Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Aula inaugural 2024 do PPG-CINEAV acontecerá nesta terça-feira

Aula inaugural 2024 do PPG-CINEAV acontecerá nesta terça-feira

Geral, Pesquisa

por Helio Sauthier publicado: 01/04/2024 09h31 última modificação: 01/04/2024 09h33

Nesta terça-feira, 2 de abril, acontecerá a aula inaugural do ano letivo 2024 do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV), com a palestra "Convenções e processos criativos sonoros no cinema de horror", ministrada pelo Prof. Dr. Rodrigo Carreiro (UFPE).

Rodrigo Carreiro é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco, onde cursou Mestrado e Doutorado em Comunicação (Cinema). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Fez pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (RJ), em 2018-2019. Atua como vice-coordenador do GT Estudos de Som e Música da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Pesquisa sobre sound design, processos criativos, recepção cinematográfica e gêneros fílmicos populares, especialmente horror e thriller. É autor dos livros "Era uma vez no spaghetti western: o estilo de Sergio Leone" (Estronho, 2014), "O som do filme: uma introdução" (EdUFPR/EdUFPE, 2018), "A pós-produção de som no audiovisual brasileiro" (Marca de Fantasia, 2019), "O found footage de horror" (Estronho, 2021) e "A linguagem do cinema: uma introdução" (EdUFPE, 2021). Lidera o grupo de pesquisa LAPIS (Laboratório de Pesquisa de Imagem e Som), certificado pelo CNPq.

Data: 02/04/2024

Horário: 9 horas

Local: Sede Boqueirão do Campus de Curitiba II (Rua Salvador Ferrante, 1651 - Auditório da SEED)