Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Professores do curso de Licenciatura em Música apresentam trabalhos em Conferência Internacional em Portugal

Professores do curso de Licenciatura em Música apresentam trabalhos em Conferência Internacional em Portugal

Extensao

por publicado: 09/09/2021 17h11 última modificação: 09/09/2021 17h11

Os professores Camile Tatiane de Oliveira Pinto e Tiago Madalozzo, docentes do curso de Licenciatura em Música do campus de Curitiba II / FAP, apresentarão suas pesquisas na Conferência Internacional do CIPEM - Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, órgão vinculado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, em Portugal.

 

A conferência acontecerá em modo online entre os dias 16 e 18 de setembro, e reunirá pesquisadores, professores, músicos e psicólogos de vários continentes para o compartilhamento de reflexões sobre temas ligados à educação musical e à psicologia, a fim de refletir sobre os papéis da música na vida das pessoas nas sociedades contemporâneas, como informa a chamada do evento. O evento contará com a presença de nomes como Eric Clarke, Susan Hallam e Glenn Schellenberg.

 

Na ocasião, a professora Camile apresentará parte da sua pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-graduação em Música da UFPR com a comunicação “As concepções e as dimensões da avaliação em Educação Musical”. Nesse recorte, serão discutidas as dimensões epistemológica, ontológica e metodológica da avaliação em educação musical. A pesquisa busca investigar, ainda, as concepções de professores em formação acerca da avaliação em música no contexto da educação básica, nos segmentos do ensino fundamental e médio.

 

O professor Tiago apresentará aspectos da sua pesquisa de pós-doutorado em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR com a comunicação “Audição musical ativa: articulando música elementar, ‘criAtividade’ e ‘corpo criança’”. Neste trabalho, serão apresentados e discutidos os conceitos de “música elementar”, da pedagogia musical Orff, de “criAtividade” na educação musical na infância, tema da pesquisa de doutorado realizada por Tiago em 2019, e de “corpo criança”, conceito definido por Camargo (2020) e Garanhani (2021) no âmbito do Educamovimento - Grupo de Pesquisa vinculado ao NEPIE/UFPR - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil, de que Tiago participa.

 

Por fim, o professor Tiago será ainda um dos apresentadores no painel temático “Early childhood music education during the pandemic: International Perspectives”, coordenado por Beatriz Ilari (USC/EUA), juntamente com Vivian Madalozzo (PUC/PR), Gina Yi (Wheaton College/EUA) e Kerry Renzoni (SUNY Buffalo/EUA). O trabalho do professor Tiago e da professora Vivian é intitulado “Brazilian perspectives on Early Childhood Music Education during the pandemic”, e apresenta reflexões sobre investigação que os dois têm realizado com diferentes grupos de pesquisa, e que culminaram no aceite para publicação de dois artigos de livros internacionais sobre educação musical na pandemia que estão no prelo.

 

O evento está com inscrições abertas até o dia 10 de setembro.

 

Saiba mais sobre a IC CIPEM 2021

https://cipem.eventqualia.net/pt/2021/inicio/

https://www.facebook.com/CIPEM-104586937632502