivo Anderson Simão complementa, ao informar que, a primeira temporada também está disponível, de forma gratuita, no mesmo canal do Youtube.  “Nós, realizadores do Dicionário de Cinema, incentivamos que esse conteúdo seja difundido, utilizado e compartilhado livremente”, afirma.

Lançado em 2021, a primeira temporada possui sete vídeos-ensaios como os seguintes temas: "Plano", "Diegese", "Mise en scène", "Raccord", "Transparência", "Opacidade" e "Estilo". Uma terceira temporada está em fase de produção, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2024.

Além de Alexandre Rafael Garcia na coordenação geral e Anderson Simão na produção executiva, “Dicionário de Cinema” tem coordenação da produtora O Quadro e a execução é do coletivo Coco Filmes, formada por estudantes da Unespar.

O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo das empresas BWT Operadora de Turismo e Serra Verde Express, Condor e Instituto Joanir Zonta, EBANX, e IOP - Instituto de Oncologia do Paraná.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL

.