Você está aqui: Página Inicial > Noticias > 9º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva abre inscrição para submissão de resumos expandidos em Simpósios Temáticos

9º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva abre inscrição para submissão de resumos expandidos em Simpósios Temáticos

Pesquisa

por publicado: 14/06/2021 16h02 última modificação: 14/06/2021 16h09

O 9° Seminário Nacional Cinema em Perspectiva (2021) – edição online – promovido pelo curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, pelos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) e Mestrado Profissional em Artes (PPGARTES) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), em parceria com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), comunicam e convidam para a submissão de resumos para os seguintes Simpósios Temáticos (ST) da edição de 2021 do evento.

Os Simpósios Temáticos serão realizados entre 20 e 22 de setembro de 2021 e o prazo para submissão dos resumos é de 14 de junho a 23 de julho de 2021.

O endereço para acesso às normas para submissão, modelo do resumo e maiores informações é o https://www.cinemaemperspectiva.com/

Confira os temas dos Simpósios:

 ST (1) GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS E NARRATIVAS – HISTÓRIA, ATUALIDADE, DIÁLOGOS E SUBVERSÕES (coordenação do Prof. Dr. Fabio Luciano Francener Pinheiro)

Ementa: A partir da noção de gênero como um conjunto de códigos narrativos e visuais inseridos historicamente em uma complexa e mutável relação entre criadores e público, abrimos espaço para pesquisas que debatam o gênero em seu potencial mais amplo de diálogos, hibridismos, citações e transgressões, tais como: a referência ao trauma da escravidão no filme de horror na produção nacional O Diabo Mora Aqui (2015) e o debate racial na mesma categoria em Corra! (2017); as referências ao western em A Qualquer Custo (Hell or High Water, 2016) e em Drive (2011); a implosão do melodrama tradicional na filmografia de Almodóvar ou a presença crítica da categoria em Que Horas Ela Volta? (2015). No cenário audiovisual contemporâneo, entre a televisão e as plataformas de streaming, as narrativas seriadas jogam livremente com as regras genéricas: Westworld (western como simulacro), Penny Deadfull (cruzamento de personagens), O Conto da Aia (distopia feminista), Game of Thrones (fantasia medieval, melodrama e geopolítica). Palavras-chave: Gêneros. Cinema. Televisão. Narrativas. Séries.

 

ST (2) CINEMA E ANIMAÇÃO – PERSPECTIVAS, HIBRIDAÇÕES E POÉTICAS

(coordenação das professoras doutoras Janiclei Mendonça e Márcia Maria Alves)

Ementa: O simpósio propõe um espaço para a discussão de trabalhos que compreendam a relação entre cinema e animação a partir de investigações do diálogo entre as duas áreas, perpassando a estética, o estilo, a narrativa, como também a questão da poética, da sonoridade, do gênero e do discurso, as relações entre identidade, produção, distribuição e consumo das narrativas audiovisuais a partir do atual panorama sociocultural e novas configurações midiáticas. O simpósio integra textos sobre reflexões, interpretações e teorias que apontem para a evolução histórica do cinema e da animação, estilos, produção de sentidos e tecnologias/técnicas aplicadas ao cinema de animação e série de animação, bem como investigações que tenham como objeto de estudo produtos audiovisuais que são estruturados ou apresentam animação em sua composição como videoclipe, curta e longa-metragem, série televisiva, websérie, vinheta, abertura de série, filme publicitário, curta metragem publicitário, institucionais e afins. Palavras-chave: Cinema. Cinema de Animação. Animação. Produção Audiovisual. Série de Animação.


ST (3) MODERNO E CONTEMPORÂNEO: HISTÓRIA E ESTILO NO CINEMA

(coordenação dos professores doutores Margarida Adamatti e Fernando Seliprandy)

Ementa: O simpósio tem como objetivo promover uma discussão sobre recentes formulações da história do cinema e das mais variadas formas de relação entre cinema e história. São privilegiadas as questões de estilo, crítica, política e pensamento do modernismo cinematográfico, considerando a sua inserção na conjuntura de produção. A pauta se concentrará sobre a análise, a circularidade e o intercâmbio de formas fílmicas ou de outros tipos de discursos e materiais que se cristalizaram ao redor da prática cinematográfica a partir da década de 1950, quando se estabeleceu um novo contexto de intervenção e criação. A formação contemporânea de uma moderna cultura cinematográfica variou segundo sínteses dinâmicas entre localismo e cosmopolitismo, elaborando modelos de apresentação e representação projetados nas telas, dispostos em jornais e revistas ou presentes nos arquivos e cinematecas. Assim sendo, as comunicações poderão versar sobre os mais diversos objetos: filmes, textos, mostras, instituições, sínteses históricas etc. Palavras-chave: Cinema. História. Estilo. Modernismo.

 

ST (4) DESIGN SONORO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO

 (coordenação dos professores doutores Débora Opolski, Demian Garcia e Ulisses Galetto)

Ementa: O Design sonoro é desenvolvido a partir de articulações entre várias texturas e elementos que são modelados com o objetivo de construir uma narrativa sonora cinematográfica. Em uma arte coletiva e com altos níveis de complexidade técnica como o cinema, o método tem importância ressaltada, na medida em que os procedimentos podem contribuir para que a expressividade artística seja explorada e otimizada. Este simpósio pretende discutir aspectos voltados para a prática do tratamento do som no cinema e no audiovisual, considerando a importância do método para a realização dos processos de criação da trilha sonora da pré- produção à finalização. Sendo assim, são bem vindos trabalhos que tratam dos diferentes elementos de som: as vozes, os efeitos sonoros e a música, bem como pesquisas que discutam questões técnicas, narrativas e criativas relacionadas a toda a cadeia de criação sonora do filme, desde o projeto inicial de criação até a mixagem no cinema e no audiovisual. Palavras-chave: Design sonoro. Elementos sonoros. Trilha sonora. Processos de criação. 

 

ST (5) IDENTIDADES E SEXUALIDADES NO AUDIOVISUAL: DA PRODUÇÃO À RECEPÇÃO

(coordenação dos professores doutores Anderson Lopes da Silva, Regiane Ribeiro e Valquíria John)

Ementa: A proposta do simpósio é reunir pesquisas com foco nas temáticas da identidade e da sexualidade presentes nos conteúdos midiáticos audiovisuais, especialmente a ficção seriada latino-americana e norte-americana e o cinema mas sem excluir outras narrativas audiovisuais e outros países produtores. O objetivo é discutir como as identidades e as práticas da sexualidade são produzidas, representadas e recebidas a partir de narrativas audiovisuais. A temática das identidades abarca aspectos como: gênero, etnicidade e as suas mais diversas interseccionalidades; a sexualidade abarca temas ligados às questões LGBTQ+ entre outros diversos aspectos. A proposta do simpósio é congregar várias estudos, olhares e reflexões relacionados a essas duas grandes temáticas e suas várias possibilidades de diálogos interseccionais, não apenas em análises dos conteúdos audiovisuais, mas também dos processos de produção dessas narrativas bem como suas formas de circulação, consumo e recepção. Palavras-chave: Identidades. Sexualidade. Narrativas Audiovisuais.

 

ST (6) CINEMA, VÍDEO E CONVERGÊNCIAS MIDIÁTICAS

(coordenação da professora doutora Cristiane Wosniak)

Ementa: A partir das convergências entre as artes e as comunicações, este Simpósio se propõe ao acolhimento das linguagens audiovisuais híbridas como objeto de investigação. Interessam ao debate os processos de criação no cinema e nas artes do vídeo, a crítica de processos, a crítica genética, filmes de autor/a, pensamentos e atos teóricos vislumbrados em poéticas contemporâneas e vice-versa, spots publicitários, videoclipes, videodanças, videogames, videoarte, videoinstalação, trailers, teasers, gifs, streaming, vlogs e outras manifestações estéticas, narrativas e audiovisuais que ocupem variadas plataformas e espaços de visibilidade. Interessam, também, os estudos sobre o corpo mediado pelas tecnologias de comunicação e das múltiplas telas, seja no âmbito da criação artística ou no âmbito da educação, por meio das pedagogias da ubiquidade na era digital. Palavras-chave: Cinema. Vídeo. Convergências midiáticas. Corpo. Linguagens híbridas.

 

ST (7) CINEMA BRASILEIRO E EDUCAÇÃO

(coordenação das professoras doutoras Salete Machado Sirino e Solange Straube Stecz)

Ementa: Discutir as lacunas existentes no aperfeiçoamento de professores da Educação Básica, no que se refere à produção audiovisual na escola, como componente curricular complementar, formação continuada dos professores para o uso educativo do Cinema. O acesso à produção audiovisual brasileira é apenas uma das faces da questão: cabe discutir os critérios de escolha dos filmes, a formação do público a qualidade da exibição, conhecimentos não verbais vinculados ao som, à imagem e ao movimento, entre outras cognições.  O Simpósio objetiva estudos sobre o Cinema Brasileiro, em especial, sobre os aspectos criativos – roteiro, direção, arte, fotografia, montagem, som – imbricados aos aspectos de produção e de difusão de cinema. Inclui ainda questões preservação audiovisual e ações dentro e fora da escola referentes ä produção e fruição do audiovisual. Palavras-chave: Cinema Brasileiro. Educação Básica. Formação de Professores. Produção e Difusão audiovisual.


CRONOGRAMA

 - Realização do evento: 16 a 22 de setembro de 2021 (sendo que os SIMPÓSIOS TEMÁTICOS acontecem nos dias 20, 21 e 22/09

- Prazo para submissão dos resumos nos Simpósios: de 14 de junho de 2021 a 23 de julho de 2021

- Divulgação dos trabalhos aprovados / envio das cartas de aceite: até 18 de agosto de 2021

- Recepção dos textos completos para publicação de anais com ISSN: até 03 de novembro de 2021

MODO DE REALIZAÇÃO DO EVENTO:

Em virtude dos protocolos de isolamento social impostos pela pandemia do novo coronavírus, o evento será online, mediante videoconferências, com links a serem encaminhados às autoras e autores de trabalhos aprovados e às/aos inscritas/os mediante preenchimento de formulário online.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS (RESUMOS EXPANDIDOS)

No site https://www.cinemaemperspectiva.com/

Os resumos devem ser enviados até 23/07/2021 para o email: simposioscine@gmail.com

 Os resumos que não observarem todas as novas regras e estiverem fora do padrão do template/modelo disponível no site não serão aceitos.

 Mais informações serão divulgadas em breve no site do Seminário Nacional Cinema em Perspectiva.