Você está aqui: Página Inicial > Noticias > PPG-CINEAV participa de evento que promove o intercâmbio de filmes entre Manaus e Curitiba

PPG-CINEAV participa de evento que promove o intercâmbio de filmes entre Manaus e Curitiba

por publicado: 11/12/2020 13h58 última modificação: 11/12/2020 13h59

Trazer o cinema da Amazônia para Curitiba, assim como mostrar aos manauaras o cinema paranaense é a proposta do “Cine Conexões dos Extremos”. A mostra independente, contemplada no edital emergencial da Fundação Manauscult por meio da Lei Aldir Blanc, propõe um intercâmbio de filmes entre Manaus (AM) e Curitiba (PR) em sua primeira edição e conta com a participação do PPPG-CINEAV - Mestrado Acadêmica em Cinema e nas Artes do Vídeo. 

 

Em cartaz de 10 a 16 de dezembro, o “Cine Conexões dos Extremos” terá, em cada cidade, uma sessão com um longa e outra formada por curtas-metragens da capital intercambista, com uma live de encerramento com os diretores dos longas-metragens. O objetivo da mostra é aproximar cidades brasileiras distantes territorialmente através do cinema, bem como valorizar produções de realizadores regionais e promover uma troca entre público e cineastas.  

 

“Somos um país continental e multicultural, onde cada região tem suas peculiaridades que, muitas vezes, não estão representadas no cinema brasileiro. A ideia é mostrar um ‘olhar de dentro’, a partir dos cineastas regionais, para uma plateia distante, mas que é do mesmo país”, destaca a coordenadora do projeto Lídia Ferreira.

 

Em Curitiba (PR), os filmes amazonenses ficarão em cartaz de 10 a 16 de dezembro, na plataforma virtual do Cine Passeio (http://www.cinepasseio.org/). O longa-metragem a ser exibido é o documentário “Tudo por amor ao cinema” de Aurélio Michiles. O filme conta a história de Cosme Alves Netto, mais conhecido como “Cosme da Cinemateca”, um amazonense que lutou pela divulgação e preservação do cinema brasileiro e latino-americano entre as décadas de 1950 e 1980.

Entre os curtas-metragens da mostra, estão “O Barco e o Rio", de Bernardo Ale Abinader, ganhador de 5 Kikitos no 48º Festival de Cinema de Gramado e a animação “A Última Balada de El Manchez", de Leonardo Mancini, selecionado para o Anima Mundi 2017. A curadoria dos filmes amazonenses foi realizada pelo jornalista e crítico de cinema Caio Pimenta, do Cine Set.

Para encerrar a mostra em Curitiba, o diretor Aurélio Michiles, junto com a coordenadora do “Cine Conexões dos Extremos”, Lídia Ferreira, participarão de uma live para comentar sobre o longa-metragem exibido e tirar dúvidas do público.

Já em Manaus (AM), os filmes curitibanos serão exibidos no Casarão de Ideias, nos dias 14 e 15 de dezembro. A programação conta com o longa-metragem “A Grande Nuvem Cinza”, de Marcelo Munhoz, e os curtas-metragens “A mulher que sou”, de Nathália Tereza, “O estacionamento”, de Willian Biagioli, e “Ainda ontem”, de Jessica Candal. A curadoria é assinada por Kariny Martins e Eduardo Baggio, membros do Cineclube Cerejeira, ligado à Universidade do Estado do Paraná (Unespar). 

 

As atividades da mostra são gratuitas. O “Cine Conexões dos Extremos” foi contemplado com o Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020, da Fundação Manauscult. O edital de cultura emergencial é referente a Lei Aldir Blanc ( Lei nº 14.017/2020), regulamentada na esfera federal, por meio do Decreto nº 10.464/2020, e municipal, por meio do Decreto nº 4.923/2020. 

 

Sobre os filmes em exibição

 

Tudo Por Amor Ao Cinema

Documentário com direção de Aurélio Michiles

Cosme Alves Netto (1937-1996), conhecido como o "Cosme" da Cinemateca do MAM-RJ, esteve presente entre as décadas 50 a 80 na luta por sua divulgação e preservação do cinema brasileiro. Além de revelar a intimidade da vida deste amazonense-de-todo-mundo, Tudo por Amor ao Cinema é o único documentário brasileiro sobre a "cinefilia" e a arte de programar filmes. 

 

A Última Balada de El Manchez

Animação com direção de Leonardo Mancini 

A história do maior mariachi, que vendeu a alma para conseguir talento e fama, e sua inevitável queda e busca por redenção.

 

O Barco e o Rio

Drama com direção de Bernardo Ale Abinader

Vera é uma mulher religiosa que cuida de uma embarcação no porto de Manaus. Ela precisa lidar com a irmã Josi com quem diverge em relação a como lidar com o barco e sobre como viver a vida.

 

Saiba mais:

 

Cineclube Cerejeira (Curitiba/PR) – O Cineclube Cerejeira é um cineclube ligado ao Mestrado em Cinema e Artes do Video da Unespar (PPG-CINEAV), da Universidade do Estado do Paraná (Unespar).  A ideia do cineclube é ser um espaço de interlocução sobre os filmes e materiais audiovisuais pesquisados / criados por alunos do mestrado, possibilitando a difusão tanto dos filmes quanto das pesquisas / processos de criação dos alunos. O cineclube também está aberto a exibir filmes que são objeto de pesquisas desenvolvidas em outros PPGs, buscando ampliar o diálogo do PPG-CINEAV com outros programas de pós-graduação, bem como com toda a comunidade. Suas sessões  constituem-se assim um espaço de difusão da pesquisa em cinema e nas artes do vídeo, ampliando as possibilidades dos espectadores receberem as obras e compreenderem o cinema e as artes do vídeo também como um campo de pesquisa.

 

CineSet (Manaus/AM) – Formado por jornalistas, críticos de cinema e arte, o Cine Set é uma referência amazonense na produção de conteúdo e crítica especializada em cinema, especialmente na difusão de informações das produções regionais. Com mais de mais de 500 mil acessos nos dois primeiros anos, a trajetória do projeto iniciou como o programa de televisão “Set Ufam” na TV Universitária do Amazonas, em 2007, depois migrou para o portal de notícias D24AM, em 2012, até se tornar um site independente.

 

Cine Passeio (Curitiba/PR) – Inaugurado em março de 2019, localizado na esquina das ruas Riachuelo e Carlos Cavalcanti, Centro de Curitiba (PR), o Cine Passeio funciona como um cinema de rua e complexo cultural. Além de trazer de volta à cidade a proposta dos cinemas de rua como uma alternativa à grande quantidade de salas voltadas à exibição de conteúdos cinematográficos em shopping centers, o Cine Passeio foi projetado para ser também um espaço de formação audiovisual e de inovação na área da economia criativa.

 

Casarão de Ideias (Manaus/AM) – Localizada no Centro histórico de Manaus, a associação cultural sem fins lucrativos tem como finalidade é a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico. Em 2020, o Casarão de Ideais completou 10 anos de atividades e se consagrou como um ponto cultural, social e afetivo da cidade de Manaus. Seu espaço físico também é amplamente utilizado para ações transitórias. Ensaios de outros grupos, exibições de fotografia, exibição de filmes, concertos, debates, reuniões, oficinas e espetáculos de teatro e dança são algumas dessas ocupações. Além de atividades realizadas em nosso próprio espaço, o Casarão de Idéias possuem diversos projetos que atuam e agrega ações sociais, culturais, empreendedoras e de inovação.

 

Lídia Ferreira (Idealizadora e coordenadora do projeto) - jornalista, especialista em Cinema com ênfase em Produção (Unespar) e Mestranda em Cinema e Artes do Vídeo (PPGCINEAV- Unespar). Após 12 anos dedicados ao jornalismo cultural em veículos impressos de Manaus (AM), está em fase de transição de carreira para área de audiovisual. Integrou a equipe do curta universitário “AURORA” como continuista, é assessora de imprensa do Festival Breves Cenas há oito edições e é a criadora e roteirista da série “Calendário de Letícia”, selecionado para o Visões Lab e roda de negócios do Festival Visões Periféricas 2019 (RJ). 

 

 

Serviço:

“Cine Conexões dos Extremos – Curitiba (PR)”

Quando:10 a 16/10

Onde: Cine Passeio – Plataforma virtual - http://www.cinepasseio.org/

Informações: http://tambormultiartes.com/

Contato: contato@tambormultiartes.com (41) 99526-0791 (Bruna)

 

“Cine Conexões dos Extremos – Manaus (AM)”

Quando: 14 e 15/12

Onde: Casarão de Ideias – Rua Barroso, 279, Centro de Manaus