Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Projeto "Rituais íntimos partilháveis para a invenção de outros corpos e tempos " realiza encontros abertos aos sábados

Projeto "Rituais íntimos partilháveis para a invenção de outros corpos e tempos " realiza encontros abertos aos sábados

Extensão

por publicado: 01/09/2020 10h42 última modificação: 01/09/2020 10h42

 

 

 

No próximo sábado 05/09/2020 às 15h o Projeto de extensão CPP_Implicações realizará um encontro aberto   dos seus "Rituais íntimos partilháveis" via plataforma Zoom.
Esse encontro contará com a mediação/provocação da Profª. Drª. Nara Cálipo

Para participar, é necessário realizar inscrição prévia.

Informações: corpoextensao@gmail.com

 


Sobre a proposta

Rituais íntimos partilháveis para a invenção de outros corpos e tempos

 

Reparar o/no espaço em que o corpo se encontra.

Esperar.
Aceitar o convite que vem do ambiente.
Reparar-se

Saborear a relação que se desenha.

Acolher a deriva.

Permanecer.

Dançar as sensações do encontro.

Imaginar, sonhar.

Conter, inconter.

Mapear o que há de vida.

Carregar no corpo as potências que o marcaram.

 

São ações como essas que realizamos juntes em uma chamada virtual que ocorre todas as quartas-feiras às 18h30, e também nos primeiros sábados de cada mês. O mundo dos brancos, esse da competitividade, da individualidade, da exploração de recursos naturais, da desconexão do corpo com meio está ruindo. Uma pandemia veio nos mostrar as fragilidades de um modelo de sociedade insustentável. Porque não reconhecermos o fim desse mundo para abrir espaço para um novo? O projeto CPP_Implicações convida ao encontro para performarmos os acontecimentos que nos tomam a atenção nesse fim de mundo e abrir espaço para imaginar outros tempos acionando no corpo a mudança. Que mundo outro poderia ser esse? Os “Rituais íntimos partilháveis para a invenção de outros corpos e tempos” convida a vivermos esse acontecimento de modo coletivo, alterarmos algo em nós a partir do imaginável, no ato de vislumbrar outras configurações capazes de sustentar a vida em toda sua potência. 

 

Nessa fase do projeto organizamos encontros virtuais para a realização sincrônica de ações performativas em casa a partir de proposições inventivas baseadas em textos-convite que questionam a noção antropocêntrica de presença humana na relação com o meio ambiente e as organizações político-sociais que determinam os modos de vida contemporâneos, ou mesmo, quem vive e quem morre nesse sistema necropolítico. Os encontros propõem uma ativação da imaginação e dos aspectos sensíveis do corpo buscando a possibilidade de se perceber, com arte, o quanto somos conectades com o ambiente, configurando-o e reconfigurando-nos nesse meio. De micropolítica à microscópicopolítica. Começando por nós, pela mobilização do corpo em busca de novas percepções em um momento de invenção e de partilha coletiva. 

 

Como funciona? Você se inscreve preenchendo um formulário que encaminhamos por e-mail e recebe, 1h antes do encontro marcado, uma proposição-convite para ser mobilizada durante a chamada, via plataforma digital, com es demais participantes. São proposições de refinamento da percepção e relação com o espaço em que se encontram. Nada que exija muitos saberes prévios.

 

Esse é um convite para fazer junto, sem protagonistas, mas todes com corpos implicados.

 

Quem pode participar? Criadores, aspirantes, respirantes, ou pessoas de quaisquer singularidades interessadas nos campos da performance, da dança, da atuação e das relações coletivas com idade a partir de 18 anos.

Informações: corpoextensao@gmail.com