Você está aqui: Página Inicial > Noticias Periodo Eleitoral > Lançamento de livros organizados pelo GAEFO e NEPIM aconteceu nesta quinta, 27

Lançamento de livros organizados pelo GAEFO e NEPIM aconteceu nesta quinta, 27

Geral, Pesquisa

por publicado: 27/10/2022 13h31 última modificação: 27/10/2022 13h31

Nesta quinta (27/10), ocorreu, no Auditório Antonio Melillo do Campus de  Curitiba II/FAP da Unespar, o lançamento de dois livros organizados por grupos de pesquisa do Campus.

O livro "Arte, Educação e Formação Docente”, organizado pelos professores Robson Rosseto e Sônia Tramujas Vasconcelos, resulta do trabalho do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Docente (GAEFO) . Por sua vez, o livro  “Ensaios sobre Arte, Educação e Musicoterapia", organizado pelas professoras Andressa Dias Arndt e Sheila Beggiato, resulta do trabalho do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM).

O evento contou com a participação das fundadoras do GAEFO e do NEPIM, professoras Guaraci da Silva Martins e Rosemyriam Cunha, respectivamente, da diretora do Campus, Noemi Nascimento Ansay, e das diretoras dos Centros de Área, Rosemeri Rocha (Artes) e Mariana Arruda (Música e Musicoterapia). Também contou com a participação do artista e estudante do curso de Artes Visuais, Nino Scarsetto, cuja obra ilustra a capa do livro "Arte, Educação e Formação Continuada". Estudantes de Musicoterapia realizaram uma apresentação musical na abertura do evento.

ENSAIOS, SOBRE ARTE, EDUCAÇÃO E MUSICOTERAPIA

Esta coletânea de ensaios apresenta diálogos, reflexões críticas, investigações e relatos de experiências de pesquisadores e pesquisadoras do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM), junto a profissionais colaboradores/as. Aqui, abordamos os temas que nos atravessam e nos constituem no que diz respeito a Arte, a Ciência e a Vida. Neste livro, apresentamos perspectivas sobre processos de inclusão/ exclusão, processos de aprendizagem no âmbito do ensino universitário, relação do humano com a criação artística e musical, bem como temas constituintes do campo da Musicoterapia. Com as vozes que aqui são apresentadas, desejamos construir cenários dialógicos que inspirem saberes e fazeres no âmbito da Educação, da Arte e da Musicoterapia.

LIVRO EM FORMATO DIGITAL AQUI

ARTE, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE

Os textos apresentados neste livro expressam reflexões e investigações realizadas por integrantes do grupo de pesquisa Arte, Educação e Formação Docente, o GAEFO (Unespar/CNPq). A pluralidade de perspectivas se relaciona com a formação, atuação e qualificação docente nas potencialidades da Arte, em suas diferentes abordagens teórico/práticas, nas ações educativas e no desenvolvimento de processos artísticos associados à formação da professora e do professor de Arte Visuais, Música e Teatro. O desejo é dialogar, trocar, tornar visível o trabalho investigativo realizado pelo GAEFO, reafirmando movimentos, posturas e lutas a favor da formação docente e das especificidades das áreas artísticas. São territórios investigativos e contextos de formação que agregam valor a este campo tão combatido no cenário social e educativo, o ensino da Arte.

LIVRO EM FORMATO DIGITAL AQUI