CEDH e Centro Cultural Teatro Guaíra realizam ação para que pessoas com deficiência visual reconheçam instrumentos musicais
O CEDH organizou uma ação em conjunto com o Centro Cultural Teatro Guaíra - Orquestra Sinfônica do Paraná - para que pessoas cegas e com baixa visão pudessem reconhecer instrumentos musicais por meio do tato.
Os músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná tocaram inúmeros instrumentos de corda, sopro e percussão, falaram a respeito de cada instrumento e, logo após, grupos de pessoas com deficiência visual tiveram a oportunidade de tatear os instrumentos para reconhecê-los.
A música é uma arte muito apreciada por pessoas com cegas e com baixa visão por sua natural acessibilidade, entretanto, muitas dessas pessoas jamais teriam a oportunidade de conhecer a forma, tamanho, textura dos instrumentos que escutam sem que pudessem reconhecer esses instrumentos com as mãos. Segundo um dos participantes cegos, presente na ação, o reconhecimento tátil é importante para a educação musical e também para a fruição artística, uma vez que identificar cada instrumento e as suas diferenças ajuda na compreensão do funcionamento dos mesmos e na percepção musical, especialmente quando vários instrumentos são tocados ao mesmo tempo.
A ação do CEDH ocorreu no dia 13 de agosto, no palco do grande auditório do Teatro Guaíra e contou com a colaboração de Monica Rischbieter, diretora-presidente do Teatro Guaíra, Shirley Conceição, Coordenadora Administrativa da Orquestra Sinfônica do Paraná - OSP e Manoel Negraes, Vias Abertas - Comunicação, Cultura e Inclusão.