Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Revista Científica/FAP - Revista de Pesquisa em Artes Publica Nova Edição

Revista Científica/FAP - Revista de Pesquisa em Artes Publica Nova Edição

Geral, Pesquisa

por publicado: 11/11/2021 15h54 última modificação: 11/11/2021 16h09

Revista Científica/FAP – Revista de Pesquisa em Artes (ISSN: 1980-5071), VOLUME 25, NÚMERO 2 (jul/dez, 2021).

DOSSIÊ: A FORMAÇÃO DO ESPECTADOR-ARTISTA-DOCENTE E AS RELAÇÕES COM OUTRAS FORMAS DE CRIAR, APRENDER E ENSINAR coordenado pelos professores doutores da Unespar/FAP: Robson Rosseto e Sonia Tramujas Vasconcellos.

Acesso:

http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/issue/view/236

É com grande alegria que a equipe Editorial dos Periódicos da Universidade Estadual do Paraná – campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná – (Setor de Pesquisa e Pós-Graduação) comunica o lançamento/publicação da nova edição da Revista Científica/FAP – Revista de Pesquisa em Artes (ISSN: 1980-5071).

 

O termo “espectador-artista-docente” – centro da reflexão do presente dossiê – decorre da convicção de que os processos de recepção e de criação vivenciados ao longo da trajetória pessoal e acadêmica constituem a identidade profissional do professor de Arte. A formação do espectador-artista-docente está imbricada na ideia de uma intensa conectividade entre os três papéis, composição que colabora para um profícuo desenvolvimento formativo docente no campo das Artes. De outro lado, a formação e atuação do/da docente-artista pode instaurar outras formas de criar, aprender e ensinar que desafiam a dinâmica institucional ao propor novos enfoques, fissuras e questionamentos sobre a hegemonia de saberes e práticas. Deste modo, este dossiê temático traz contribuições de docentes/artistas/pesquisadores envolvidos com as linguagens artísticas – Artes Visuais, Cinema/Audiovisual, Dança, Música, Teatro, Artes Híbridas – que tratam das relações entre arte, ensino, sujeitos e modos de apropriação e de subjetivação na formação inicial e continuada de docentes em arte. 

 

A presente edição da Revista Científica/FAP – Revista de Pesquisa em Artes promove a reunião de 17 instigantes artigos vinculados à temática do dossiê. A edição traz ainda mais 4 artigos na seção ‘outros temas’, submetidos em fluxo contínuo, além de 2 resenhas elaboradas sob variadas perspectivas provenientes do campo das Artes, da Educação e das Comunicações e publicadas nos últimos 4 anos.

 

Destaca-se ainda que o Periódico também apresenta a quarta e última versão de uma coleção de capas inéditas e um novo layout elaborados em conjunto pelas artistas visuais: Denise Bandeira (ilustrações) e Karin Oertel (projeto gráfico).

 

FICHA TÉCNICA: 

Coordenadora: Profa. Dra. Cintia Ribeiro Veloso da Silva 

Editora Chefe: Profa. Dra. Cristiane Wosniak 

Assessora Técnica (revisão da língua inglesa): Profa. Dra. Ana Maria Rufino Gillies Diagramadora: Juciene Cachione Franco 

Assessoria de Revisão Textual: Profa. Dra. Letizia Osorio Nicoli e Prof. Dr. Mauro Alejandro Baptista Y Vedia Sarubbo