Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Projeto do Campus na área da Educação e Novas Tecnologias é aprovado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras

por publicado: 29/05/2020 13h56 última modificação: 29/05/2020 16h09

O projeto  Diálogos qualificados - Educação Básica e Ensino Superior, elaborado pelas professoras do Campus de Curitiba II/ FAP Solange Straube Stecz  (PPGARTES/Curso de Cinema e Audiovisual) e Gisele Onuki (Curso de Dança), foi aprovado em segundo lugar entre as nove propostas da Unespar contempladas no Edital nº 05/2019 do Programa Universidade Sem Fronteiras. O resultado foi divulgado na segunda feira (18/5) pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF) sendo que o projeto ficou em 18º lugar entre o total de 85 provados.

O projeto Diálogos qualificados - Educação Básica e Ensino Superior foi contemplado com R$ 74.820,00 e será desenvolvido em doze meses entre 2020 e 2021. Inserido na categoria Educação 5.0,  visa  qualificar professores de Artes da Educação Básica e do Ensino Superior quanto às demandas e desafios da Educação e se propõe a realizar um levantamento de práticas e metodologias em artes em  escolas de Curitiba e Região Metropolitana, refletindo sobre a práxis da arte na escola com ênfase em educação, cinema e dança (videodança). Entre as ações também se pretende formar um grupo de estudos teóricos com professores, alunos e egressos da Unespar e professores da Rede Estadual de Educação.

Tem como base as discussões do uso dos dispositivos tecnológicos e dos recursos midiáticos, bem como o modelo de Educação  denominado 5.0,  que amplia o conceito que  visava promover a integração do universo digital e tecnológico com a sala de aula. A  Educação 5.0 apresenta um conceito mais amplo, amparado pelo Learning by doing (Aprender fazendo), por intermédio da ênfase no desenvolvimento das habilidade cognitivas relacionadas ao STEAM (do termo em inglês que relaciona as áreas de Science, Technology, Engineering, Arts and Math), ou seja, ousamos acrescentar um quinto pilar para a educação para o século XXI, desenvolvida por Jacques Delors (2003): Aprender a inovar e empreender com criatividade.

A proposta  também  tem como eixo condutor o objetivo 04 (Educação de Qualidade) da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas - ONU que, para além do foco na educação básica, contempla todos os níveis de educação e apresenta como cerne deste objetivo a promoção de uma educação inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos e desenvolvimento sustentável, por intermédio de promoção da capacitação e empoderamento dos indivíduos.

Criado em 2010, por meio da Lei Estadual 16.643, o Universidade Sem Fronteiras prioriza o financiamento de projetos executados em áreas estratégicas que privilegiam os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), bem como áreas de pobreza das periferias das cidades paranaenses. As ações do USF também visam o desenvolvimento da extensão, articulada ao ensino e à pesquisa da capacitação e da produção tecnológica, cultural e da promoção social, voltadas para inovação e a melhoria da qualidade de vida. O Edital 05/2019 vai investir R$ 6.359.700,00 nos projetos de extensão aprovados.