Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Revista InCantare - dossiê História da Musicoterapia na América Latina: Lembrar, Refletir, Compartilhar e Caminhar - prazo para submissão até 19 de novembro

por publicado: 06/09/2019 10h18 última modificação: 06/09/2019 10h18

A História é um carro alegre

Cheio de um povo contente

Que atropela indiferente

Todo aquele que a negue

É um trem riscando trilhos

Abrindo novos espaços

Acenando muitos braços

Balançando nossos filhos

(versão de Chico Buarque da “Canción por la Unidad Latinoamericana”, de Pablo Milanés, 1978)

INCANTARE

Dossiê História da Musicoterapia na América Latina:

Lembrar, Refletir, Compartilhar e Caminhar

A Musicoterapia é um campo do conhecimento que agrega a Arte e a Ciência na produção de Saúde e promoção de transformações nas pessoas, famílias, comunidades e sociedade (UBAM, 2018). A prática da Musicoterapia enquanto disciplina requer uma musicoterapeuta formada e atualizada (UBAM, 2018). A cultura é um traço fundamental na formulação e adaptação de seus métodos e técnicas, assim como no estabelecimento do vínculo musicoterapêutico. Além disso, fatores culturais são também considerados na teoria e na pesquisa em Musicoterapia.

Segundo o comunicador e ativista político jamaicano Marcus Garvey, “um povo sem o conhecimento da sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes.” Enquanto musicoterapeutas latinoamericanxs, nossa história é plural, marcante e autêntica. Ela envolve conflitos, adaptações, inovações e parcerias para a Musicoterapia se estabelecer enquanto profissão em cenários políticos desafiadores. Assim como a adaptação de Chico Buarque dos versos do músico e compositor cubano Pablo Milanés, acreditamos produzir muito a partir do uso da música como produção de vida, da mútua escuta de experiências diversas, e da busca de possibilidades que as parcerias nos trazem.

Assim, a Comissão Editorial da revista Incantare vem convidar a comunidade musicoterapêutica da América Latina a enviar trabalhos remetendo à História da Musicoterapia em seus países, regiões, províncias ou estados, cidades, comunidades, universidades e/ ou instituições. Ensaios teóricos e investigações com metodologias diversas, incluindo narrativas, poéticas, com base na Arte ou com outros paradigmas são igualmente bem-vindos.

A ênfase é tanto na reflexão crítica da História quanto nas adaptações culturais de conceitos, abordagens e técnicas da Musicoterapia na América Latina, bem como em teorias e práticas inéditas desenvolvidas em contexto e solo latino-americanos.

De braços abertos e ouvidos atentos, aguardamos submissões de trabalhos em português ou espanhol. Nosso intuito é favorecer a nutrição da comunidade de musicoterapeutas na América Latina. Com raízes fortalecidas, Ojalá sempre sejamos Floresta.

Comissão Editorial:

Ma. Mt. Camila S. G. Acosta Gonçalves: musicoterapeuta pela Unespar, pedagoga pela UFPR, mestra em Musicoterapia pela Universidade Concórdia, no Canadá. Magister no Modelo Benenzon de Musicoterapia, formada na Abordagem Plurimodal de Musicoterapia e Musicoterapeuta Neurológica. Trabalha há mais de treze anos como musicoterapeuta clínica, é professora das faculdades CENSUPEG e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia, da UNESPAR.

Acesse as condições para submissão de trabalhos em

SOBRE A REVISTA

A Revista InCantare, é uma publicação interdisciplinar semestral dedicada à publicação de artigos originais, de autores filiados a grupos de pesquisa, cujos temas se voltem para o campo da Arte, Saúde, Musicoterapia e Educação.

A revista foi criada no ano de 2010, intitulada NEPIM e no ano de 2012 foi renomeada InCantare, ISSN 2317-417X, tendo em vista sua qualificação e internacionalização. Organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia, UNESPAR, CNPq, com apoio do Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná. Atualmente, a revista encontra-se indexada nas bases Sumários (nacional), Latindex (latino americano), e Copernicus (internacional). Conscientes do movimento para qualificação dos periódicos interdisciplinares, nossas publicações são cuidadosamente apreciadas por um conselho editorial internacional preocupado com o impacto positivo da InCantare