Você está aqui: Página Inicial > Noticias Periodo Eleitoral > Cineasta do Camarões ministra masterclass para turmas de Cinema e Audiovisual e PPGCineav

Geral, Ensino

publicado: 07/07/2022 14h52 última modificação: 07/07/2022 14h52

Nesta sexta-feira (8) às 10h30, acontecerá uma masterclass com o cineasta do Camarões, Jean-Marie Teno, exclusivo para as turmas de bacharelado em Cinema e Audiovisual e para o Programa de Pós-graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPGCineav), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Curitiba II/FAP. As atividades acontecerão na sede do Boqueirão da Unespar, em Curitiba.

Teno abordará a dimensão dos 39 anos de sua carreira como diretor e como seu trabalho envolve análises da realidade social, cultural e política. É uma aula de crítica à colonialidade que permanece em Camarões, especialmente no que diz respeito aos veículos de imprensa e comunicação. Desta forma, o cineasta falará do contexto de produção independente de seus filmes.

A masterclass faz parte da Mostra de Cinemas Africanos 2022 que acontece em Curitiba até o dia 13 de julho, com a exibição de produções da África do Sul, Angola, Burkina Faso, Camarões, Chade, Egito, Guiné-Bissau, Níger, Nigéria, Quênia, Ruanda, Senegal e Tunísia. A programação na capital paranaense é gratuita e divide-se entre o Cine Passeio e a Cinemateca de Curitiba, com oito longas e mais de 20 curtas, tendo como destaque a produção feminina, a presença de cineastas africanos e filmes inéditos no Brasil. O evento também acontece simultaneamente em São Paulo (SP), de 6 a 20 de julho. A mostra traz ainda curtas online para todo o Brasil na plataforma Sesc Digital.

SITE DA MOSTRA CLIQUE AQUI

Sobre Jean-Marie Teno

O cineasta é um documentarista nascido em Famleng (Camarões, 1954). Estudou comunicação em Paris (França) e se formou na Universidade de Valenciennes com um diploma em técnicas audiovisuais e um mestrado em comunicação audiovisual. Trabalhou como crítico de cinema da revista Buana e editor no canal de televisão France 3 por 15 anos. Seu primeiro curta-metragem é Schubbah (1983). Em 1985 dirige o curta -metragem Hommage, que lança sua carreira como cineasta reconhecida internacionalmente. Sua cinematografia inclui Yellow Fever Taximan (1985), La Gifle et la Caresse (1986), L'Eau du Misère (1988), Mister Foot (1991), Afrique, Je Te Plumerais (1992) La Tête Dans Les Nuages (1995), Clando (1996), Chef! (1999), Vagamentos Au Pays (1999), Le Mariage D'Allex (2002) e Le Malentendu Colonial (2004). Atualmente, Teno é pesquisador de Copeland no Amherst College e está concluindo seu último filme intitulado Lieux Saints.