Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Chamada para a Revista O Mosaico

Chamada para a Revista O Mosaico

por publicado: 19/12/2017 15h11 última modificação: 19/12/2017 15h11
Na função de Editora Geral dos Periódicos (Revistas) da UNESPAR-campus de Curitiba II/FAP, a professora Dra. Cristiane Wosniak comunica que a Revista online O MOSAICO - Revista de Pesquisa em Artes (ISSN: 2175-0769) está com chamada aberta (call of papers) para um novo Dossiê.
TÍTULO do Dossiê: ´MEMÓRIA, HISTÓRIA E CONFIGURAÇÕES EM DANÇA – 30 ANOS DO UM – NÚCLEO DE PESQUISA ARTÍSTICA EM DANÇA DA UNESPAR/FAP´
Organizadoras: Profa. Dra. Rosemeri Rocha (Doutora em Artes Cênicas pela UFBA e docente no curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UNESPAR-campus Curitiba II/FAP); Profa Dra Elke Siedler ( Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP) e Renata Roel (Mestre em Dança - Programa de pós-Graduação em Dança pela UFBA e doutoranda em Teatro pela UDESC).
EMENTA DO DOSSIÊ:
Esta edição da Revista O Mosaico dedica-se a reunir pesquisas oriundas de estudantes de graduação e pós-graduação do campo da Dança e áreas afins. A proposta deste Dossiê é promover a divulgação e o acesso a pesquisas consideradas como artística e cientificamente consistentes e relevantes para as artes do corpo/Dança. Assim, este dossiê também pretende abarcar trabalhos que tomem a própria realização artística objeto de pesquisa e produção de conhecimento e, por isso, selecionaremos artigos de escrita autoral que autenticamente coloquem conceitos, ideias, teorias e referências estéticas em diálogo com a área da Dança.
UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança nasceu em 1987 com o nome de Grupo de Dança e desde então passou por vários locais e formatos de existência. Desde 2000, O UM foca no criador-intérprete investindo na autonomia e nas práticas onde o artista-pesquisador é o sujeito e objeto de estudo nos processos investigativos que articulam teoria e prática. Assim, nos últimos dezessete anos, a proposta tem sido: desenvolver pesquisas fundamentadas no viés da Educação Somática, priorizando o estudo dos processos perceptivos e investigativos, a partir dos seguintes conceitos: 1) Corpo Propositor/Enação; 2) Discurso Performativo/dramatúrgico; 3) Memória/imagem, atrelados aos processos de criação que partem de questões individuais e que se complexificam em criações colaborativas e compartilhadas.
Em virtude da celebração dos 30 anos do UM, abre-se a coordenação de um Dossiê sobre PESQUISA E CRIAÇÃO EM DANÇA.
O dossiê será organizado na reunião de artigos que dão o tom da multiplicidade de perspectivas que possibilitam o pensar-fazer Dança na contemporaneidade a partir dos seguintes eixos:
1. Teorias da (em) Dança;
2. Dança e criação artística no contexto da Educação;
3. Reflexões sobre Processos de Criação em Dança;
4. Estudos analíticos e críticos sobre obras e autores de(em) Dança;
5. Dança: diálogos com outras áreas, linguagens e saberes;
6. Histórias da Dança - memórias de grupos, companhias e coletivos de Dança no Brasil;
7. Políticas para a área da Dança no Brasil;
8. Configurações em dança;
PRAZOS:
O prazo de submissão do texto e do currículo à Revista O Mosaico é 30/06/2018, postando o artigo, mediante a realização de cadastro, no site:http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/index
Após este prazo, os artigos são encaminhados aos pareceristas ad hoc da Revista.

Previsão de publicação do dossiê: SETEMBRO de 2018.