Você está aqui: Página Inicial > Sobre > Extensão > Programas

Programas

PROGRAMA CICLO DE IDEIAS: O JAZZ TRANSATLÂNTICO NA AMÉRICA LATINA

Um programa de extensão dinâmico, cíclico e pretende apresentar reflexões sobre o Jazz na América Latina em variados caminhos, conceitos e opiniões elaborados tanto por pesquisadores e estudiosos, como também jornalistas e músicos convidados para expor os resultados de suas pesquisas. As apresentações se darão ao longo do programa em formato de seminários, minicursos, palestras, debates, lançamento de livros, concertos, vídeo conferencias, exposições, e pesquisas voltadas a compreender o Jazz em variadas situações, cenas e espaços

O Programa Ciclo de Ideias: o Jazz transatlântico na América Latina é de interesse no âmbito da Unespar campus II pois agrega variadas atividades ou sub-projetos articulados de forma orgânica e se dará por encontros, parcerias e intercâmbios científicos de pesquisa em música, irá concentrar interessados dentro de uma esfera local, nacional e internacional, e pretende gerar o transito de informações entre pesquisadores que possam formar um entendimento maior do Jazz na América Latina.

Os estudos críticos do Jazz como construção sociocultural em diferentes contextos temporais e geográficos podem ser discutidos em suas mais amplas concepções como: territorialidade, deslocamentos, centros e periferias, circuitos culturais de produção, circulação e recepção/consumo de música, o Jazz como elemento imaginário e simbólico, costumes e relações sociais, contextos socioculturais em tempos específicos e espaços geográficos determinados.

O Programa sugere propagar a investigação do Jazz na América Latina em suas diferentes manifestações. Durante as discussões serão levantadas bibliografias e ferramentas de análise atuais e ideias em conexão com análise etnomusicologica, musicológica, e outras subáreas relacionadas como história, filosofia, sociologia, e estudos diversos da música popular.

Para mais informações e inscrições, acesse: https://magiller.wixsite.com/cicloideiasjazzal

Coordenação: Profa. Marília Giller

PROGRAMA LABEDUCINE - LABORATÓRIO DE CINEMA E EDUCAÇÃO

Tem como base de sustentação dois grandes eixos: o debate sobre o lugar do cinema na escola, a partir da obrigatoriedade de exibição em toda a rede básica do país, e a demanda crescente para a produção audiovisual por professores, crianças e jovens.

 Coordenação: Profa. Dra. Solange Straube Stecz

PROGRAMA VITRINE

Programa que reúne projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de partilhar o conhecimento produzido no Campus em espaços externos ou com público externo convidado (institutos, fundações, escolas, universidades, etc), por meio da realização de exposições, mostras,espetáculos, exibição de vídeos e apresentações de dança, música e teatro.

Coordenação: Helio Ricardo Sauthier

PROGRAMA OFICINAS

Programa que reúne projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de partilhar o conhecimento produzido no Campus em espaços externos ou com a participação de público externo convidado, por meio de aulas públicas, palestras, cursos, oficinas.

Coordenador: Helio Ricardo Sauthier

PROGRAMA MÚSICA CONTEMPORÂNEA

Tecnologias musicais aplicados à criação e à difusão musical contemporânea. Acolhe e viabiliza propostas de estudos reflexivos e práticos contemplando ações que congregam as atividades do Laboratório de Linguagens Sonoras e Música Eletroacústica - LiSon-ME/UNESPAR. 

As vertentes balizadoras do Programa são: 
I - Estudo das Linguagens Sonoras e Música Contemporânea.
II - Criação e produção musical na contemporaneidade.
III - Prática e difusão musical na atualidade.

Mais informações aqui.

Estrutura de acolhimento e implantação de atividades e projetos:

Encaminhamento de projetos/propostas (formulário aqui) para análise e avaliação realizadas pela Coordenação do Programa em conjunto com a DEC.

Objetivos: 

- Fomentar desdobramentos extensionistas do Laboratório de Linguagens Sonoras e Música Eletroacústica – LiSon-ME/UNESPAR.
- Difundir estudos teóricos e práticos que levantem questões relevantes ao campo de investigação sobre arte e tecnologias, linguagens sonoras e música.
- Demonstrar modelos para projetos correlatos pertinentes à comunidade acadêmica para o desenvolvimento da pesquisa que envolve linguagens musicais.
- Fomentar a prática e a reflexão da comunidade acadêmica nas diversas vertentes musicais da atualidade.

Público-alvo: estudantes de música, artes e demais interessados.

Coordenação: Prof. Dr. Alvaro Borges

Contato: 
alvaro.borges@unespar.edu.br

PROGRAMA ARTE NA ESCOLA

O Programa propõe a sedimentação de estudos reflexivos e práticos das linguagens sonoras e Realizado em parceria com o Pólo Arte na Escola, tem como objetivo a capacitação de professores de artes arte da Rede Pública de Ensino. Maiores informações aqui.
Coordenação: Profº Luciano Buchmann

PROGRAMA POIÉSIS

Visa fomentar a instrumentalização técnica e reflexiva e a produção em Arte e Tecnologia com excelência, viabilizando ações que abarquem os princípios do Grupo de Pesquisa NATFAP, além de propiciar a construção de conhecimento, de apropriação da aprendizagem e de sua difusão em mão dupla (universidade - sociedade/ sociedade - universidade).

Coordenação: Profª Gisele Onuki

PDE - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

O PDE é um programa de formação continua, organizado pela Secretaria de Estado do Paraná, em convênio com as instituições de Ensino Superior, que atende aos professores da rede estadual de ensino, iniciado em 2007.
O programa possibilita uma aproximação entre o Ensino Superior e o Ensino Básico, oferecendo aos professores da rede estadual de ensino, atividades teórico-práticas, visando a reflexão e o redirecionamento de suas práticas escolares. Podem participar do processo seletivo os professores que se encontram na classe 11 do nível II do Quadro Próprio do Magistério.

Coordenação: Profº Sonia Vasconcellos

PROGRAMA PRÓ-REAL

Visa aglutinar, organizar e sistematizar ações de projetos de extensão ligados ao colegiado do Curso de Cinema e Vídeo e outros ligados à realização cinematográfica, mostras, estudos e discussões sobre processos de realização audiovisual de professores e alunos regulares e egressos como experiências educativas e produção cultural e de conhecimento na interação do curso com a comunidade.
Coordenação: Profº Eduardo Baggio

PROGRAMA LABIC - LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO CENOGRÁFICA

Pretende difundir e implementar o conceito de Design Cênico, recentemente incluído no currículo dos cursos de Artes Cênicas e Teatro da FAP, como o estudo e a prática das linguagens sensoriais do espetáculo em todas as suas manifestações cênicas e artísticas. O Programa deve fomentar a pesquisa, o estudo e a realização de atividades de ensino e extensão na área, permitido um maior contato dos discentes de todos os cursos da FAP e de outros campi da UNESPAR à essa área de conhecimento artístico e tecnológico. O programa prevê a realização de atividades relacionadas ao amplo campo da Cenografia (Design para a Performance), bem como de pesquisas teóricas e práticas, cursos, oficinas, seminários, palestras, encontros, mostras, concursos e exposições. O LABIC almeja ainda incentivar a produção artística e a participação dos alunos da FAP e outros membros do programa em eventos científicos e artísticos nacionais e internacionais relacionados ao tema. 

Coordenação: Profª Nadia Luciani

PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS

O Programa “Universidade Sem Fronteiras” – USF, em conformidade com a Lei Estadual nº 16.643, de 24 de novembro de 2010, tem por objetivo executar uma política de extensão nas instituições públicas e/ou privadas, sem fins lucrativos que praticam a disseminação de conhecimentos via projetos de extensão, priorizando o financiamento de projetos que serão executados em áreas consideradas estratégicas, ou seja, aquelas que privilegiam os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM, bem como, em áreas de pobreza das periferias das cidades paranaenses;

As ações do Programa de Extensão “Universidade Sem Fronteiras” – USF/SETI visam o desenvolvimento da extensão, articulada ao ensino e à pesquisa, da capacitação e da produção tecnológica, cultural e desenvolvimento social voltadas para a inovação e a melhoria da qualidade de vida da população paranaense.

O Programa de Extensão “Universidade Sem Fronteiras” – USF/SETI tem por finalidade contribuir com o cumprimento da função social das Instituições de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, por meio de parcerias com a sociedade civil organizada, visando à implementação de políticas públicas voltadas ao seu desenvolvimento socioeconômico e cultural.

- Acesse aqui a página do Programa Universidade Sem Fronteiras