Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Prograd abre seleção para projetos de monitoria

Prograd abre seleção para projetos de monitoria

Geral, Ensino

publicado: 06/04/2022 17h03 última modificação: 06/04/2022 17h13

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), torna público os procedimentos para a seleção de projetos do Programa de Monitoria Acadêmica, para os cursos de graduação. Neste ano, serão disponibilizadas 74 bolsas para estudantes dos sete campi da Unespar, no valor de R$ 310, correspondente ao período de maio a dezembro de 2022.

EDITAL CLIQUE AQUI

Para submeter projetos de monitoria, é necessário que o processo seja feito por um/a docente vinculado a Unespar, por meio do encaminhamento da proposta e dos seguintes documentos via e-protocolo e ao Colegiado de Curso:

I. Projeto de Monitoria (Anexo I) devidamente assinado;

II. Plano de Trabalho do estudante monitor (Anexo II) devidamente assinado

O/A estudante monitor auxiliará o/a docente orientador/a com o decorrer das aulas e realizará atendimento a outros estudantes quando solicitado, mas não pode substituir o/a docente orientador/a em aulas, avaliações ou quaisquer outras tarefas exclusivas de professores.

A seleção dos projetos de monitoria será realizada pela Diretoria de Programas e Projetos (DPP), juntamente com a comissão que será composta por membros da Prograd, Centro de Educação e Direitos Humanos (CEDH) e Divisão de Graduação (DGRAD) e levará em consideração:

I. Cursos que apresentem alto índice de retenção nos dois primeiros anos;

II. Disciplinas/componentes curriculares comuns aos cursos de graduação que apresentem elevados índices de retenção nos dois primeiros anos;

III. Disciplinas/componentes curriculares específicas dos cursos de graduação com elevados índices de retenção;

IV. Disciplinas/componentes curriculares que apresentem a maior relação de estudantes por professor. Outros critérios que poderão ser utilizados como critérios adicionais ou de desempate:

V-Projetos vinculados à atendimento de estudantes indígenas ou ao CEDH;

V. Projetos que estejam em desenvolvimento como monitoria voluntária em 2022;

VI. Número de disciplinas e estudantes atendidos mensalmente pelo projeto.

Após a aprovação do projeto, os/as docentes selecionados/as devem cadastrar os/as estudantes para participarem de seu projeto de monitoria.

Considerando o aumento no número de bolsas oferecidas pela Unespar, a pró-reitora da Prograd, Marlete Schaffrath, salienta que a “ampliação no número de bolsas para 2022 faz parte de uma política de gestão responsável e inclusiva, que mobiliza as pró-reitorias da Universidade, e que procura assegurar alternativas de permanência dos estudantes e ao mesmo tempo, compreender o valor formativo do desenvolvimento dos projetos de monitoria para a qualificação de nossos cursos e estudantes”.

Os projetos devem ser inscritos até o dia 25 de abril e a homologação será divulgada no dia 27 do mesmo mês. Já o resultado final da seleção de projetos será divulgada no dia 29 de abril. Para mais informações, leia o edital.