Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Crescimento das ações extensionistas na Pós-Graduação é um dos destaques do PPG-CINEAV em 2023

Geral, Pesquisa

por publicado: 15/12/2023 10h35 última modificação: 15/12/2023 10h35

Dentre as múltiplas ações realizadas em 2023 para a consolidação Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), um dado que mereceu destaque foi o considerável aumento das atividades de extensão oferecidas pelo programa, as quais tiveram um crescimento de 75% em relação aos anos anteriores.

O “Cineclube Cerejeira” é o projeto mais antigo do PPG-CINEAV, tendo suas atividades iniciadas em 2019 e atualmente realizadas nas dependências do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS). Com sessões mensais de exibição de filmes seguidas de debates conduzidos por mestrandos/as do programa ou convidados/as, o projeto promove a troca de saberes entre os/as discentes e docentes do programa e a comunidade externa, fomentando o cineclubismo local e a interlocução entre os/as pesquisadores/as do programa e a comunidade externa.

Realizado em parceria com o Museu do Holocausto, o projeto “Artistas encontram testemunhos”, com sua primeira edição realizada em 2023, buscou promover a criação de expressões artísticas a partir dos testemunhos de sobreviventes do Holocausto que reconstruíram suas vidas no Brasil, com o intuito de preservar a memória histórica e sensibilizar a sociedade sobre os horrores do genocídio. O projeto concedeu bolsas para acadêmicos/artistas realizarem trabalhos artísticos a partir do acervo de testemunhos do Museu do Holocausto, os quais serão exibidos em exposição prevista para fevereiro de 2024.

Outra atuação do PPG-CINEAV na área da extensão universitária iniciada em 2023 foi o projeto intitulado "Cineav em Extensão", que tem por objetivo oportunizar a realização de cursos, oficinas, workshops, cine-debates, grupos de estudos ou leituras e atividades de mediação de leitura, propostas e executadas pelos mestrandos e egressos do PPGCINEAV. Coordenado pelo secretário geral do programa, Marcelo Bourscheid, o projeto atualmente consta com duas ações extensionistas selecionadas por edital público. A primeira delas é a ação intitulada “Quem conta um ponto, aumenta um ponto: caminhos para a escrita de narrativas”, proposta pela mestranda Vanessa de Freitas Sousa, do PPG-CINEAV. Realizada em conjunto com as discentes Ana Júlia Olivier Rocha e Viviane de Freitas Sousa, do Bacharelado em Cinema e Audiovisual, a ação propõe atividades formativas na área de Roteiro Audiovisual para estudantes da Educação Básica.

A segunda ação integrante do projeto "Cineav em extensão" é o “L.E.I.A. - Laboratório Experimental de Interlocução Audiovisual”, proposta pelos egressos do programa João Miguel Santana, Vitor Droppa Wadowski Fonseca, Giovanni Alencar Comodo e pelo docente do PPG-CINEAV, professor Fábio Jabur Noronha. A ação propõe um espaço para a investigação artística nos ambientes públicos e gratuitos da universidade e pretende fomentar a pesquisa e a interlocução universitária entre artistas de diferentes campos, incentivando a produção de proposições artísticas que articulem as linguagens do Cinema, do Vídeo e das Artes Visuais em suas mais variadas formas e manifestações, sejam elas fílmicas, videográficas, fotográficas, pictóricas, sonoras, instalativas, performáticas, informáticas. Com 15 projetos artísticos selecionados através de edital, a ação terá sua primeira etapa concluída em uma exposição pública coletiva dos projetos desenvolvidos no L.E.I.A, na sala de exposições do Campus de Curitiba I/EMBAP em maio de 2024.

A coordenadora do PPG-CINEAV, professora Beatriz Avila Vasconcelos, destaca a importância da extensão universidade na interlocução do programa com a comunidade externa, através de ações integradas com a missão e os objetivos do programa, fortalecendo os vínculos entre as pesquisas realizadas por docentes e discentes e setores da comunidade externa como a educação básica, produtores e artistas locais, instituições culturais, etc. “O crescimento das atividades de extensão fortalece o potencial de inserção regional do PPG-CINEAV, destacado pela CAPES na primeira avaliação quadrienal pela qual o programa passou em 2020 e insere o programa em um contexto nacional de valorização da extensão universitária na pós-graduação stricto sensu, sinalizada em 2023 pela CAPES (agência que estipula as diretrizes para a pós-graduação nacional) ao lançar, em novembro deste ano, o PROEXT-PG (Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação), que visa contribuir para o fortalecimento das atividades de extensão no âmbito da pós-graduação”, ressalta a coordenadora.