Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Pesquisa e Pós-Graduação > Grupos de Pesquisa

GRUPOS DE PESQUISA

Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Formação Docente - GAEFO

Líderes: Prof. Dr. Robson Rosseto e Profa.  Dra. Sônia Tramujas Vasconcellos

O Grupo Arte, Educação e Formação Docente - GAEFO tem por objetivo o fomento e a socialização de pesquisas e discussões que tratam das relações entre arte, ensino, sujeito e modos de apropriação e de subjetivação na formação inicial e continuada de docentes em arte, comprometidos com a educação associada aos processos criativos artísticos. O grupo é formado por docentes pesquisadores envolvidos com as linguagens artísticas - Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, Artes Híbridas - no contexto pedagógico do ensino formal e não formal. O grupo também é composto por estudantes e egressos dos cursos de licenciaturas e do mestrado profissional em Artes - PPGARTES, da Unespar, Campus de Curitiba II /FAP.

Espelho do GP no CNPq

Grupo de Pesquisa em Dança

Líderes: Profa. Dra. Marila Annibelli Vellozo e Prof. Dr. Giancarlo Martins

Grupo criado para o fomento de pesquisas na área de Dança pelo programa de Mestrado Interinstitucional FAP/UFBA/PPGAC é sediado pelo Campus II/UNESPAR. Em 2019, este Grupo de Pesquisa vincula-se ao Programa de Pós Graduação do Mestrado Profissional em Artes, da UNESPAR. Em 26 e 27/6/2018 realizou o II SEminario e Pesquisa tendo realizado em 14 e 15/6/2016 a 1a edição do Seminário de Pesquisa do GP, no Auditório Antonio Melilo/Campus Curitiba II da Unespar. Os/As pesquisadores/as do grupo participaram do Seminário de Pesquisa da FAP, em 2013, revendo o perfil das linhas de pesquisa e debatendo sobre programas de Pós-Graduação. Realizou-se o Seminário Nacional de Dança: sociedade civil, organizações e os espaços de participação e mobilização, em 14 e 16/5, de 2010, apoio Fundação Araucária. Em julho de 2009, o grupo promoveu junto ao Núcleo de Estudos em Dança: LUGAR, o I Simpósio Nacional de Dança, na Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento e na FAP.

Espelho do GP no CNPq

Processos Criativos em Artes Cênicas

Líderes: Profa. Dra. Luciana Paula Castilho Barone e  Prof. Dr. Francisco de Assis Gaspar Neto

Os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do Grupo são apresentados em Congressos, Seminários e Simpósios, Palestras e Conferências, pela publicação em Revistas especializadas, bem como por meio de apresentações artísticas, isoladas ou em temporadas teatrais.

Espelho do GP no CNPq

Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano

Líderes: Profa. Dra. Gislaine Cristina Vagetti e Prof.  Dr. Valdomiro de Oliveira (UFPR)

Tem como finalidade investigar a educação, cognição, aprendizagem e qualidade de vida durante o processo do envelhecimento humano, possibilitando a produção de conhecimento e formação acadêmica numa visão interdisciplinar entre pesquisadores de diferentes instituições e áreas de pesquisa.

Espelho do GP no CNPq

Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Artes - GIPA

Líderes: Profa. Dra. Rosemeire Odahara Graça e Profa. Dra. Zeloí Aparecida Martins dos Santos

O GIPA tem como objetivo possibilitar um campo de estudos em diferentes saberes, tais como as artes, a história, a filosofia, a antropologia, educação, linguagens (Visuais, Literárias, Cênicas, Cinematográficas, Musicais, outros), com ênfase em propostas de investigação que privilegiem múltiplos olhares e reflexões, sobre às formas de subjetivação, os processos, as práticas e trajetórias no campo das artes. Esses olhares marcados pelas representações culturais, sociais, simbólicas e artísticas dos indivíduos e seus mundos, serão pressupostos para as reflexões e análises. Nessa perspectiva, tanto os objetos de estudo, quanto as metodologias, privilegiarão a abordagem de pesquisa interdisciplinar, ou seja, indo além dos limites das disciplinas, abrindo espaço para criação de diferentes modos de análises, problematizações, teorias, e procedimentos que atendam às demandas de conhecimento e formação de docentes na área das artes.

Espelho do GP no CNPq

Cinema & Educação

Líderes: Profa. Dra. Salete Paulina Machado Sirino e Prof. Dr. Marcos Henrique Camargo

Grupo de Pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional, da Unespar/FAP que abarca os campos do Cinema/Audiovisual e da Educação. Os pesquisadores deste GP atuam na realização de estudos sobre os aspectos estéticos, educacionais, ideológicos, produtivos, políticos e sociais relativos ao cinema/audiovisual brasileiro, considerando a transversalidade, os processos de alteridade e construção de subjetividades e sobre a Lei 13.006/2014 - Cinema Brasileiro na Escola. Integrantes deste GT atuam na organização de Simpósios Cinema Brasileiro & Educação, a exemplo dos realizados durante os 7º e 8º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, em 2018 e 2019, numa parceria do PPGARTES, Curso de Especialização em Cinema e Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UNESPAR/FAP, com o PPGCOM/UFPR. Também atuam na organização de livros, dossiês temáticos e projetos que envolvem pesquisa, ensino e extensão universitária sobre a temática Cinema Brasileiro & Educação.

Espelho do GP no CNPq

NAT - Núcleo de Arte e Tecnologia

Líderes: Prof. Dr. Luiz Antonio Zahdi Salgado e Prof. Dr. Alvaro Henrique Borges

O Núcleo de Arte e Tecnologia – NATFAP desenvolve pesquisas na inter-relação entre Arte e Tecnologia em conexão com a cultura contemporânea, seus desdobramentos cognitivos e produtivos, bem como sua experimentação estética; Reconhece modelos comunicativos e práticas artísticas (regimes da arte) virtuais e intercalados com comunicações presenciais num arranjo típico da cibercultura; Investiga a configuração do sistema da arte digital em contraposição ao da arte contemporânea, revê repertórios e metodologias das práticas, processos e procedimentos das instâncias de produção, distribuição e consumo, afetados pelas tecnologias digitais; Fomenta a discussão e a reflexão sobre políticas públicas de cultura na cena contemporânea entre artistas, ativistas e representantes das instituições, com investigações no âmbito de redes e fóruns.

Espelho do GP no CNPq 

Blog do GP

Núcleo de Artes Visuais - NAVIS

Líderes: Prof. Dr. Artur Correia de Freitas e Profa. Dra. Rosane Kaminski (UFPR/Unespar)

O Núcleo de Artes Visuais (NAVIS) é um grupo de pesquisa voltado à investigação no campo das artes visuais, com ênfase na reflexão teórica e histórica dos processos de produção, circulação e recepção da visualidade moderna e contemporânea. O Núcleo trabalha com encontros mensais entre pesquisadores, estudantes e o público em geral. Além dos encontros ordinários, o NAVIS também organiza eventos periódicos, com destaque para o Simpósio de História e Arte. Previsto para ocorrer a cada três anos, o Simpósio dedica-se ao estudo das relações entre conhecimento histórico e artístico, com ênfase no intercâmbio entre pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais. No âmbito editorial, o NAVIS já publicou quatro coletâneas: (1) História e arte: encontros disciplinares; (2) Arte e política no Brasil: modernidades; (3) Imagem, narrativa e subversão; e (4) Artes e violências. Saiba mais no site do Núcleo: www.gruponavis.com.br

Espelho do GP no CNPq

https://www.gruponavis.com.br/

Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia - NEPIM

Líderes: Profa. Dra. Sheila Beggiato e Profa. Dra. Ana Maria de Barros

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia foi criado em 2008 a partir da iniciativa de professores do Curso de Musicoterapia da Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Atualmente, confirmando a característica interdisciplinar, o grupo conta com a participação de professores de outros cursos da FAP, de outras instituições, de alunos egressos e de acadêmicos inscritos no Programa de Iniciação Científica. A musicoterapia é um campo da ciência que estuda o ser humano, suas manifestações sonoras e os fenômenos que decorrerem da interação entre as pessoas e universo dos sons. A sistematização da teoria e da prática musicoterapêutica teve início nos meados do século passado e vem se solidificando por meio de um crescente número de estudos e pesquisas na atualidade. Neste sentido, pretende-se que as investigações que se originarão das linhas de pesquisa aqui propostas ampliem as perspectivas de entendimento sobre a ação e função da música e das artes na vida das pessoas.

Espelho do GP no CNPq

Eikos - Imagem e Experiência Estética

Líderes: Prof. Dr. Rafael Tassi Teixeira e Prof. Dr. Pedro de Andrade Lima Faissol

Espelho do GP no CNPq

Kinedária: arte poética, cinema e video

Líderes: Profa. Dra. Ana Flávia Merino Lesnovski e Prof. Dr. Fabio Jabur de Noronha  (Campus de Curitiba I/Embap - Unespar)

Espelho do GP no CNPq

Cinema: Criação e Reflexão

Líderes: Profa. Dra. Cristiane Wosniak e Prof. Dr. Eduardo Tulio Baggio

O GP Cinecriare é vinculado ao Programa de Pós-Graduação/Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da UNESPAR/FAP e mantém atividades constantes, seja com reuniões mensais, seja com participação em eventos nacionais e internacionais e publicações em Periódicos Qualis. Desde 2015, foram mais de 70 participações em cerca de 20 diferentes eventos. Dentre suas repercussões, destaca-se a parceria na publicação de 3 livros da editora do Labcom.IFP da Universidade da Beira Interior (UBI-PT), são eles: 'Teoria dos cineastas, Volumes 1, 2 e 3'. Os integrantes do Cinecriare também organizam eventos, simpósios, mesas e GTs, em encontros da AIM, da SOCINE, e do Seminário Nacional Cinema em Perspectiva. Desde 2016 o grupo também realiza seminários avançados com pesquisadores convidados. Em 2017 o grupo deu início aos Cursos Cinecriare, que objetivam a difusão para a comunidade do conhecimento artístico-científico gerado entre seus membros pesquisadores e estudantes.

Espelho do GP no CNPq