Você está aqui: Página Inicial > Noticias > ApreciaSom apresenta "A música do Mestre Bernardino", dia 24 de outubro, no Auditório Antonio Melillo

Geral, Ensino

por Helio Sauthier publicado: 23/10/2024 10h02 última modificação: 23/10/2024 10h02

Nessa quinta, 24 de outubro, às 17h30, no auditório Antônio Melillo, será apresentada a primeira gravação completa da "Missa do Mestre Bernardino", obra preservada no Museu Carlos Gomes, composta por Bernardino José de Sena, músico paulistano, aluno de André da Silva Gomes, que exerceu atividade em Paranaguá no último quartel do século XVIII.

Permeando a audição da obra, os pesquisadores Matheus Prust e Ricardo Bernardes falarão sobre o personagem e o contexto musical colonial paranaense. A gravação foi realizada em janeiro de 2024, pelos grupos Ilex Pro-Arte e Americantiga Ensemble, em Curitiba, dirigidos respectivamente por Prust e Bernardes.

Matheus Prust é violinista e musicólogo, Doutor e Mestre em Musicologia pela UFPR, graduado em música pela EMBAP/UNESPAR e especializado em violino barroco pelo IPP/ESMAE. É coordenador dos Simpósios Brasileiros de Musicologia, diretor das Oficinas de Música da região do Contestado. Dirige o Ilex ensemble e preside o Instituto Ilex Pro-Arte.

Ricardo Bernardes é maestro, cravista e musicólogo, Doutor em Musicologia pela Universidade do Texas, em Austin, e Universidade Nova de Lisboa. Diretor Artístico dos “Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus” e da Orquestra Barroca de Mateus. Fundador e diretor do Americantiga ensemble.