Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Confira os Anais do VIII Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas e IV Encontro da Licenciatura em Teatro da Unespar

Geral, Pesquisa

por publicado: 07/02/2024 15h17 última modificação: 07/02/2024 15h24

O VIII Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas e o IV Encontro da Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) aconteceram entre os dias 16 e 20 de outubro de 2023, com o tema Encontros de Reexistências.

O evento foi promovido pelo Grupo de Trabalho Pedagogia das Artes Cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) e pelo curso de Licenciatura em Teatro do Campus de Curitiba/FAP da Unespar.  O evento propôs a discussão das pesquisas que envolvem o ensino das Artes Cênicas, tencionando as hierarquias de saberes nas estruturas curriculares (ensino superior e educação básica), uma vez que a ciência e os conhecimentos produzidos por povos secularmente marginalizados sofrem uma abordagem desigual, tanto nas referências bibliográficas, quanto nas abordagens epistemológicas. O Encontro também discutiu as práticas cênicas com base na pluralidade das singularidades e da diversidade sociocultural, como um espaço de troca, escuta, criação e emancipação nos processos artísticos pedagógicos vividos por docentes, discentes e artistas - nos espaços formais e não formais de ensino.

O Encontro proporcionou uma semana intensa de atividades com debates, palestras, oficinas e mesas redondas que aconteceram em diferentes espaços culturais da cidade de Curitiba. Artistas, pesquisadoras e pesquisadores, docentes e estudantes expuseram suas pesquisas em sessões de discussão moderadas por mediadoras e mediadores, promovendo reflexões, troca de ideias entre as participantes e os participantes, bem como a difusão das pesquisas na área das artes cênicas realizadas no Brasil.

A organização do evento contou com a participação do curso de Licenciatura em Teatro, do curso de Licenciatura em Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes (Mestrado Profissional) – PPGARTES, da Unespar e do Programa de Pós-Graduação em Artes (Mestrado Profissional) - PROFARTES e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O resultado pode ser conferido nos Anais do evento - CLIQUE AQUI.

Comissão Científica:

Jair Mario Gabardo Junior,  Caroline Vetori de Souza, Fábio Henrique Nunes Medeiros, Jane Kelly de Oliveira, Lucas de Almeida Pinheiro, Roberta Cristina Ninin e Robson Rosseto.