Você está aqui: Página Inicial > Noticias > UAPI começa suas atividades com quase 50 idosos(as) online conectados

UAPI começa suas atividades com quase 50 idosos(as) online conectados

por publicado: 16/09/2021 14h54 última modificação: 16/09/2021 14h54

Nesta terça, 14 de setembro, aconteceu a aula de abertura da Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UAPI), programa de extensão do campus de Curitiba II – FAP -  da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Com quase 50 idosos(as) presentes, o evento contou com a presença da reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, da diretora do campus,  Noemi Nascimento Ansay, do chefe da Divisão de Extensão e Cultura, André Ricardo de Souza, da coordenadora geral do projeto, Gislaine Cristina Vagetti, e da equipe da coordenação do Programa, Mariana Lacerda Arruda, Sheila Beggiato,  e José Maia (representante da SETI).

A aula inaugural foi ministrada pela Profa. Msc. Crismarie Hackenberg, responsável pelo curso Canto Ativamente, que acontecerá todas as terças-feiras, das 15h às 16h30, até o final do semestre. Para a regente de corais, pedagoga e pesquisadora em neurociências e educação de adultos (doutoranda pela UFPR), Crismarie Hackenberg, os participantes da UAPI vivem uma experiência única com as atividades pedagógicas musicais realizadas on-line. “Em pleno turbilhão de ansiedade e fobias advindas da pandemia, as pesquisas mundiais estão revelando que pessoas que estão cantando durante a pandemia apresentam mais ferramentas de controle emocional e alguns domínios da qualidade de vida. Esperamos cada vez mais os alunos se integrarem e mostrarem-se adaptados as tecnologias da educação vivendo plenamente uma experiência pedagógica e artística“, destaca.

A UAPI têm por objetivos inserir a pessoa idosa no ambiente universitário, integrar e ampliar a participação do idoso, visando enfatizar suas experiências, vivências e conhecimentos, ampliar a ação educativa da Unespar, por  meio  de  educação  continuada  para  pessoas  idosas,  promover  relação  intergeracionais, analisar a problemática da pessoa idosa a partir de enfoques biopsicológicos, sociais, filosóficos, políticos, jurídicos, religiosos, econômicos, socioculturais e outros, reconhecendo o seu potencial de contribuição para a sociedade. As atividades da UAPI serão oferecidas nas terça e quintas-feiras para pessoas com idade a partir de 60 anos de Curitiba e região, de forma remota, por conta dos protocolos de distanciamento