Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Curso "Afinando a Canção" reúne docentes e estudantes de Licenciatura em Música e professores da Rede Municipal de Curitiba

por publicado: 25/11/2019 10h05 última modificação: 25/11/2019 10h05
Durante os meses de setembro a novembro, os professores André Ricardo de Souza, Andréa Bernardini, Marisleusa de Souza Egg e Tiago Madalozzo, juntamente com os estudantes Isabele Hornburg Ramos e Gabriel Harger Paul, conduziram práticas que integraram o curso de extensão “Afinando a canção”, vinculado ao programa de extensão Labem - Laboratório de Educação Musical do curso de Licenciatura em Música da Unespar - campus de Curitiba II.

O curso foi oferecido em uma parceria do Labem com os Departamentos de Ensino Fundamental e de Desenvolvimento Profissional da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Em cada um dos encontros, a equipe da Unespar recebeu um grupo de professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba que desenvolvem atividades de educação musical com canto coral direcionado a crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em período de contraturno ou horário expandido.

O objetivo da proposta foi trabalhar a afinação e a construção de repertório, a partir do entendimento de que as crianças aprendem a cantar imitando, e precisam ter em seus professores referências de segurança e afinação. Além de práticas de desenvolvimento da percepção e da memorização de alturas no canto em grupo, foi apresentado um repertório para que os professores pudessem desenvolver uma atividade coral proveitosa para as crianças.

Como principais resultados estão o imediato envolvimento das crianças, em cada unidade escolar, com a realização em sala de aula das práticas feitas nos encontros na universidade, assim como a apresentação de um espetáculo dos professores com o repertório construído conjuntamente ao longo do curso.

A apresentação acontece nesta segunda-feira, dia 25/11, na abertura do Emusi 2019 - Encontro de Música da RME, às 19h30 no Anfiteatro da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Linha Verde, 10.150, na esquina com a Avenida das Torres.