Você está aqui: Página Inicial > Noticias Periodo Eleitoral > "A diversidade de Chopin" no festival Olga Kiun

"A diversidade de Chopin" no festival Olga Kiun

Geral, Extensão

por publicado: 29/09/2022 14h13 última modificação: 29/09/2022 14h15

De 5 a 9 de outubro, acontece em Curitiba, o III Festival Olga Kiun, que apresenta um repertório pouco explorado de Frédéric Chopin. O Auditório Regina Casillo foi o palco escolhido para a apresentação dos seis concertos, dois são didáticos, e todos com entrada gratuita. O evento homenageia e valoriza a extensa obra de Frédéric Chopin, o mais admirado e executado compositor para piano em todo o mundo.

A escolha de Olga Kiun por Frédéric Chopin é cheia de significados. A pianista russa radicada em Curitiba há 30 anos, quer homenagear o maior compositor de obras para piano do mundo. E saudar seu professor do Conservatório de Moscou, Lev Obérin, primeiro pianista soviético a conquistar, com 19 anos, o primeiro Concurso Internacional de Chopin realizado em 1927. “Ele me contava que naquela época ficou tão famoso quanto Iuri Gagarin, primeiro cosmonauta a viajar pelo espaço (1961)”.

Para interpretar as célebres obras de Chopin foram convidados músicos consagrados internacionalmente como: Anna Yarovaya, Xiaohui Yang, Estefan Iatcekiw, Pablo Rossi, Philip Hansen, Olga Kiun, a soprano Marília Vargas, e, a Orquestra de Cordas do Festival sob a regência de Frederico Mussi.

A terceira edição do Festival Olga Kiun contribui para a promoção e intercâmbio técnico e artístico entre músicos renomados e alunos de piano, que buscam formação de alta performance e qualidade musical. Além das apresentações artísticas serão realizadas quatro masterclasses com os pianistas Pablo Rossi, Anna Yarovaya, Xiaohui Yang e Estefan Iatcekiw. As inscrições para as masterclasses podem ser feitas até o dia 30/09 pelo email ou pelo site: bit.ly/FOK22-MASTERCLASS

O concerto de abertura do Festival Olga Kiun (05/10), às 20h, leva ao palco os pianistas Pablo Rossi e Xiaohui Yang, que interpretam os 3 Estudos Póstumos e os 24 Estudos de Frédéric Chopin. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

 

SERVIÇO

III FESTIVAL OLGA KIUN ‘A DIVERSIDADE DE CHOPIN’

DATA: 5,6, 8 E 9 DE OUTUBRO

HORÁRIO: Nos dias 5, 6 e 8 às 20h e, no dia 9 às 19h (domingo)

LOCAL: Auditório Regina Casillo, Rua Lourenço Pinto, 500, Centro – Curitiba

INGRESSOS GRATUITOS: Reservas no site: bit.ly/https://bit.ly/FOK22-INGRESSOS

INCENTIVO:COLÉGIO POSITIVO, Fundação Cultural de Curitiba/Prefeitura Municipal de Curitiba

APOIO MASTER: Auditório Regina Casillo, Solar do Rosário e Casillo Advogados

APOIO: Restaurante Yu Cozinha Oriental, SaiuíProduções, Duetto Comunicação, Capela Santa Maria, UNESPAR - EMBAP

COORDENAÇÃO: Fernanda Castro Alves

PRODUÇÃO: Brava Produções

 

PROGRAMAÇÃO DOS CONCERTOS

05 outubro – 20h

Frédéric Chopin (1810-1849)

- 3 Estudos Póstumos

-12 Estudos Op.10

Intérprete: Pablo Rossi

 

-12 Estudos Op.25

Intérprete:Xiaohui Yang

 

06 outubro – 20h

Frédéric Chopin (1810-1849)

- Variações sobre o tema La Ci Darem la Mano Op. 2

Intérprete: Xiaohui Yang

 

- Introdução e Polonaise Brilhante em Dó Maior, Op.3 para violoncelo e piano

-2 Noturnos para violoncelo e piano (transcrição)

Intérpretes: Philip Hansen e Anna Yarovaya

 

- 4 Canções Polonesas op. 74 para canto e piano

- Tristesse ("Tristeza") para canto e piano (transcrição)

- 3 Mazurkas para canto e piano (transcrição)

Intérpretes: Marília Vargas e Olga Kiun

 

Sergei Rachmaninoff (1873-1943)

- Variações sobre um tema de Chopin, Op. 22

Intérprete: Estefan Iatcekiw

 

08 outubro – 20h

Frédéric Chopin (1810-1849)

- Fantasia sobre temas poloneses Op. 13 para Piano e Orquestra

Solista: Anna Yarovaya

 

- Concerto No. 1 em Mi Menor para Piano e Orquestra

Solista: Pablo Rossi

Orquestra de Cordas do Festival Olga Kiun sob a regência de Frederico Mussi

 

09 outubro – 19h

Frédéric Chopin (1810-1849)

- Rondo à la Krakowiak Op. 14 para Piano e Orquestra

Solista: Estefan Iatcekiw

 

- Concerto No. 2 em Fá Menor para Piano e Orquestra

Solista: Olga Kiun

Orquestra de Cordas do Festival Olga Kiun sob a regência de Frederico Mussi

 

CONCERTOS COMENTADOS

• 03 outubro – Auditório Regina Casillo

19:00 - Estefan Iatcekiw

• 07 outubro - Auditório Regina Casillo

19:00 - Xiaohui Yang

 

MASTERCLASSES

• 03/10 - 17h - Estefan Iatcekiw

Local - Auditório Regina Casillo

• 06/10- 10h - Pablo Rossi

Local- Capela Santa Maria

• 07/10- 19h - Xiaohui Yang

Local- Auditório Regina Casillo

• 09/10 - 10h - Anna Yarovaya

Local- Auditório Regina Casillo

*Recomendamos ao público chegar 30 minutos antes do concerto, pois a lotação do auditório é sob ordem de chegada.

 

MÚSICOS CONVIDADOS

Olga Kiun – Descendente de uma tradicional família de músicos, a pianista Olga Kiun iniciou seus estudos de piano aos seis anos com sua mãe, e sua avó, professoras do Conservatório Musical de Chisineu (Moldávia). No Conservatório Tchaikóvski, em Moscou, foi aluna do consagrado pianista e professor Lev Obórin, graduando-se com distinção. Foi laureada no Concurso Internacional George Enescu, na Romênia. Em Leningrado (hoje São Petersburgo), sob a orientação de Pavel Serebriakov, concluiu o doutorado e passou a integrar o “Mosconcert”, sociedade artística estatal, onde realizou diversos recitais, concertos com orquestra e gravações para o rádio e televisão por toda a ex-União Soviética. A partir de 1994 começa a lecionar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), em Curitiba, e, fazendo da cidade uma referência em piano na América do Sul. Além de atuar como recitalista e solista junto aos mais conceituados grupos sinfônicos — trabalhou com regentes como Evgeny Tsirlin, Emin Khachaturian, Kiril Kondrashin, Alceo Bocchino, Benito Juarez, Roberto Duarte, Osvaldo Colarusso, Osvaldo Ferreira, Roberto Minczuk, Tibiriçá e Alessadro Sangiorgi — suas atividades pedagógicas incluem, ainda, participações como professora convidada em festivais de música por todo o país. Foi diretora artística e jurada no Concurso Internacional de Piano em 2010. Possui 3 Cds gravados, 2 solos e 1 de música de câmara, com obras de compositores russos e brasileiros. Realizou 2 festivais, em 2014, 2017 e agora realiza sua terceira edição.

Xiaohui Yang – Vencedora do lendário Concurso Naumburg de Nova York e aclamada pela crítica especializada como uma “musicista refinada e de bom gosto” (Haaretz, Israel) e uma “maga dos sons e da virtuosidade” (La Libre, Bélgica). Iniciou seus estudos de piano aos nove anos no Conservatório de Shenyang (China) com Danwen Wei, Xianwei Cheng e Rosemary Platt. Desde os 16 anos vivendo nos Estados Unidos, Xiaohui estudou em conservatórios como a Juilliard School (Nova York), onde foi aluna de Robert McDonald, e o Curtis Institute of Music (Filadélfia), onde foi aluna de Ignat Solzhenitsyn e recebou o Prêmio Festorazzi, concedido somente aos melhores pianistas graduados pela famosa escola. Como recitalista, Xiaohui se apresentou em renomadas salas e séries de concerto nos EUA, como o Carnegie Hall (NY), Shriver Hall Concert Series (Baltimore), Portland Piano International, Union College Concert Series (Schenectady, NY), Dame Myra Hess Memorial Concerts (Chicago) e Caramoor Center for Music and the Arts (Katonah, NY). Foi solista de diversas orquestras, como a Filarmônica da

Louisiana, Sinfônica de Milwaukee, Sinfônica de Nova Jersey, Sinfônica Acadiana, Sinfônica de Galveston, e Capella Bydgostiensis (Polônia). Camerista dedicada, Xiaohui participou dos mais prestigiados festivais de música de câmara da América do Norte, como Marlboro, Tanglewood, Ravinia, Banff e Taos, tendo se apresentado com nomes como Peter Wiley (ex-violoncelista do Quarteto Guarneri e Trio Beaux Arts), Charles Neidich e Roberto Diaz. Participou de turnês com grupos selecionados por Ravinia e Curtis para performances nos EUA, Grécia e Coréia do Sul, e é membro fundador do Trio Steans, com a violinista Eunice Kim (Orquestra de Câmara de Saint Paul) e o violoncelista Oliver Aldort (Sinfônica de Boston). Com o violoncelista Oliver Herbert, lançou Frame of Mind, álbum dedicado a música para piano e violoncelo de Fauré e Janacék. No momento, Xiaohui cursa doutorado em piano performance pelo Peabody Conservatory (Baltimore), tendo como mentor o pianista e professor russo Boris Slutsky.

Anna Yarovaya Musicista solista (pianista) é Doutora em piano no Conservatório Tchaikovsky em Moscou (Rússia), aluna do grande pianista e professor Victor Merjanov e Alexander Mndoyants. Lecionou como professora do Conservatório Tchaikovsky em Moscou, professora da Escola Superior de Música (Aachen, Alemanha). Gravou o CD solo de música russa para piano, gravação na ZDF (1º canal da TV alemã) com tenor espanhol Plácido Domingo. Foi Solista no Concerto com Orquestra Sinfônica do Paraná; Recital solo no Teatro Municipal em São Paulo (Brasil); Solista frente à Orquestra de Atlanta (USA), Solista frente à Orquestra Sinfônica de Niterói (Brasil). Lançou em 2019 o CD dueto de piano junto com a pianista Marina Kheifets. Solista de orquestras, recitalista, camerista, realizou várias turnês pela Alemanha junto com Marina Kheifets (piano a 4 mãos). Recebeu o Prêmio de destaque no Concurso Internacional de Piano "Dinu Lipatti" em Bucareste (Romênia) e conquistou o 1º lugar no Concurso Internacional Arte Livre em São Paulo.

Pablo Rossi Vencedor do 1º Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros, em 2003. Ganhou o primeiro concurso com sete anos. Aos 13, fez sua estreia nacional, a frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a regência do Maestro Roberto Minczuk. É membro da fundação inglesa “The Keyboard Charitable Trust”, e se apresentou em mais de 100 recitais em salas de prestígio na Europa, Estados Unidos, África e América Latina. Foi solista no celebrado Carnegie Hall de Nova Yorque, International Keyboard Institute and Festival, Festival Internacional Chopiniana, em Buenos Aires e no “Festival BrasilZlava” na Bratislava. Fundou no Brasil o Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina e a série “Concertos Promenade”. É diretor artístico da Fundação “Hand in Hand” (Bélgica) e do BIS (“Brazil International Series”), série de música brasileira no NCPA em Pequim. No Brasil teve como orientadora a professora russa Olga Kiun, em seguida concluiu bacharelado e mestrado “com distinção” pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou, na classe da pianista Elisso Virsaladze. Em 2021 concluiu segundo mestrado pela Mannes School of Music, Nova York com mérito pela sua atuação como solista e camerista.

Estefan Iatcekiw Premiado com 1º lugar no lV International Rachmaninov Piano Competition for Young Pianists na Alemanha, além do prêmio de melhor interpretação da obra de S. Rachmaninov, o jovem pianista curitibano de apenas 18 anos, vem desenvolvendo uma trajetória de destaque. Até 2019, estudou com a pianista e professora Olga Kiun. Iniciou seus estudos de piano aos cinco anos de idade, aos 9 anos fez seu primeiro recital solo. Com 15 anos foi aceito no Conservatório de Moscou Tchaikovsky, na classe de bacharelado em piano, tendo como orientador e professor Sergey Kuznetsov. Conquistou prêmios em vários concursos nacionais: X e Xl Concurso Profª Edna Bassetti Habbith, o prêmio de Melhor Intérprete de Música Brasileira do compositor Villa Lobos, Concurso Nacional Souza Lima e prêmio de Hors Concours, Concurso Nacional Mackenzie, Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Goiânia, ll Concurso de Piano Yamaha, e, Concurso Prelúdio 2017, da TV Cultura, onde foi premiado com uma bolsa de estudos de três anos no Conservatório Franz Liszt em Budapeste/Hungria. Em 2018 ganhou o 2° lugar no Concurso Internacional Santa

Cecília na cidade de Porto/Portugal. Em 2020 foi premiado no Concurso Internacional Cidade de Vigo, na Espanha, onde foi avaliado por jurados como Martha Argerich, Nelson Freire e Pablo Galdo. Em 2022 foi laureado no Concurso Internacional S. Rachmaninov em Moscou/ Rússia.

Philip Hansen – Seu comprometimento com os diversos gêneros musicais, projetos educacionais e comunitários lhe renderam a distinção como intérprete e inovador no campo das artes. Sua forma intensamente particular e colorida de tocar já foi apresentada em performances do barroco ao jazz, e em cada grande obra escrita para violoncelo solo e orquestra. Como Embaixador do Departamento de Estado de Cultura dos Estados Unidos na Rússia, Phil foi destaque em salas de concerto de Moscou ao extremo Oriente. Foi também artista residente nos Conservatórios Centrais de Pequim e Shangai e membro da Académie Internationale Musicale em Provença, na França. Fundador e Diretor Artístico do Quadra Island Festival de Música de Câmara, no Canadá, Phil coordena programas inovadores de música clássica e contemporânea. Com o objetivo de conduzir outros músicos a um crescimento musical holístico organiza, anualmente, retiros chamados Cello Zen, possibilitando uma abordagem da técnica do violoncelo adequada tanto ao profissional avançado, quanto ao amador. Seu processo de ensino engloba as influências de seus mentores, Steven Doane, Lynn Harrell, Jürgen de Lemos e Patricia Pinkston.

Frederico Mussi estudou piano na Escola de Música e Belas Artes do Paraná na classe da renomada pianista russa Olga Kiun. Seus estudos prosseguiram na Alemanha com um Mestrado em Musicologia na Universidade de Leipzig e um bacharelado em Regência Coral/Orquestral pela Escola Superior de Música e Teatro de Leipzig. Participou de vários Masterclass com renomados regentes como Isaac Karabtechevsky, Patrick Russil, Daisuge Soga, Denis Rouger entre outros. Como regente trabalhou em várias instituições musicais como o coro da Universidade de Leipzig, GewandhausChor, OratorienChor Leipzig, Robert-Franz Singakademie Halle, Landesjugendchor Sachsen (Coro estatal jovem da Saxonia). Frederico B. Mussi regeu concertos com a Kantorei der Propsteikirche, regeu o musical Martin Luther de Gerd-Peter Münden nas comemorações de 500 anos da reforma protestante. Mussi trabalha desde 2015 no renomado Thomanerchor Leipzig e na Singschule St. Thomas.

Marília Vargas - Uma das mais ativas e respeitadas sopranos de sua geração, Marília Vargas divide seu tempo entre o ensino, concertos, festivais de música e masterclasses. Possui extensa discografia como solista, e inúmeras gravações para rádio e TV brasileira e européias (TV Brasil, TV Cultura, Arte, TVE, Mezzo). Sua intensa atividade musical nas últimas temporadas, incluem diversos recitais com diferentes orquestras, a Paixão Segundo São João com Os Músicos de Capella, na série da Cultura Artística na Sala São Paulo, o papel título da ópera Alcina de Händel, no Theatro São Pedro, e as Vésperas de Monteverdi no Theatro Municipal de São Paulo. Abrindo a temporada 2022 do Theatro São Pedro, estreou o papel título de La Serva Padrona e Livietta e Tracollo. Este ano esteve em cartaz na ópera Actéon, no Theatro Municipal de São Paulo. Marília Vargas é professora de Canto Lírico e da Oficina de Música Barroca da Escola Municipal de Música de São Paulo, professora de Canto Barroco na Escola de Música do Estado de São Paulo e preparadora vocal do Coral Jovem do Estado.

Biografia Chopin - Músico poético, melancólico, romântico, delicado e revolucionário, Frédéric Chopin (1810-1849), polonês radicado na França, é conhecido como um dos maiores pianistas e compositores para piano da história da música. Suas primeiras aulas ao piano foram com a mãe Tekla Justina e a irmã mais velha, Ludwika. Em 1816, começou a estudar com o professor Adalbert Zywny. E com apenas sete anos Chopin viu sua primeira obra, “Polonaise em Sol Menor”, ser publicada em uma revista. No ano seguinte fez sua primeira apresentação em um recital no Palácio Radziwill quando executou o Concerto em Mi Bemol, de Adalbert Gyrowetz. A trajetória de muito estudo, dedicação e criatividade prosseguiu por 18 anos, quando em 1835 Chopin adoeceu com tuberculose. Sua saúde frágil e várias decepções, como os efeitos da guerra e relacionamentos pessoais mal sucedidos agravam seu estado. Em 1848, morando em Paris, realiza seu último concerto para os franceses na Sala Pleyel. Em seguida tornou-se incapaz de ensinar e se apresentar. Foi cuidado por sua irmã Ludwika até sua morte nas primeiras horas de 17 de outubro de 1849.