Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Comunicação sobre o documentário “A Alma do Gesto” será apresentada na Conferência Internacional de Cinema em Avanca, Portugal

Comunicação sobre o documentário “A Alma do Gesto” será apresentada na Conferência Internacional de Cinema em Avanca, Portugal

Pesquisa

por publicado: 22/01/2021 14h05 última modificação: 22/01/2021 14h11
A Alma do Gesto (2020)

A Alma do Gesto (2020)

A comunicação “A Alma do Gesto: diálogos entre o cinema documental e a dança”, proposta pela Profª Dra. Cristiane Wosniak, foi selecionada para integrar a programação da Conferência Internacional de Cinema em Avanca, Portugal, a ser realizada entre 28 de julho e 01 de agosto de 2021.

 A Alma do Gesto (2020), com direção dos Professores Eduardo Baggio e Juslaine Abreu-Nogueira, do Colegiado de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná,  é um longa-metragem documentário filmado com a Téssera Companhia de Dança da UFPR durante o processo criativo e a montagem do espetáculo Black Dog, cuja concepção coreográfica foi inspirada nas dores emocionais ligadas à depressão. Foram cerca de 5 meses de filmagens e um longo processo de edição e finalização em busca de um filme que pudesse pensar uma outra obra artística, ao registrar e refletir os atos criativos que a constituíram.

O documentário foi realizado pelo LICA - Laboratório de Investigações em Cinema e Audiovisual da Unespar, como atividade investigativa vinculada aos grupos de pesquisa Cinecriare (Unespar/CNPq) e Kinedária (Unespar/CNPq). Tal realização foi possível através da parceria interinstitucional entre a Unespar e a UFPR, ambas universidades públicas dedicadas ao ensino superior, à extensão e à pesquisa.

Sinopse:

Pode um filme dar a ver e a pensar os atos criativos que constroem uma outra obra artística? Partindo desta inquietação, este documentário, realizado em contexto de pesquisa na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), registra e reflete o processo de criação da Téssera Companhia de Dança da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o espetáculo Black Dog, cuja concepção coreográfica foi inspirada nas dores emocionais ligadas à depressão.

 

Créditos:

COM: Téssera Companhia de Dança da UFPR durante a montagem do espetáculo Black Dog

DIREÇÃO: Eduardo Baggio e Juslaine Abreu-Nogueira

ROTEIRO: Eduardo Baggio, Juslaine Abreu-Nogueira e Pedro Carregã

PRODUÇÃO: Agnes Vilseki e Cristiane Wosniak

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA E CÂMERA: Anna Petracca

2a CÂMERA: Agnes Vilseki, Pedro Monte Kling e Renan Turci

MONTAGEM: Pedro Carregã

SOM DIRETO: Pedro Monte Kling

EDIÇÃO E MIXAGEM DE SOM: Pedro Carregã

FINALIZAÇÃO DE IMAGEM: Rodrigo Tomita