Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Professores da Unespar apresentam estreia mundial do Quarteto de Cordas de Leonard Kessler

por publicado: 17/12/2021 15h55 última modificação: 17/12/2021 15h56

A convite do Festival e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), os professores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Matheus Prust (violino), Consuelo Froehner (violino) e Aldo Villani (viola) e a musicista convidada Maria Bellorin (violoncelo), apresentaram a estreia mundial do seu Quarteto de Cordas em Sol Menor (1905), com a interpretação de obras do fundador do campus Curitiba II/FAP, da Unespar, Leonard Kessler (1882-1924). A apresentação aconteceu durante o VII Festival de Ópera do Paraná, no mês de novembro e contou com músicas que esperaram até 116 anos para serem ouvidas pela primeira vez.

Encomendado à Kessler enquanto trabalhou na Ópera de Paris, na França, as obras fazem parte do patrimônio musical paranaense, merecendo um lugar de destaque na história da cultura local. Em consonância com o espírito de homenagem e de resgate musical, o grupo recebe o nome de Quarteto Kessler e segue em atividade, divulgando a música nacional.

Léo Kessler, suíço radicado em Curitiba que, entre tantas coisas, fundou a primeira orquestra profissional, o primeiro conservatório de música (dando origem ao Curitiba II/FAP) e promoveu o primeiro festival lírico do estado, deixou considerável obra inédita - grande parte perdida.

Outro destaque do Festival de Ópera foi a estreia da Valsa de Concerto (1906) de Kessler, apresentada pelo professor do campus Curitiba I/Embap da Unespar, Ben Hur Cionek (piano).