Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Curso de Cinema e Audiovisual da FAP/Unespar comemora 15 anos

Curso de Cinema e Audiovisual da FAP/Unespar comemora 15 anos

Extensao

por publicado: 18/05/2021 17h45 última modificação: 18/05/2021 17h45

Consolidado como um dos cursos universitários de cinema mais importantes do Brasil e responsável pela formação de centenas de profissionais atuantes no cinema nacional, o Curso de Cinema e Audiovisual da FAP/Unespar completou 15 anos de funcionamento no segundo semestre de 2020. Integrante de uma instituição de ensino pública e gratuita, atualmente é o curso com maior procura - proporcional ao número de vagas - entre aqueles oferecidos pelos sete campi da Universidade Estadual do Paraná. Na expectativa de poder comemorar a data presencialmente, as festividades relativas ao evento foram transferidas para 2021. Com a entrada de novos alunos na instituição, no início de maio e sem perspectivas concretas para uma comemoração presencial, foi escolhida a data de 21/05 (sexta-feira), para uma grande celebração virtual, com início às 19h.

Com acesso através do canal ArtesFAP do YouTube (http://tiny.cc/artesfap), a noite principia com o vídeo “Meus 15 Anos”, onde ex-alunos e ex-alunas relembram os momentos mais marcantes de sua passagem pela escola. Em seguida acontece uma Mesa Comemorativa, com a participação de Marília Franco (USP/Unespar), Eduardo Baggio (FAP/Unespar), Aly Muritiba (ex-aluno do Curso de Cinema e Audiovisual) e mediação do atual coordenador do curso, o cineasta Fernando Severo.

Marília Franco foi aluna de uma das primeiras turmas do curso universitário pioneiro no ensino de cinema no Brasil, fundado por Paulo Emílio Salles Gomes e outros expoentes do nosso cinema na atual Escola de Comunicação e Artes da USP. Doutora em Artes pela USP, tem destacada carreira acadêmica. Na Unespar ministrou aulas no Bacharelado em Cinema e Audiovisual, na Especialização em Cinema e atualmente integra o colegiado do Mestrado em Artes.

Eduardo Baggio é professor decano e ex-coordenador do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e professor e ex-coordenador do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo, ambos da Unespar. É doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e possui um trabalho de destaque como pesquisador acadêmico desenvolvido junto a grupos de pesquisa científica e em seminários temáticos. Tem textos resultantes de suas pesquisas publicados diversos periódicos e é um dos organizadores da série de livros Teoria dos Cineastas. Atua ainda como cineasta na área do documentário, onde já conquistou diversos prêmios. Com passagens por Sundance, Veneza e Cannes, os filmes escritos e dirigidos por Aly Muritiba já conquistaram mais de 200 prêmios em festivais de cinema. Para canais de TV e streaming, Muritiba dirigiu as séries “O Hipnotizador” – S02 (HBO), “Carcereiros” S02 (Globo), “Irmãos Freitas” (Amazon/Turner), “Irmandade” (Netflix) e “O caso Evandro” (GloboPlay). Atualmente, Aly finaliza dois longas metragens.

Ao final da Mesa Comemorativa vai ter início a Festa Online - 15 anos de Cinema na Unespar, confraternização entre aluno(as), ex-alunos(as) e professores(as) com acesso pela plataforma Google Meet (bit.ly/15anoscinema).

O Curso de Cinema e Audiovisual da FAP/Unespar oferece aos alunos e alunas as mais variadas formas de experimentação do fazer cinematográfico e audiovisual, pautadas na liberdade de expressão, na responsabilidade profissional e ética, pela consciência do papel do cinema e do audiovisual no processo sócio-político do país e pela busca de qualificação que habilite o exercício profissional em várias áreas.

Serviço:

COMEMORAÇÃO DOS 15 ANOS DO CURSO DE CINEMA E AUDIOVISUAL DA FAP/UNESPAR
DIA: 21/05 (sexta-feira)
HORÁRIO: 19h

PRIMEIRA PARTE:

- “Meus 15 Anos” - vídeo-depoimentos de ex-alunos(as)
- Mesa Comemorativa

Transmissão: Canal ArtesFAP do YouTube (http://tiny.cc/artesfap)

SEGUNDA PARTE:

- Festa Online - 15 anos de Cinema na Unespar

Acesso: Plataforma Google Meet (bit.ly/15anoscinema)