Você está aqui: Página Inicial > Noticias Periodo Eleitoral > UFPR lança chamada pública para estudantes de artes, comunicação e museologia da Unespar e UFPR

por publicado: 01/11/2022 09h37 última modificação: 01/11/2022 10h15

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou uma chamada voltada para estudantes das áreas de artes, comunicação e museologia da UFPR e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) que queiram vivenciar experiências pontuais e de curta duração nas exposições do Museu de Arte da UFPR.

A chamada abrange o desenvolvimento de ações educativas e de monitoria na mostra “O Gabinete de Arte Paranaense do MusA no olhar crítico de Fernando Bini”.

Os (as) estudantes selecionados (as) irão participar das seguintes ações relacionadas a exposição:  (01) oficina criativa e (02) monitoria (a) para visita guiada.

As ações irão ocorrer durante a programação da 3ª edição do Festival de Ciência, Cultura e Inovação da UFPR. As inscrições ocorrem entre 31 de outubro a 16 de novembro, a partir de preenchimento de formulário eletrônico que pode ser acessado no link disponível no item 4 deste edital.

1. Sobre a exposição

A mostra “O Gabinete de Arte Paranaense do MusA no olhar crítico de Fernando Bini” está em exibição no museu de 28 de outubro de 2022 a 24 de janeiro de 2023. A exposição foi organizada com o intuito de comemorar os 20 anos de institucionalização do MusA, e conta com uma seleção de obras e artistas pintores, gravadores e escultores que são guiados na sua fundamentação por textos críticos de Fernando Bini, sendo todos eles, então, de reconhecida trajetória na cultura paranaense.

2. Sobre o festival A Universidade Federal do Paraná realiza, de 21 a 26 de novembro, a 3ª edição do Festival de Ciência, Cultura e Inovação

O festival tem o objetivo de integrar diferentes ações realizadas em âmbito universitário, nos eixos do ensino, da pesquisa e da extensão, ampliando as trocas entre a UFPR e a sociedade. A edição deste ano vai contar com diversas atividades, como mostras de divulgação científica, apresentação de trabalhos, ações culturais, palestras, feira gastronômica e orientações de saúde.

Em 2022, o evento retorna ao seu formato presencial e será realizado no campus Reitoria, em Curitiba. O festival é gratuito e contempla os públicos interno e externo da universidade. Mais informações: https://festival.ufpr.br

3. Das modalidades de participação:

3.1 Monitoria: trata-se do acompanhamento guiado das visitas do público na exposição, durante os dias 21 e 26 de novembro. Cada monitor(a) poderá, além do atendimento ao público em geral, propor e agendar grupos específicos para visitação da mostra, durante o período da experiência. Cada candidata (o) a monitoria poderá descrever na inscrição os horários disponíveis para acompanhamento da mostra, considerando que a carga mínima para monitoria será de 20 horas, e os horários de visitação do museu ocorrem de 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Haverá certificação mínima de 20 horas, a ser expedida pelo museu.

3.2 Oficina criativa: realização de uma oficina de releitura artística das obras da exposição. A oficina será realizada no MusA e terá material disponível para criação em desenho, colagem, pintura, o que não exclui a aplicação de outras técnicas que o (a) ministrante desejar. Poderão ser ministradas até duas oficinas durante os dias 21 e 26 de novembro, sendo uma delas necessária a realização no dia 23 de novembro, para um grupo de estudantes do ensino médio, previamente agendado pela equipe do museu. Estudantes interessadas (os) devem descrever uma proposta simples de realização da oficina. A atividade terá certificação mínima de 20 horas, incluindo tempo de produção e execução da atividade.

4. Das inscrições

As propostas para as duas modalidades serão recebidas entre 31/10/2022 e 16/11/2022, através de inscrições online. Inscrições para a oficina criativa devem ser enviadas através do link abaixo:

Inscrições para monitoria devem ser enviadas por meio do link abaixo:

Para dúvidas e/ou mais informações, entrar em contato com: musa@ufpr.br