Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Acesse o e-book "Performar convites, plasmar encontros, bailar: Por uma docência performativa da dança", de autoria da Profª Renata Roel

por publicado: 02/10/2020 10h59 última modificação: 02/10/2020 11h00

O livro resulta da tese de doutorado realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina com orientação do prof. Dr. Milton de Andrade Leal Junior. Trata-se de uma pesquisa ancorada nos percursos e práticas de uma artista-docente atuante na cidade de Curitiba-PR.

Acesse o livro aqui.

Ao investigar as relações entre corpo e dança, problematiza compreensões dos processos artísticos e pedagógicos no campo da dança. Para tal, põe em operação um método cartográfico que acompanha processos desde a criação artística Baile, as idas aos bailes do Clube dos Solitários - em nome do amor localizado na região central de Curitiba (PR) e a experiência de docência em dança.

O livro é dividido em cinco  capítulos: no primeiro capítulo, a partir da experiência artística Baile, trabalho criado em parceria com o ator Fernando de Proença e as mulheres da Associação de Moradores do Conjunto Açucena em Curitiba (PR), e das idas ao Clube dos Solitários, problematiza-se as dimensões ético-estéticas da criação artística que se faz na e pela relação intersocial.

No segundo capítulo, reflete-se sobre a imbricação da artista-docente e expande-se a compreensão do ato de dançar como prática de des-imunização.

No terceiro capítulo, tecem-se reflexões sobre os processos de aprendizagem em dança por vias inventivas e corporificadas.

No quarto capítulo, propõe-se pensar a docência como um ato performativo, articulando pesquisas de artistas e docentes do contexto nacional, compreende-se a expressão artística da performance como possibilidade de ampliação da prática do docente.

No quinto capítulo, partindo das relações de ensinar-aprender dança numa universidade pública brasileira, considera-se que, ao friccionar arte e processos pedagógicos como ações relacionais, é possível exercitar uma prática estético-política, dissensual e decolonial. A partir dos soluços, gaguejos e tropeços vividos nas rotas que nutrem as discussões desta tese, dançar passa a ser também ação de performar convites e plasmar encontros.

Sobre a autora:

Renata Santos Roel é de Itapeva - SP e, desde 2003,  reside em Curitiba-PR . Atua como professora colaboradora no curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança na Universidade Estadual do Paraná desde 2015. É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre pelo Programa de Pós- Graduação em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Foi bolsista no c-e-m centro em movimento de Lisboa-PT, onde participou da FIA – formação intensiva acompanhada e na Casa Hoffmann - centro de estudos do movimento de Curitiba-PR participou do Programa de Pesquisa em Dança nas modalidades de Participação em Pesquisa, Bolsa Residência e Estruturação Coreográfica.

Atua em Curitiba como artista independente produzindo trabalhos artísticos em dança e também como docente na área da dança e arte em diferentes contextos. Dentre suas últimas criações artísticas estão: (2015) Baile - trabalho realizado com Fernando de Proença e a Associação de Moradores do Conjunto Açucena através do Edital das 4 Estações pela Fundação Cultural de Curitiba; (2016) Levante! - trabalho realizado com Fernando de Proença através do Prêmio Klauss Vianna de Dança da Funarte; (2017) Corpo de Baile - uma publicação impressa e um baile performativo realizado como Bolsista Residente da 5º Edição do 20 minutos.mov; (2017) Irrefreável - uma publicação impressa e uma instalação realizada com Fernando de Proença como Bolsista Residente da 6º Edição do 20 minutos.mov; (2018) 5 planos para construir juntos - trabalho realizado com Fernando de Proença em colaboração com Dani Lima e Eleonora Fabião através do Edital do Mecenato Subsidiado pela Fundação Cultural de Curitiba. (2020) Delírios para sustentar os ossos – vídeo-performance produzido em parceria com a artista Bruna Spoladore realizado de modo independente.

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/7281815410210961