Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Casa da Mulher Brasileira ganha mural e novo paisagismo

Casa da Mulher Brasileira ganha mural e novo paisagismo

Geral, Extensão

por publicado: 09/03/2023 14h46 última modificação: 10/03/2023 13h49

No dia 8 de março, ocorreu a inauguração de um Mural Cerâmico na Casa da Mulher Brasileira de Curitiba (CMBC), produzido pela artista Marta Berger. Junto ao mural, o jardim interno ganhou um novo paisagismo, assinado pela arquiteta Luciana Brandão. 

O evento integrou a comemoração pelo Dia Internacional da Mulher e também contou com participação de representantes do Campus de Curitiba II/FAP da Unespar: estudantes do Pibid, do coordenador do curso de Artes Visuais, Luciano Buchmann, da chefe da Seção de Extensão, Leticia Nicoli, da coordenadora do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), Juslaine Abreu Nogueira, e da diretora do Campus, Noemi Nascimento Ansay, que aproveitaram a oportunidade para discutir possíveis parcerias.

 “É um espaço de convivência, reflexão e aconchego não somente para as mulheres que chegam fragilizadas à CMBC, mas também para todas nós que trabalhamos aqui”, declara Sandra Praddo, coordenadora-geral da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba.

Segundo Marta Berger, o projeto foi inspirado nos relatos dos profissionais da CMBC e em processo de observação. O mural foi concebido em três módulos e as cores e formas geométricas contam uma história.

Módulo 1 – Lado esquerdo: Neste módulo as cores são mais escuras e as formas geométricas mais confusas e desencontradas. Aos poucos é possível identificar casas de cabeça para baixo (situação das mulheres que chegam na CMB). Nessas casas a porta é vermelha, sinalizando a saída e que ainda existe vida a ser vivida.

Módulo 2 – Centro: Entre o primeiro módulo e o início do centro, há uma faixa vertical, lilás e verde. O lilás representa a cor da casa da mulher acolhendo a mulher e o verde, a esperança de mudança de vida ao entrar na casa. É recriada a planta baixa da arquitetura da casa, onde existe no centro, o jardim. As janelas de cor azul representam as pessoas que atendem e dão atendimento e suporte para as mulheres que chegam de forma muito fragilizada à CMB.

Módulo 3 – Lado direito: Neste módulo é traçada novamente uma faixa vertical na cor branca e lilás, onde o branco significa a passagem para a paz e o lilás, aqui, representa a sabedoria e esperança, das mudanças que a casa proporcionou a estas mulheres. Aqui as casas estão de cabeça para cima, com seus tetos no lugar e as portas são brancas. Finalmente a paz desejada por todas! Uma área em verde claro simboliza a esperança e a nova oportunidade para reinventar a vida.