Artes Visuais oferta disciplina optativa "Tópicos especiais: processo de criação em arte e tecnologia/portfólio de artista"
Ensino
OFERTA DE DISCIPLINA OPTATIVA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
TÓPICOS ESPECIAIS: PROCESSO DE CRIAÇÃO EM ARTE E TECNOLOGIA / PORTFÓLIO DE ARTISTA
Prof. Me. Fábio de Castilhos Lima
Horário: 20h30 às 22h20
Sala: 5 – bloco II
Início: 03/04
Os alunos interessados deverão comparecer à sala 5- bloco II no dia 03 de abril, às 20h30.
PROGRAMA DA DISCIPLINA
Tópicos especiais: processo de criação em arte e tecnologia: Portfólio de Artista
Carga horária
Carga horária semanal: 02h
Carga horária anual: 68h
Objetivos
Objetivo Geral:
Propiciar ao estudante o acesso a diferentes técnicas de apresentação profissional e de sua produção artística.
Objetivos Específicos:
- fornecer uma contextualização histórica sobre o artista e sua imagem;
- mostrar diferentes técnicas de construção de portfólio;
- proporcionar noções de atuação dentro das artes visuais;
- conhecer diferentes métodos de apresentação pessoal;
- fomentar o intercâmbio de ideias sobre o tema;
Docente Responsável
Prof. Fábio de Castilhos Lima. Mestre em Poéticas Visuais, Especialista em História da Arte, Licenciado em Artes Visuais.
Metodologia
Aulas dialogadas, exercícios poéticos, experimentação artística e didática, trabalhos teóricos e práticos individuais e coletivos.
Resumo da oferta
A disciplina optativa “Tópicos especiais: processo de criação em arte e tecnologia: Portfólio de Artista” visa difundir conhecimentos e permitir o intercâmbio de ideias sobre a apresentação do artista e seu trabalho. A atividade busca fomentar a habilidade de divulgação da produção artística através de estratégias que vão além de um portfólio bem realizado, passando pelo posicionamento do artista, estratégias artísticas e as possíveis áreas de atuação.
Bibliografia
AMARAL, Aracy A. Arte para quê? A preocupação social na arte brasileira 1930-1970. São Paulo: Studio Nobel, 1983.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação nº 19, Rio de Janeiro: ANPED, 2002, pp. 20-28.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed,1998.
SUDERBURG, Erika. Space, Site, Intervention. Situating Installation Art. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2000.
THOMPSON, Nato; SHOLETTE, Gregory. The Interventionists – Users’ Manual for the Creative Disruption of Everyday Life. North Adams: MASS MoCA, 2004.