Você está aqui: Página Inicial > Noticias Periodo Eleitoral > Projeto Bem Vindo-Egresso contará com a participação de A Minha Nossa Cia. de Teatro e do Grupo Rasteiro

Projeto Bem Vindo-Egresso contará com a participação de A Minha Nossa Cia. de Teatro e do Grupo Rasteiro

Geral, Extensão

por publicado: 24/10/2022 09h52 última modificação: 24/10/2022 09h52

Nesta terça, 25 de outubro, o projeto de extensão “Bem-Vindo Egresso” contará com a participação de A Minha Nossa Cia. de Teatro e do Grupo Rasteiro. O bate-papo será transmitido do Canal Artes Cênicas no Youtube, às 19h.

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

 A Minha Nossa Cia. de Teatro

A Minha Nossa Cia. de Teatro mantém trabalho constante desde 2009, contemplando os desejos artísticos de seus integrantes no teatro e na performance. Sua configuração heterogênea,  fortalece o cultivo de um lugar poético de reflexão, crítica e criação artística plural, mantendo vivo o encontro das diferenças que a configuram como minha e nossa.

Com seu primeiro espetáculo, “O Homem do Banco Branco e a Amoreira” (2009), a Cia. percorreu diversas mostras e festivais de teatro nos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Neste percurso, recebeu prêmios de melhor espetáculo, iluminação, maquiagem, cenário, texto e direção e participou de festivais importantes como o FETO/BH, FITUB e FTB – Cena Paranaense em São Paulo. Em 2015, o projeto de circulação de “O Homem do Banco Branco” e “A Amoreira” foi contemplado no edital Petrobras Distribuidora de Cultura para apresentar o espetáculo em cidades do norte e do nordeste do Brasil, realizar oficinas junto à rede pública de ensino e imersão com companhias de teatro locais.

Em 2015, a Minha Nossa lançou o Projeto Câmbio, proposta de intercâmbio que convida artistas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba para criar três espetáculos, alternando-se nos papéis de direção e dramaturgia. A primeira etapa do Câmbio viu a criação do musical “Primavera Leste” (2016), com direção de Dimis Jean Sores (PR) a partir da dramaturgia de Diogo Liberano (RJ). A montagem foi realizada através do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba. Em 2017, o espetáculo voltou em curta temporada na Mostra Emergente, em Curitiba, e seguiu em temporada no Teatro de Arena da Caixa Cultural, no Rio de Janeiro.

Também em 2017, o Projeto Câmbio gerou sua segunda criação: “O Leão no Aquário” nasce do encontro da companhia com o texto de Vinícius Souza (MG) e a direção de Diogo Liberano (RJ). Realizado através da Lei do Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba e com incentivo do Grupo Positivo, “O Leão no Aquário” estreou em março no Teuni-UFPR, e em julho participou da Mostra Novos Repertórios. Em maio de 2018, o espetáculo realiza nova temporada no Teuni. A terceira etapa do “Câmbio”, com texto de Dimis Jean Sores e direção de Vinícius Souza, será “Vila Felicidade”, com estreia em Belo Horizonte, e tem previsão de realização para 2023.

Grupo Olho Rasteiro

Criado em 2014 por dois alunos de Licenciatura em Teatro da FAP/Unespar, o Grupo Olho Rasteiro tem como foco de estudo a encenação para a rua e espaços não-convencionais, partindo de criações coletivas e dramaturgias colaborativas, além da criação e direção musical como dramaturgia para a cena. Com 5 espetáculos de rua no repertório, o Grupo se apresentou mais de 260 vezes entre os Estados do Paraná, São Paulo e Ceará, com temporadas independentes, participação em Mostras e Festivais. Com seu último espetáculo, "Hi, Breasil!", recebeu o Prêmio Especial na 39ª Edição do Troféu Gralha Azul (2019) e 10 prêmios no Festival Internacional de Teatro de Guaranésia/MG (FETEG 5º Acto), incluindo o de "Espetáculo Destaque", no ano de 2022.