Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Curso "PÚBLICO - Formação e Mediação Teatral" está com inscrições abertas para espectadores

por publicado: 14/08/2023 15h31 última modificação: 14/08/2023 15h47

"PÚBLICO - Formação e Mediação Teatral" é um projeto com certificado de curso de extensão pelo campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), criado pela Casa Quatro Ventos, Rumo de Cultura e pela professora Roberta Ninin, a fim de pensar recepção, mediação e formação de plateia em Curitiba.

O lançamento do projeto acontece no dia 18 de agosto, às 20h, na Casa Quatro Ventos, com fala pública do professor Flávio Desgranges, um dos principais nomes a pensar mediação em teatro. A entrada é franca, aberta para a comunidade e sujeita a lotação.

Durante 4 meses, acontecerão diversas ações na Casa Quatro Ventos: como um circuito de apresentações, debates, palestras e bate-papos acerca do universo da mediação teatral. Todas as ações serão acompanhadas por mediadores, que trabalharão com um grupo fechado de espectadores selecionados via inscrição prévia.

Numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar contemporânea, PÚBLICO se dedica a pensar o ato do espectador como um ato produtivo e multiplicador, evidenciando a função artística do público no evento teatral e buscando movimentar o espaço existente entre a concepção da cena e a recepção do público, qualificando a relação do público com a obra teatral, instigando o espectador a perceber o trabalho artístico dentro das suas múltiplas dimensões formais e interpretativas. O projeto pedagógico é coordenado pelo artista e pesquisador Fernando de Proença e pela professora Roberta Ninin.

Os encontros com o grupo de espectadores preveem, para cada uma das peças apresentadas: acompanhamento antes da ida ao teatro, durante a ida ao teatro (apresentação seguida de debate mediado) e após a ida ao teatro através da elaboração e mediação de procedimentos e jogos teatrais.

No circuito de apresentações, para esta edição, foram convidados 5 coletivos importantes de Curitiba: Rumo de Cultura, desCompanhia de dança, as drag queens Juana Profunda, Linda Power, Gabryela Jhones e A Dita, Trupe Periferia e Cia. dos Palhaços. Os artistas, além de fazerem apresentações fechadas para o grupo de espectadores, também farão duas sessões abertas para o público em geral, além de participar dos processos de mediação.

Além disso, nos dias 26 e 27 de agosto começa o circuito de apresentações com a peça O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL, da Rumo de Cultura. O mais recente trabalho do grupo, investiga questões sobre energia, magnetismo e iluminação a partir do cientista Nikola Tesla - a peça está comemorando 60 apresentações e já passou por Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Nos próximos meses, serão apresentadas, também, as peças Feche os Olhos para Olhar, da desCompanhia de dança, O Maravilhoso Cabaré, com Juana Profunda, Linda Power, Gabryela Jhones e A Dita, Real Curitiba, da Trupe Periferia e Deslady, com Nathalia Luiz da Cia dos Palhaços.

Todas as ações deste projeto são gratuitas. Para participar do processo de seleção do grupo de espectadores, com certificado de curso de extensão pela Unespar, e para mais informações acesse o formulário abaixo.

MAIS INFORMAÇÕES AQUI

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio de incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com incentivo da UNINTER. Parceria do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); Realização: Casa Quatro Ventos e Rumo de Cultura.

PÚBLICO - MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO TEATRAL
Para se inscrever e ver condições de participação no grupo de espectadores, acesse: bit.ly/inscricaoPUBLICO

Palestra de abertura com o Prof.Dr. Flávio Desgranges
Dia 18 de agosto, às 19h - entrada franca, sujeita a lotação.

Peça O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL
Dias 26 de agosto, às 20h e 27 de agosto, às 19h.

Todas as ações acontecem na Casa Quatro Ventos (R. da Paz, 51 - Centro), com entrada franca.