Você está aqui: Página Inicial > Noticias > CEDH, DAE e Comitês de Apoio às Pessoas em Risco Social em trabalho conjunto para acolher a comunidade acadêmica

CEDH, DAE e Comitês de Apoio às Pessoas em Risco Social em trabalho conjunto para acolher a comunidade acadêmica

Extensão

por publicado: 07/04/2020 14h02 última modificação: 14/04/2020 16h48

O Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), ligado à Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e os Comitês de Apoio às Pessoas em Risco Social, criados nos sete campi da instituição, estão desenvolvendo ações conjuntas de apoio à comunidade acadêmica para o enfrentamento aos desafios do isolamento social em decorrência da pandemia de COVID-19. As ações estão sendo planejadas em diferentes frentes de trabalho para o atendimento a necessidades emergenciais e contam com as seguintes ações coordenadas:

1 – MAPEAMENTO - A DAE está realizando o mapeamento de estudantes em situação de maior vulnerabilidade social e aqueles que não possuem acesso à internet, por meio da rede de  Seções de Assuntos Estudantis em colaboração com as Organizações Estudantis, os Colegiados e os Comitês de Apoio de cada campus. Os estudantes que não acessarem as tentativas de comunicação via web serão contatados por telefone, por meio do trabalho, em mutirão, de professores integrantes do CEDH que atuam nos Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA), Núcleo de Educação para Relações de Gênero (NERG) e Seçōes de Assuntos Estudantis, possibilitando  o acesso às informações de acolhimento e a comunicação com um maior número de estudantes possível. É muito importante que todas as pessoas com acesso à internet respondam às comunicações referente ao mapeamento, para que possamos entrar em contato por telefone apenas com as pessoas que não estejam conectadas.

ACESSE AQUI O CANAL DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE

 2 – APOIO EMOCIONAL– O isolamento social que estamos vivenciando é uma condição que predispõe ao sofrimento emocional e, para apoiar a comunidade acadêmica no enfrentamento dos desafios desse momento, o CEDH criou o Programa CEDH ACOLHE, com duas modalidades de apoio emocional não presencial: Apoio Psicológico e Escuta de Acolhimento. O Apoio Psicológico é destinado a pessoas que necessitem de apoio profissional especializado e é realizado pelo grupo de psicólogos que atuam nos CEDHs dos campi da Unespar. A Escuta de Acolhimento é destinada a pessoas que necessitem de um acolhimento humano diante da sensação de sofrimento emocional e é realizada por professores integrantes do CEDH, que atuam nos núcleos NERA, NERG, e professores que atam nas Seções de  Assuntos Estudantis, orientados pelas psicólogas Hellen Tsuruda Amaral (Unespar) e Vitória Baldissera de Souza (UFPR).

O Apoio Psicológico já está disponível para todos os campi da Unespar. A Escuta de Acolhimento está em fase de orientação dos professores que farão a escuta, e os contatos para agendamento estarão disponíveis para a comunidade acadêmica a partir do dia 13 de abril. Os agendamentos para o Apoio Psicológico já podem ser feitos por toda a comunidade acadêmica diretamente pelos contatos de e-mail e/ou telefone celular/whatsapp disponibilizados para atendimento a cada campus.

VERIFIQUE AQUI O CONTATO DISPONIBILIZADO PARA O SEU CAMPUS

CONSULTE AQUI OS CONTATOS DE ATENDIMENTOS NÃO PRESENCIAIS DISPONÍVEIS PARA A COMUNIDADE

 3 – CAMPANHA DE VOLUNTARIADO PARA APOIO PSICOLÓGICO- No atual contexto, a demanda  por apoio psicológico tende a aumentar e a Unespar, à exemplo de outras instituições de Ensino Superior no Brasil, está procurando ampliar sua capacidade de atendimento de Apoio Psicológico não presencial por meio do trabalho voluntário de profissionais psicólogos, amparado pela Nota Técnica CRP – PR n. 001/2020 que orienta  sobre o atendimento psicológico nas políticas públicas e instituições privadas, diante da pandemia do COVID-19. A campanha teve início em Campo Mourão e, em dois dias de divulgação, 20 profissionais já se voluntariaram.

PSICÓLOGOS INTERESSADOS EM VOLUNTARIADO DEVEM PREENCHER O FORMULÁRIO DISPONÍVEL AQUI

Os candidatos serão selecionados pela equipe de psicólogos da Unespar e deverão apresentar os documentos exigidos pelo Conselho de Psicologia para atuação profissional, bem como,  os documentos para efetivar o trabalho voluntário na Unespar. Em tempos de isolamento social, o voluntariado tem sido uma ferramenta poderosa de aproximação entre as pessoas. 

4 – APOIO PEDAGÓGICO NÃO PRESENCIAL PARA ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS  E SEUS PROFESSORES - Os Núcleos de Educação Especial Inclusiva (NESPIs), constituídos nos sete campi da Unespar, iniciaram a modalidade de APOIO PEDAGÓGICO online e por telefone, destinado a estudantes com necessidades educacionais especiais e seus professores. Este formato de Apoio Pedagógico tem como proposta manter um contato direto e mais acolhedor com esses estudantes e professores, possibilitando a orientação do processo de ensino-aprendizagem durante o período de isolamento social, necessário para conter os avanços pandemia de COVID-19 no Brasil.

Para facilitar a efetivação deste modo de Apoio Pedagógico,  os integrantes do NESPI dos sete campi da Unespar adotaram o procedimento de entrar em contato por e-mail e por telefone com estudantes autodeclarados com deficiência e/ou outras necessidades educacionais especiais, matriculados na Unespar.  Os contato tem como proposta  acolher esses estudantes e oferecer a possibilidade de apoio pedagógico neste difícil momento.

Os agendamentos podem ser feitos por estudantes com necessidades educacionais especiais  e professores diretamente pelos contatos de e-mail e/ou telefone celular/whatsapp dos Nespi em todos os campi da Unespar.

VERIFIQUE AQUI O CONTATO DISPONIBILIZADO PARA O SEU CAMPUS

5 – APOIO A NECESSIDADES BÁSICAS EMERGENCIAIS: Os Comitês de Apoio às Pessoas em Risco Social, em articulação com o CEDH e o DAE, estão planejando ações para o auxílio material a estudantes em situação de risco social, assim como, ações informativas sobre políticas públicas de apoio a pessoas em situação de risco social  e a implementação de outras ações emergenciais que surjam das demandas de cada campus.

CONSULTE AQUI OS INTEGRANTES DO COMITÊ EM SEU CAMPUS

 CEDH, DAE e Comitês de Apoio às Pessoas em Risco Social trabalhando juntos para acolher a comunidade acadêmica da Unespar. Acompanhe as ações e participe!