Você está aqui: Página Inicial > Noticias Periodo Eleitoral > Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo está com inscrições abertas para a Turma 2027 até o dia 4 de setembro de 2027

Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo está com inscrições abertas para a Turma 2027 até o dia 4 de setembro de 2027

Geral, Pesquisa

por Helio Sauthier publicado: 18/08/2026 08h00 última modificação: 18/08/2026 08h00

O Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está com inscrições abertas para a Turma 2027, até o dia 4 de setembro de 2027.

São ofertadas 20 vagas no processo seletivo para pessoas com diploma de graduação, em qualquer área, divididas entre as duas linhas de pesquisa.

 

SOBRE O PROGRAMA

O Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo pertence à Área de Artes e encontra-se articulado à área de concentração Teorias e Processos em Cinema e Artes do Vídeo, congregando pesquisas que tomam o cinema e o vídeo como objetos de convergência de reflexões teórico-analíticas e de fazeres artísticos, propostos a partir de pensamentos e práticas firmados tanto no campo do cinema e do vídeo, quanto em aproximação com outras áreas de conhecimento.

 

LINHAS DE PESQUISA

TEORIAS E DISCURSOS NO CINEMA E NAS ARTES DO VÍDEO

Nesta linha de pesquisa, o Cinema e as Artes do Vídeo são tomados eminentemente como formas de produção de sentido, isto é, como discursos produzidos em contextos sociais, históricos e culturais específicos. Reúnem-se aqui, portanto, pesquisas que permitam que diversas abordagens de análise dos discursos que se constituem no Cinema e nas Artes do Vídeo – tanto nas produções artísticas, como nos esforços de teorização – sejam postas em reflexão.

 

PROCESSOS DE CRIAÇÃO NO CINEMA E NAS ARTES DO VÍDEO

Nesta linha de pesquisa, o cinema e o audiovisual são tomados a partir dos processos de criação nas práticas artísticas. Portanto, trata-se de pesquisas que envolvam reflexões sobre o fazer no cinema e no vídeo, podendo estar associadas a conceitos criativos, processos tecnológicos e/ou atos de realização.

 

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser realizadas até o dia 04/09/2026, gratuitamente, mediante o envio da documentação relacionada no Edital 017/2026 (https://ppgcineav.unespar.edu.br/processo_seletivo_new/Edital0172026_PPGCINEAV_Unespar_ProcessoSeletivo20271.pdf).

No ato da inscrição, a pessoa deverá optar no preenchimento do formulário por uma das duas linhas de pesquisa.

 

DÚVIDAS E MAIS INFORMAÇÕES

Acesse ppg.cineav.unespsar.edu.br ou escreva para secretaria.ppgcineav@unespar.edu.br