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Abertura de chamada do Dossiê - Cinema Brasileiro e Educação da Revista Científica FAP

por publicado: 04/09/2019 15h53 última modificação: 06/09/2019 10h18

CALL FOR PAPERS – REVISTA CIENTÍFICA FAP online (ISSN 1980-5071)
DOSSIÊ: CINEMA BRASILEIRO E EDUCAÇÃO


A equipe Editorial dos Periódicos da FAP - Setor de Pesquisa e Pós-Graduação (campus
Curitiba II/Unespar) comunica que, a partir do dia 2 de setembro de 2019 estará aberta
a chamada para submissão de artigos, resenhas, ensaios ou entrevistas para a REVISTA
CIENTÍFICA/FAP online (ISSN 1980-5071) – dossiê CINEMA BRASILEIRO E EDUCAÇÃO.
 A Revista Científica/FAP online vem se consolidando há 13 anos como uma publicação
semestral do campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná da Unespar e que
tem por objetivo divulgar artigos, resenhas, ensaios, entrevistas e traduções
produzidas por Doutores e/ou Mestres em duas formas de chamadas: Dossiês
Temáticos e Fluxo Contínuo, para recebimento de trabalhos situados nas áreas de
Artes Visuais, Arte/Tecnologia, Artes do Vídeo, Cinema, Dança, Fotografia,
Performance, Música, Teatro, Comunicação, Educação e Ciências Humanas, nas suas
mais variadas formas de análise interdisciplinar, fomentando, assim, o intercâmbio
entre pesquisadores de diversas instituições de ensino nacionais e internacionais.
PRAZOS: O prazo de submissão dos textos e dos currículos à Revista
Científica/FAP será: de 02/09/2019 até 02/02/2020, postando o artigo, mediante a
realização de cadastro, no site:
http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/about/submissions#onlin
eSubmissions  


(Após este prazo, os artigos são encaminhados aos pareceristas/revisores ad hoc da
Revista)

DOSSIÊ: CINEMA BRASILEIRO E EDUCAÇÃO
Coordenadoras: Profa. Dra. Salete Machado Sirino e
Profa. Dra. Solange Straube Stecz
Ementa: Diante das lacunas existentes no aperfeiçoamento de professores da
Educação Básica, soma-se a dificuldade no cumprimento da Lei 13.006/2014, que
acrescenta um parágrafo no artigo 26, da lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996,
conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Esta lei
estabelece a obrigatoriedade da exibição de, no mínimo, duas horas mensais de filmes
de produção nacional nas escolas de Educação Básica, com o objetivo de ler e pensar
com mais propriedade o Brasil. Ao colocar o Cinema Brasileiro na escola, esta lei
levanta uma série de discussões, como a instrumentalização dos professores para o
uso educativo do Cinema. O acesso à produção audiovisual brasileira é apenas uma das
faces da questão: cabe discutir os critérios de escolha dos filmes, a formação do
público, a qualidade da exibição, conhecimentos não verbais vinculados ao som, à
imagem e ao movimento, entre outras cognições. No contexto Cinema Brasileiro e
Educação, inúmeras formas precisam ser pensadas, planejadas e executadas, visando a
contribuição para uma cultura crítica dos chamados meios e recursos audiovisuais:

cinema, televisão, internet, etc. Os meios de comunicação são estratos da cultura
traduzidos em suportes de leitura do mundo. De acordo com proposição desta lei, a
exibição dos filmes nacionais se constituí componente interdisciplinar e curricular,
integrado à proposta pedagógica da escola. O crescimento e a multiplicidade da
indústria cultural, constituída de espetáculos audiovisuais, colocou o cinema brasileiro
em lugares e práticas diversas. Como se dará a formação de docentes para trabalhar
com o cinema brasileiro, integrado em uma proposta pedagógica? Destarte, este
Dossiê objetiva estudos sobre o Cinema Brasileiro, tanto os relativos à práticas
educativas, quanto aos voltados à análises – forma e conteúdo – a relativas aos
aspectos criativos – roteiro, direção, arte, fotografia, montagem, som – imbricados aos
aspectos de produção e de difusão de cinema.

Coordenadoras:

Salete Machado Sirino: Doutora e Mestre em Letras (UNIOESTE). Mestre em Educação
(UEPG). Especialista em Cinema e Vídeo (FAP). Na Unespar/FAP, docente do Mestrado
Profisisonal em Artes, do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Curso
de Pós-Graduação Lato Sensu em Cinema, com ênfase em Produção. Coordena o
Grupo de Pesquisa Cinema e Educação UNESPAR/CNPq. Figura como organizadora dos
livros Cinema Brasileiro na Escola: pra começo de conversa (2014) e Cinema Brasileiro
e Educação (2018).
Contato: saletems@uol.com.br
Solange Straube Stecz: Doutora em Educação (UFSCAR). Mestre em História (UFPR).
Na Unespar/FAP, docente do Mestrado Profissional em Artes e do Curso de Cinema e
Audiovisual. Secretária Nacional do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro
2016/2018. Membro da Comissão de Implantação do Curso de Bacharelado em
Cinema e Audiovisual da UNILA. Membro da diretoria do Congresso Brasileiro de
Cinema 2014/2016. Diretora de Cultura da Unespar 2015-2018. Membro do Comitê
Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO.
Contato: solange.stecz@gmail.com

*Previsão de publicação da edição: junho/julho de 2020
Editora Chefe dos Periódicos da FAP: Profa. Dra. Cristiane Wosniak