Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Professoras da Unespar divulgam pesquisas durante o 37º Encontro Internacional de Audiologia

Geral, Pesquisa

por publicado: 13/04/2022 13h08 última modificação: 13/04/2022 13h08

As professoras da Unespar, Denise Romano França, do Colegiado de Pedagogia do campus de Paranaguá, e Pierangela Nota Simões, do Colegiado de Musicoterapia do campus de Curitiba II, divulgaram suas pesquisas durante o 37º Encontro Internacional de Audiologia, que aconteceu entre 06 e 07 de abril de 2022, em São Paulo. O Encontro, conhecido como EIA, é o evento mais importante para a área da Audiologia no Brasil.

A Professora Denise Vaz Romano França realizou a divulgação do livro Práticas educativas em saúde auditiva: nos contextos educacional, ambiental e ocupacional. A obra, publicada em parceria com a Profa. Dra. Adriana Bender Moreira de Lacerda, trata da promoção da saúde auditiva, um tema relevante tanto em saúde quanto em educação.

A professora Pierangela Nota Simões realizou a apresentação dos seguintes trabalhos: “Os Elementos musicais avaliados nos testes de percepção musical para pessoas com deficiência auditiva: Por que padronizar os termos?”; “ Professores de música: atores e multiplicadores de ações educativas para a prevenção da perda auditiva”  e “Eu não me protegi... Eu não era assim... o uso de paródias na promoção da saúde auditiva de estudantes de Música”.  Este último, resultou de uma parceria entre o Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação (PPGDIC), da Universidade Tuiuti do Paraná, no qual a professora está cursando Doutorado, com os professores Lydio Roberto Silva, Rodrigo Vicente e Fernando Toshi Senda, do Colegiado de Musicoterapia.  O trabalho foi visitado por diversos participantes do evento que tiveram a oportunidade de ouvir a gravação da paródia baseada na música Óculos, do grupo de rock Paralamas do Sucesso (1984), composta com o objetivo de conscientizar estudantes de música sobre os riscos da exposição à música em forte intensidade, durante longos períodos, e quanto à importância de adotar hábitos saudáveis para preservar a saúde auditiva.