Chamada da Revista O Mosaico - Dossiê Estágios Supervisionados em Arte: práticas, adversidades e formação docente Jan/Jun 2025
Geral, Pesquisa
Chamada da Revista O Mosaico - Revista de Pesquisa em Artes
Dossiê Estágios Supervisionados em Arte: práticas, adversidades e formação docente Jan/Jun 2025
Submissões até o dia 9 de março de 2025
O estágio supervisionado, tanto obrigatório quanto não obrigatório, é uma etapa essencial na formação em licenciatura e bacharelado em Artes (artes visuais, dança, música e teatro). Ele oferece uma oportunidade ímpar para que discentes consolidem e desenvolvam o conhecimento teórico, vivenciem as realidades do campo profissional e desenvolvam práticas pedagógicas e artísticas que reflitam sua formação.
Dada a relevância dos estágios supervisionados, este Dossiê pretende reunir artigos, ensaios, entrevistas, memoriais de experiência e estudos que abordem o papel e a importância dos estágios supervisionados no campo das Artes. São especialmente bem-vindos trabalhos que discutam aspectos práticos e metodológicos do estágio, adversidades enfrentadas no exercício do estágio e supervisão, e as possíveis contribuições dessas vivências para a formação de um/a profissional sensível às demandas artísticas, pedagógicas e culturais contemporâneas.
Para este Dossiê, elencamos tópicos que podem ser abordados, sem prejuízo de outras possibilidades:
● A importância do estágio na formação da/o profissional de Artes e na construção de identidades artísticas;
● Desafios e oportunidades do estágio supervisionado em instituições culturais e espaços escolares;
● Abordagens metodológicas de ensino e supervisão aplicadas ao estágio em Artes;
● Experiências e relatos de estágio focados na diversidade e inclusão, especialmente em temas étnico-raciais, de gênero e acessibilidade;
● O papel do estágio na construção de uma prática pedagógica antirracista e socialmente engajada;
● Contribuições do estágio supervisionado para a formação de um pensamento crítico no campo das Artes.
Este Dossiê destina-se a pesquisadores/as, educadores/as, estudantes, supervisores/as de estágio, gestores/as de instituições culturais e todos/as os/as interessados/as na formação em Artes. Espera-se que a publicação contribua para um entendimento mais profundo dos estágios supervisionados como espaços de aprendizado e prática essenciais, oferecendo uma plataforma para a troca de experiências e conhecimentos entre os/as diversos/as agentes envolvidos/as.
O Dossiê Estágios Supervisionados em Arte: práticas, adversidades e formação docente é organizado pelas professoras Dra. Caroline Vetori de Souza (UNESPAR), Dra. Marcia Sabina Rosa (UNESPAR) e pelo professor Dr. Luiz Eduardo Rodrigues Gasperin (UNESPAR). Além do Dossiê, a Revista O Mosaico receberá a submissão de trabalhos em fluxo contínuo.