9º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva abre inscrição para submissão de resumos expandidos em Simpósios Temáticos
Pesquisa
O 9° Seminário Nacional Cinema em Perspectiva (2021) – edição online – promovido pelo curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, pelos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) e Mestrado Profissional em Artes (PPGARTES) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), em parceria com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), comunicam e convidam para a submissão de resumos para os seguintes Simpósios Temáticos (ST) da edição de 2021 do evento.
Os Simpósios Temáticos serão realizados entre 20 e 22 de setembro de 2021 e o prazo para submissão dos resumos é de 14 de junho a 23 de julho de 2021.
O endereço para acesso às normas para submissão, modelo do resumo e maiores informações é o https://www.cinemaemperspectiva.com/
Confira os temas dos Simpósios:
ST (1) GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS E NARRATIVAS – HISTÓRIA, ATUALIDADE, DIÁLOGOS E SUBVERSÕES (coordenação do Prof. Dr. Fabio Luciano Francener Pinheiro)
Ementa: A partir da noção de gênero como um conjunto de códigos narrativos e visuais inseridos historicamente em uma complexa e mutável relação entre criadores e público, abrimos espaço para pesquisas que debatam o gênero em seu potencial mais amplo de diálogos, hibridismos, citações e transgressões, tais como: a referência ao trauma da escravidão no filme de horror na produção nacional O Diabo Mora Aqui (2015) e o debate racial na mesma categoria em Corra! (2017); as referências ao western em A Qualquer Custo (Hell or High Water, 2016) e em Drive (2011); a implosão do melodrama tradicional na filmografia de Almodóvar ou a presença crítica da categoria em Que Horas Ela Volta? (2015). No cenário audiovisual contemporâneo, entre a televisão e as plataformas de streaming, as narrativas seriadas jogam livremente com as regras genéricas: Westworld (western como simulacro), Penny Deadfull (cruzamento de personagens), O Conto da Aia (distopia feminista), Game of Thrones (fantasia medieval, melodrama e geopolítica). Palavras-chave: Gêneros. Cinema. Televisão. Narrativas. Séries.
ST (2) CINEMA E ANIMAÇÃO – PERSPECTIVAS, HIBRIDAÇÕES E POÉTICAS
(coordenação das professoras doutoras Janiclei Mendonça e Márcia Maria Alves)
Ementa: O simpósio propõe um espaço para a discussão de trabalhos que compreendam a relação entre cinema e animação a partir de investigações do diálogo entre as duas áreas, perpassando a estética, o estilo, a narrativa, como também a questão da poética, da sonoridade, do gênero e do discurso, as relações entre identidade, produção, distribuição e consumo das narrativas audiovisuais a partir do atual panorama sociocultural e novas configurações midiáticas. O simpósio integra textos sobre reflexões, interpretações e teorias que apontem para a evolução histórica do cinema e da animação, estilos, produção de sentidos e tecnologias/técnicas aplicadas ao cinema de animação e série de animação, bem como investigações que tenham como objeto de estudo produtos audiovisuais que são estruturados ou apresentam animação em sua composição como videoclipe, curta e longa-metragem, série televisiva, websérie, vinheta, abertura de série, filme publicitário, curta metragem publicitário, institucionais e afins. Palavras-chave: Cinema. Cinema de Animação. Animação. Produção Audiovisual. Série de Animação.
ST (3) MODERNO E CONTEMPORÂNEO: HISTÓRIA E ESTILO NO CINEMA
(coordenação dos professores doutores Margarida Adamatti e Fernando Seliprandy)
Ementa: O simpósio tem como objetivo promover uma discussão sobre recentes formulações da história do cinema e das mais variadas formas de relação entre cinema e história. São privilegiadas as questões de estilo, crítica, política e pensamento do modernismo cinematográfico, considerando a sua inserção na conjuntura de produção. A pauta se concentrará sobre a análise, a circularidade e o intercâmbio de formas fílmicas ou de outros tipos de discursos e materiais que se cristalizaram ao redor da prática cinematográfica a partir da década de 1950, quando se estabeleceu um novo contexto de intervenção e criação. A formação contemporânea de uma moderna cultura cinematográfica variou segundo sínteses dinâmicas entre localismo e cosmopolitismo, elaborando modelos de apresentação e representação projetados nas telas, dispostos em jornais e revistas ou presentes nos arquivos e cinematecas. Assim sendo, as comunicações poderão versar sobre os mais diversos objetos: filmes, textos, mostras, instituições, sínteses históricas etc. Palavras-chave: Cinema. História. Estilo. Modernismo.
ST (4) DESIGN SONORO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO
(coordenação dos professores doutores Débora Opolski, Demian Garcia e Ulisses Galetto)
Ementa: O Design sonoro é desenvolvido a partir de articulações entre várias texturas e elementos que são modelados com o objetivo de construir uma narrativa sonora cinematográfica. Em uma arte coletiva e com altos níveis de complexidade técnica como o cinema, o método tem importância ressaltada, na medida em que os procedimentos podem contribuir para que a expressividade artística seja explorada e otimizada. Este simpósio pretende discutir aspectos voltados para a prática do tratamento do som no cinema e no audiovisual, considerando a importância do método para a realização dos processos de criação da trilha sonora da pré- produção à finalização. Sendo assim, são bem vindos trabalhos que tratam dos diferentes elementos de som: as vozes, os efeitos sonoros e a música, bem como pesquisas que discutam questões técnicas, narrativas e criativas relacionadas a toda a cadeia de criação sonora do filme, desde o projeto inicial de criação até a mixagem no cinema e no audiovisual. Palavras-chave: Design sonoro. Elementos sonoros. Trilha sonora. Processos de criação.
ST (5) IDENTIDADES E SEXUALIDADES NO AUDIOVISUAL: DA PRODUÇÃO À RECEPÇÃO
(coordenação dos professores doutores Anderson Lopes da Silva, Regiane Ribeiro e Valquíria John)
Ementa: A proposta do simpósio é reunir pesquisas com foco nas temáticas da identidade e da sexualidade presentes nos conteúdos midiáticos audiovisuais, especialmente a ficção seriada latino-americana e norte-americana e o cinema mas sem excluir outras narrativas audiovisuais e outros países produtores. O objetivo é discutir como as identidades e as práticas da sexualidade são produzidas, representadas e recebidas a partir de narrativas audiovisuais. A temática das identidades abarca aspectos como: gênero, etnicidade e as suas mais diversas interseccionalidades; a sexualidade abarca temas ligados às questões LGBTQ+ entre outros diversos aspectos. A proposta do simpósio é congregar várias estudos, olhares e reflexões relacionados a essas duas grandes temáticas e suas várias possibilidades de diálogos interseccionais, não apenas em análises dos conteúdos audiovisuais, mas também dos processos de produção dessas narrativas bem como suas formas de circulação, consumo e recepção. Palavras-chave: Identidades. Sexualidade. Narrativas Audiovisuais.
ST (6) CINEMA, VÍDEO E CONVERGÊNCIAS MIDIÁTICAS
(coordenação da professora doutora Cristiane Wosniak)
Ementa: A partir das convergências entre as artes e as comunicações, este Simpósio se propõe ao acolhimento das linguagens audiovisuais híbridas como objeto de investigação. Interessam ao debate os processos de criação no cinema e nas artes do vídeo, a crítica de processos, a crítica genética, filmes de autor/a, pensamentos e atos teóricos vislumbrados em poéticas contemporâneas e vice-versa, spots publicitários, videoclipes, videodanças, videogames, videoarte, videoinstalação, trailers, teasers, gifs, streaming, vlogs e outras manifestações estéticas, narrativas e audiovisuais que ocupem variadas plataformas e espaços de visibilidade. Interessam, também, os estudos sobre o corpo mediado pelas tecnologias de comunicação e das múltiplas telas, seja no âmbito da criação artística ou no âmbito da educação, por meio das pedagogias da ubiquidade na era digital. Palavras-chave: Cinema. Vídeo. Convergências midiáticas. Corpo. Linguagens híbridas.
ST (7) CINEMA BRASILEIRO E EDUCAÇÃO
(coordenação das professoras doutoras Salete Machado Sirino e Solange Straube Stecz)
Ementa: Discutir as lacunas existentes no aperfeiçoamento de professores da Educação Básica, no que se refere à produção audiovisual na escola, como componente curricular complementar, formação continuada dos professores para o uso educativo do Cinema. O acesso à produção audiovisual brasileira é apenas uma das faces da questão: cabe discutir os critérios de escolha dos filmes, a formação do público a qualidade da exibição, conhecimentos não verbais vinculados ao som, à imagem e ao movimento, entre outras cognições. O Simpósio objetiva estudos sobre o Cinema Brasileiro, em especial, sobre os aspectos criativos – roteiro, direção, arte, fotografia, montagem, som – imbricados aos aspectos de produção e de difusão de cinema. Inclui ainda questões preservação audiovisual e ações dentro e fora da escola referentes ä produção e fruição do audiovisual. Palavras-chave: Cinema Brasileiro. Educação Básica. Formação de Professores. Produção e Difusão audiovisual.
CRONOGRAMA
- Realização do evento: 16 a 22 de setembro de 2021 (sendo que os SIMPÓSIOS TEMÁTICOS acontecem nos dias 20, 21 e 22/09
- Prazo para submissão dos resumos nos Simpósios: de 14 de junho de 2021 a 23 de julho de 2021
- Divulgação dos trabalhos aprovados / envio das cartas de aceite: até 18 de agosto de 2021
- Recepção dos textos completos para publicação de anais com ISSN: até 03 de novembro de 2021
MODO DE REALIZAÇÃO DO EVENTO:
Em virtude dos protocolos de isolamento social impostos pela pandemia do novo coronavírus, o evento será online, mediante videoconferências, com links a serem encaminhados às autoras e autores de trabalhos aprovados e às/aos inscritas/os mediante preenchimento de formulário online.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS (RESUMOS EXPANDIDOS)
No site https://www.cinemaemperspectiva.com/
Os resumos devem ser enviados até 23/07/2021 para o email: simposioscine@gmail.com
Os resumos que não observarem todas as novas regras e estiverem fora do padrão do template/modelo disponível no site não serão aceitos.
Mais informações serão divulgadas em breve no site do Seminário Nacional Cinema em Perspectiva.