Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UAPI) do Campus de Curitiba II está com inscrições abertas até o dia 11 de setembro

Geral, Extensão

por publicado: 10/08/2021 11h00 última modificação: 10/08/2021 11h12

O campus de Curitiba II da Universidade Estadual do Paraná, Unespar, está com inscrições abertas para o programa de extensão Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UAPI).

Com o propósito de ampliar a sua função extensionista e valorizar o ser humano como um todo, A UAPI pretende ofertar à pessoa idosa a oportunidade para a educação permanente.  De acordo com a coordenadora do programa, Gislaine Vagetti, “a educação para idosos tem como finalidade promover conhecimentos que determinam redimensionamentos para o fomento da qualidade de vida a partir de pressupostos de interdisciplinaridade, participação social e promoção da saúde. É possível pensar em medidas preventivas e intervenções que garantam novos sentimentos que estejam livres de estereótipos associados ao envelhecimento”, destaca a coordenadora.

A UAPI tem por objetivos inserir a pessoa idosa no ambiente universitário, integrar e ampliar a participação do idoso, visando enfatizar suas experiências, vivências e conhecimentos, ampliar a ação educativa da Unespar, por  meio  de  educação  continuada  para  pessoas  idosas,  promover  relação  intergeracionais, analisar a problemática da pessoa idosa a partir de enfoques biopsicológicos, sociais, filosóficos, políticos, jurídicos, religiosos, econômicos, socioculturais e outros, reconhecendo o seu potencial de contribuição para a sociedade.

Dessa forma, o Programa assume o compromisso de assegurar a existência de espaços multiplicadores, com ações interativas, educativas e qualificadas, que privilegiem o sujeito no seu processo de envelhecer com dignidade, contribuindo para a melhoria  dos  níveis  de  saúde  físico-mental  e  social  das pessoas idosas residentes em Curitiba e região, utilizando as possibilidades existentes na instituição universitária.

A UAPI atenderá pessoas de qualquer nível econômico e educacional, com ou sem experiências com a música, cuja faixa etária seja igual ou superior a 60 anos. Inicialmente funcionará de forma remota, o curso terá uma carga mínima de 208 horas, distribuídas em três semestres letivos, tendo início no dia 14 de setembro de 2021.

Para se inscrever, os interessados deverão preencher um formulário disponível no link abaixo, no período de 12 de agosto a 11 de setembro de 2021. Serão ofertadas 50 vagas para pessoas com idade a partir de 60 anos de Curitiba e região. As aulas acontecerão de forma remota, nas terças e -feiras, das 15h às 16h30. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail uapi.curitiba2@unespar.edu.br

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Confira abaixo os conteúdos do primeiro módulo:

TEMA

PROFESSOR(A)

Canto AtivaMente

Crismarie Hackenberg

A Era do Rádio: Memórias Sonoras

Lydio Roberto Silva, Rodrigo Aparecido Vicente e Mariana Arruda

Participação: Thais Leal

Gerson Flores

Atividade Física e idosos