Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Prorrogado até 26 de julho o prazo para submissão de resumos para o 8º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva

Prorrogado até 26 de julho o prazo para submissão de resumos para o 8º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva

Pesquisa

por publicado: 18/07/2019 11h17 última modificação: 18/07/2019 11h17
PRAZO PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS PRORROGADO ATÉ 26 DE JULHO DE 2019

O 8º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva e a XII Semana Acadêmica de Cinema (2019), promovidos pelo curso de Cinema e Audiovisual, pelos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo e Mestrado Profissional em Artes –, além do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cinema com ênfase em Produção da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em parceria com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Comunicação –, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), convidam para a submissão de resumos para os seguintes Simpósios Temáticos da edição de 2019 do evento.


Simpósio 1 - GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS E NARRATIVAS – HISTÓRIA, ATUALIDADE, DIÁLOGOS E SUBVERSÕES

COORDENADOR: Prof. Dr. Fabio Luciano Francener Pinheiro

Ementa: A partir da noção de gênero como um conjunto de códigos narrativos e visuais inseridos historicamente em uma complexa e mutável relação entre criadores e público, abrimos espaço para pesquisas que debatam o gênero em seu potencial mais amplo de diálogos, hibridismos, citações e transgressões, tais como: a referência ao trauma da escravidão no filme de horror na produção nacional O Diabo Mora Aqui (2015) e o debate racial na  mesma categoria em Corra! (2017); as referências ao western em A Qualquer Custo (Hell or High Water, 2016) e em Drive (2011); a implosão do melodrama tradicional na filmografia de Almodóvar ou a presença crítica da categoria em Que Horas Ela Volta? (2015). No cenário audiovisual contemporâneo, entre a televisão e as plataformas de streaming, as narrativas seriadas jogam livremente com as regras genéricas: Westworld (western como simulacro), Penny Deadfull (cruzamento de personagens), O Conto da Aia (distopia feminista), Game of Thrones (fantasia medieval, melodrama e geopolítica).

 Palavras-chave: Gêneros. Cinema. Televisão. Narrativas. Séries.

 Coordenador:

 Fabio Luciano Francener Pinheiro: Doutor pelo Programa de Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Possui Especialização em Cinema (UNESPAR) e em Administração (UNIFAE). Graduado em Jornalismo (PUC-PR). Cursou Letras na UFPR. Professor do Curso de Cinema da Unespar, campus Curitiba II, onde desenvolve pesquisa sobre Audiovisual, História e Narração e mantém projeto de extensão sobre Narrativa Seriada. Tem interesse em narrativa clássica e histórica, história do cinema americano, cinema e escravidão. Contato: 

 

Simpósio 2 - CINEMA E ANIMAÇÃO – PERSPECTIVAS, HIBRIDAÇÕES E POÉTICAS

COORDENADORA: Profa. Me. Janiclei Mendonça

Ementa: O simpósio propõe um espaço para a discussão de trabalhos que compreendam a relação entre cinema e animação a partir de investigações do diálogo entre as duas áreas, perpassando a estética, o estilo, a narrativa, como também a questão da poética, da sonoridade, do gênero e do discurso, as relações entre identidade, produção, distribuição e consumo das narrativas audiovisuais a partir do atual panorama sociocultural e novas configurações midiáticas. O simpósio integra textos sobre reflexões, interpretações e teorias que apontem para a evolução histórica do cinema e da animação, estilos, produção de sentidos e tecnologias/técnicas aplicadas ao cinema de animação e série de animação, bem como investigações que tenham como objeto de estudo produtos audiovisuais que são estruturados ou apresentam animação em sua composição como videoclipe, curta e longa-metragem, série televisiva, websérie, vinheta, abertura de série, filme publicitário, curta metragem publicitário, institucionais e afins

 Palavras-chave: Cinema. Cinema de Animação. Animação. Produção Audiovisual. Série de Animação.

 Coordenadora:

 Janiclei Mendonça: Doutoranda Universidade Tuiuti do Paraná na linha Comunicação e Linguagens: Estudos do Cinema e Audiovisual. Mestre em Letras, na linha Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados. Especialista em Cinema com Ênfase em Produção Audiovisual pela Unespar. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Unicesumar; Formada em Letras, com habilitação em Línguas Estrangeiras pela UEL. Sócia- proprietária da Caulim Filmes. Contato: janiclei.mendonca@gmail.com/jani.mendonca@gmail.com

Simpósio 3 - MODERNO E CONTEMPORÂNEO: HISTÓRIA E ESTILO NO CINEMA

COORDENADORES: Prof. Dr. Fábio Uchôa e Prof. Dr. Luiz Carlos Sereza

Ementa: O simpósio tem como objetivo promover uma discussão sobre recentes formulações da história do cinema e das mais variadas formas de relação entre cinema e história. São privilegiadas as questões de estilo, crítica, política e pensamento do modernismo cinematográfico, considerando a sua inserção na conjuntura de produção. A pauta se concentrará sobre a análise, a circularidade e o intercâmbio de formas fílmicas ou de outros tipos de discursos e materiais que se cristalizaram ao redor da prática cinematográfica a partir da década de 1950, quando se estabeleceu um novo contexto de intervenção e criação. A formação contemporânea de uma moderna cultura cinematográfica variou segundo sínteses dinâmicas entre localismo e cosmopolitismo, elaborando modelos de apresentação e representação projetados nas telas, dispostos em jornais e revistas ou presentes nos arquivos e cinematecas. Assim sendo, as comunicações poderão versar sobre os mais diversos objetos: filmes, textos, mostras, instituições, sínteses históricas etc.

 Palavras-chave: Cinema. História. Estilo. Modernismo.

 Coordenadores:

 Fábio Uchôa: Doutor em Cinema pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade Federal de São Carlos. É professor Adjunto do PPGCom/UTP, tendo também lecionado no PPGIS/UFSCar e na Unespar. Ao longo dos anos 2000, foi pesquisador da Cinemateca Brasileira. Dedica-se aos estudos do cinema moderno, às relações cinema-cidade, bem como às interfaces do cinematográfico com outras artes. Foi membro do conselho da SOCINE (2013-2017) e, atualmente, é coordenador do grupo de pesquisas Cine&Arte (CNPQ). Contato: 

 

Luiz Carlos Sereza: Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), desenvolve pesquisa nas áreas de Cinema, História e História da Arte. Realizou mestrado na área de História do Brasil na UFPR pesquisando revistas policiais da década de 1950 (2008). Possui graduação em História pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003). Foi professor no departamento de História da UFPR e no Departamento de Design da UTFPR. Atualmente é professor na Unespar. Atua como pesquisador nos diretórios de pesquisa do CNPq História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação (USP) e NAVIS - Núcleo de Artes Visuais (Unespar) com os seguintes temas de pesquisas: cinema, ficção policial, crime, controle social e história da arte. Contato:

Simpósio 4 - DESIGN DE SOM: PROCEDIMENTOS E CRIAÇÃO

COORDENADORES: Profa. Dra. Débora Opolski, Prof. Me. Demian Garcia e Prof. Dr. Ulisses Galetto

Ementa: O Sound Design é desenvolvido a partir de articulações entre várias texturas e elementos sonoros que são manipulados com o objetivo de construir uma narrativa sonora cinematográfica. Em uma arte coletiva e com altos níveis de complexidade técnica como o cinema, o método tem importância ressaltada, na medida em que a padronização dos procedimentos pode contribuir para que a expressividade artística seja explorada e otimizada. Este simpósio pretende discutir aspectos voltados para a prática do tratamento do som no cinema e no audiovisual, considerando a importância do método para a realização dos processos de criação da trilha sonora. Sendo assim, são bem vindos trabalhos que tratam dos diferentes elementos de som: as vozes, os efeitos sonoros e a música, bem como pesquisas que discutam questões técnicas, narrativas e criativas relacionadas à composição musical, edição de som e à mixagem de som no cinema e no audiovisual.

 Palavras-chave: Design de Som. Edição de Som. Música no Audiovisual.

 Coordenadores:

 Débora Regina Opolski: Doutora em Comunicação e Linguagens - estudos de cinema e Audiovisual (UTP) professora do curso de Licenciatura em Artes (UFPR). Integrante dos grupos de pesquisa Estudos Cognitivos da Composição Musical (UFPR/CNPq) e Kinedária: arte, poética, cinema, vídeo (Unespar/CNPq). Contato: 

 

Demian Garcia: Doutorando em Cinema na UPJV, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Unespar. Integra o Laboratório de Pesquisa CRAE, UPJV, Amiens, França; e os grupos de pesquisa Kinedária: arte, poética, cinema, vídeo (Unespar/CNPq) e LISIM - Laboratório de Investigação de Sons e Imagens (UFPE/CNPq). Bolsista da CAPES-proc. BEX 1149/15-6. Contato: 

 

Ulisses Galetto: Doutor em História pela UFPR com estudos voltados para políticas públicas para Cinema e Audiovisual. Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Unespar, é também músico (www.fato.org), produtor, compositor, arranjador e designer de som (www.facebook.com/ugsounddesign) para cinema e televisão. Contato: 

Simpósio 5 - IMAGINÁRIOS E NARRATIVAS AUDIOVISUAIS

COORDENADORAS: Profa. Dra. Gisele Krodel Rech e Profa. Dra. Nicole Kollross

Ementa: Dos filmes de autor aos comerciais, da animação ao streaming, da telenovela às minisséries, do documentário ao telejornalismo, dos programas de auditório aos youtubers, do tie in aos filmes publicitários, dos gifs à videoarte, dos vídeos caseiros às celebridades virtuais. Diariamente estamos em contato, devorando e sendo devorados por diferentes narrativas audiovisuais, em diferentes espaços, suportes e linguagens. São imagens que operam uma nova língua que expressa e compõe visões de mundo. As narrativas audiovisuais adestram o espectador e alimentam o simbólico. Neste simpósio, cabem propostas de todas as formas de narrativas audiovisuais que contribuam para a discussão sobre as teorias do imaginário, imaginação social, práticas e representações, simulacros e símbolos sociais, arquetipologia e inconsciente coletivo, antropologia visual e cultura, consumo, mitologias contemporâneas, sociedade do espetáculo e reencantamento instrumental da realidade.

 Palavras-chave: Imaginários. Narrativas Audiovisuais. Mitologias. Simulacros. Símbolos Sociais.

 Coordenadoras:

 Gisele Krodel Rech: Doutora em Comunicação pela Unesp, mestre em Comunicação pela UEL, especialista em Gestão e Produção de Rádio e TV pela UTP e graduada em Jornalismo pela PUCPR. É formada em roteiro pela Universidad Complutense de Madrid e foi pesquisadora pela Fundación Carolina, na Espanha. É docente da Pós em Narrativas Audiovisuais e Novas Mídias do Unibrasil. Lecionou na UFPR e UEL. Orienta o Papo de Trampo, do do SINAPSE – Laboratório de Mídia, Consumo e Cultura, do curso de Publicidade e Propaganda da UFPR. Contato:

 

Nicole Kollross: Doutora em Comunicação e Linguagens pela UTP. Mestre em Sociologia pela UFPR, na linha de pesquisa Cultura e Sociabilidades. Bacharel em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda pela UFPR. Atualmente, cursa Filosofia pela mesma instituição. Professora substituta do curso de Comunicação Social, coordenou a Agência Experimental de Relações Públicas. Participa como orientadora do Coletivo Girassol, projeto do SINAPSE – Laboratório de Mídia, Consumo e Cultura, do curso de Publicidade e Propaganda da UFPR. Contato:

Simpósio 6 - IDENTIDADES E SEXUALIDADES NO AUDIOVISUAL: DA PRODUÇÃO À RECEPÇÃO

COORDENADORAS: Profa. Dra. Regiane Ribeiro e Profa. Dra. Valquíria John

Ementa: A proposta do simpósio é reunir pesquisas com foco nas temáticas da identidade e da sexualidade presentes nos conteúdos midiáticos audiovisuais, especialmente a ficção seriada latino-americana e norte-americana e o cinema mas sem excluir outras narrativas audiovisuais e outros países produtores. O objetivo é discutir como as identidades e as práticas da sexualidade são produzidas, representadas e recebidas a partir de narrativas audiovisuais. A temática das identidades abarca aspectos como: gênero, etnicidade e as suas mais diversas interseccionalidades; a sexualidade abarca temas ligados às questões LGBTQ+ entre outros diversos aspectos. A proposta do simpósio é congregar vários estudos, olhares e reflexões relacionados a essas duas grandes temáticas e suas várias possibilidades de diálogos interseccionais, não apenas em análises dos conteúdos audiovisuais, mas também dos processos de produção dessas narrativas bem como suas formas de circulação, consumo e recepção.

 Palavras-chave: Identidades. Sexualidade. Narrativas Audiovisuais.

 Coordenadoras:

 Regiane Ribeiro: Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Docente permanente do PPGCOM e dos cursos de graduação do Decom/UFPR; Diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR. Líder do grupo de pesquisa NEFICS – Núcleo de Estudos em Ficção Seriada. Contato: 

 

Valquíria John: Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS. Docente permanente do PPGCOM e dos cursos de graduação do Decom/UFPR; Pesquisadora nos grupos NEFICS e COMXXI (UFPR), é integrante do Obitel - Observatório Ibero Americano de Ficção Televisiva. Atualmente coordena o PPGCOM/UFPR. Contato: 

Simpósio 7 - IMAGEM E LEGIBILIDADE: RECEPÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO

COORDENADORAS: Profa. Dra. Ana Lesnovski, Profa. Dra. Beatriz Vasconcelos e Profa. Dra. Juslaine Abreu Nogueira

Ementa: Este simpósio é voltado a acolher trabalhos que tematizem questões relativas à produção e à recepção de imagens no cinema e nas artes do vídeo, no sentido de buscar destacar os aspectos sociais, políticos, históricos, discursivos, culturais, éticos e estéticos aí implicados. A ideia é por em diálogo estudos que tomem imagens produzidas pelo cinema e pelas artes do vídeo como elementos que exigem condições de legibilidade, condições estas que se fazem em contextos historicamente concretos de criação e de recepção. Interessam, portanto, trabalhos que contextualizem as imagens presentes no cinema e nas artes do vídeo, pondo-as em contato com a história, com a sociedade, com a cultura, com outras artes e com processos individuais de criação, no sentido de buscar delinear os modos pelos quais podem se fazer legíveis ou não na contemporaneidade.

Palavras-chave: Imagem. Condições de Legibilidade. Recepção. Processos de Criação.

Coordenadoras:

Flávia Merino Lesnovski: Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná e bacharel em Comunicação Social - habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná. Docente adjunta na Universidade Estadual do Paraná - Campus Curitiba II. Docente do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo - Unespar. Pesquisadora na área do cinema, narrativas interativas e arte e tecnologia. Líder do Grupo de Pesquisa Kinedária. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Arte e Tecnologia (NAT.FAP). Coordenadora do Laboratório Permanente de Estudo e Criação em Arte e Eletrônica - Ste(A)mLab (UNESPAR/FAP). Artista multimídia, atua como editora de vídeo e na área de arte eletrônica e interatividade. Contato: 

 

Beatriz Avila Vasconcelos: Graduada em Letras (Português) pela Universidade Federal de Goiás (1994), mestre em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2000) e doutora na mesma área pela Universidade Humboldt de Berlim (2009). Professora adjunta no curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da Unespar - Campus Curitiba II. Dedica-se a teorizações e estéticas de cineastas, com particular interesse, atualmente, no pensamento e na obra de Andrei Tarkovski, em sua relação com a poesia. Em nível de extensão, é uma das coordenadoras do Projeto de Extensão Pulp Cine, voltado à formação de espectadores de cinema e à difusão de obras da cinematografia mundial, promovendo um diálogo interdisciplinar sobre as obras. É líder do grupo de pesquisa CINECRIARE - Cinema: Criação e Reflexão (CNPq/Unespar). Contato: 

 

Juslaine de Fátima Abreu Nogueira: Doutora em Educação pela UFPR (2015), Mestra em Letras pela UEM (2004) e graduada em Letras (1999) pela Unioeste. Suas atividades estão voltadas para a área dos Estudos do Discurso Cinematográfico e da Educação, perseguindo os seguintes temas: Cinema, Educação, Corpo e Produção de Subjetividades, especialmente em conexões com os estudos foucaultianos e os estudos feministas pós-estruturalistas. Atualmente é professora adjunta do curso de Cinema e Audiovisual da Unespar - campus Curitiba II/FAP, onde também coordena o Núcleo de Educação para as Relações de Gênero (NERG) do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH). É pesquisadora Cinecriare: Cinema - criação e reflexão (Unespar/CNPq) e líder do GILDA - Grupo Interdisciplinar em Linguagem, Diferença e Subjetivação (UFPR/CNPq). Contato: 

 

Simpósio 8 - CINEMA BRASILEIRO E EDUCAÇÃO

COORDENADORAS: Profa. Dra. Salete Machado Sirino e Profa. Dra. Solange Straube Stecz

Ementa: Diante das lacunas existentes no aperfeiçoamento de professores da Educação Básica, acrescenta-se a dificuldade no cumprimento da Lei 13.006/2014 que prevê a obrigatoriedade da exibição de duas horas mensais de produção audiovisual nacional, como componente curricular complementar, integrado à proposta pedagógica das escolas da Educação Básica. Ao colocar o Cinema Brasileiro na escola, esta lei levanta uma série de discussões, como a instrumentalização dos professores para o uso educativo do Cinema. O acesso à produção audiovisual brasileira é apenas uma das faces da questão: cabe discutir os critérios de escolha dos filmes, a formação do público, a qualidade da exibição, conhecimentos não verbais vinculados ao som, à imagem e ao movimento, entre outras cognições. Destarte, este Simpósio objetiva estudos sobre o Cinema Brasileiro, em especial, sobre os aspectos criativos – roteiro, direção, arte, fotografia, montagem, som – imbricados aos aspectos de produção e de difusão de cinema.

Palavras-chave: Cinema Brasileiro. Educação Básica. Lei 13.006/2014. Formação de Professores. Produção e Difusão de Cinema.

Coordenadoras:

Salete Machado Sirino: Doutora e Mestre em Letras (UNIOESTE). Mestre em Educação (UEPG). Especialista em Cinema e Vídeo (FAP). Na Unespar/FAP, docente do Mestrado Profisisonal em Artes, do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cinema, com ênfase em Produção. Coordena o Grupo de Pesquisa Cinema e Educação UNESPAR/CNPq. Figura como organizadora dos livros Cinema Brasileiro na Escola: pra começo de conversa (2014) e Cinema Brasileiro e Educação (2018). Contato: 

 

Solange Straube Stecz: Doutora em Educação (UFSCAR). Mestre em História (UFPR). Na Unespar/FAP, docente do Mestrado Profissional em Artes e do Curso de Cinema e Audiovisual. Secretária Nacional do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro 2016/2018. Membro da Comissão de Implantação do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UNILA. Membro da diretoria do Congresso Brasileiro de Cinema 2014/2016. Diretora de Cultura da Unespar 2015-2018. Membro do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO. 


As informações sobre os Simpósios também podem ser acessadas no site oficial do evento: