Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Curso de Cinema e Audiovisual promove a exposição “Cidades e Correspondências", no Museu Municipal de Arte de Curitiba, de 2 a 31 de março

Curso de Cinema e Audiovisual promove a exposição “Cidades e Correspondências", no Museu Municipal de Arte de Curitiba, de 2 a 31 de março

Geral, Extensão

por Helio Sauthier publicado: 04/03/2024 07h58 última modificação: 05/03/2024 11h23

A exposição “Cidades e Correspondências” abre no dia 02 de março no Museu Municipal de Arte de Curitiba e seguirá em cartaz até o dia 31 de março. A exposição é fruto da integração de duas disciplinas do bacharelado de Cinema e Audiovisual do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná: “Videoarte e Videoinstalação” conduzida pela professora e artista Arícia Machado e “Práticas audiovisuais na cidade” ministrada pela professora e realizadora Catu Rizo.

Como resultado do percurso das disciplinas, serão expostas obras audiovisuais, com uso de televisores e projeções. O público será instigado de forma poética e sensível a habitar a multiplicidade curitibana. Os alunos de Videoarte e Videoinstalação exibirão obras que consistem em pares de vídeos resultantes de uma operação de correspondência entre eles.

Inspirados por obras de artistas de diversas regiões do mundo, os alunos criaram seus vídeos, de tema livre, que, enviados para destinatários desconhecidos; consistiram em provocadores de uma resposta ou reação também em vídeo.  Por outro caminho, a disciplina “Práticas audiovisuais na cidade” foi focada em processos de criação que perpassaram os conceitos de memória e território, por uma via epistêmica decolonial. O espaço urbano é um personagem vivo e orgânico que habitamos e nos habita.  “Cidades” propõe uma partilha de exercícios audiovisuais e uma videoinstalação, fruto de um processo de caminhadas artísticas pelo bairro do Boqueirão, onde se localiza a sede do curso de Cinema e Audiovisual e pelo centro histórico de Curitiba. A partilha das obras deseja convocar uma outra relação entre as imagens, sons e a espectadora-cidadã, abrindo um convite para uma caminhada atenta, subjetiva e poética pelas ruas da cidade. 

 

Local: MUMA - Museu de Arte Municipal de Curitiba - Av. República Argentina, 3430, terminal do Portão.  

Horário da exposição: 10h às 19h ( terça-feira a domingo).

Duração: 02 a 31 de  março de 2024.  

Entrada: Gratuita.  

 

FICHA TÉCNICA 

Curadoria e Produção: Aricia Machado  e Catu Rizo  

Designer Gráfico:  Aricia Machado