26 de setembro - Dia Nacional da Pessoa Surda
Geral
O Dia Nacional da Pessoa Surda é comemorado em 26 de setembro, data que remete à criação da primeira escola para surdos no Brasil: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), fundado em 1857.
O objetivo da data é promover a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade, além de destacar a importância do reconhecimento e do uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Para marcar essa data, no dia 23, o Núcleo de Educação Especial Inclusiva (NESPI), do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) do Campus de Curitiba II/FAP da Unespar, realizou o evento Setembro Azul: Protagonismo Surdo no Ensino Superior, com o propósito de dar visibilidade à comunidade surda e fomentar uma reflexão crítica sobre as diferentes formas de (re)existência e inclusão no espaço universitário.
O evento contou com a participação da professora Rita de Cássia Maestri, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), reconhecida como a primeira psicóloga surda do Brasil. Também participaram a professora Edinata de Campos Camargo e Monise Fiorentin Gomes, intérprete de Libras, ambas do Campus de Curitiba II/FAP da Unespar.