Você está aqui: Página Inicial > Noticias > PPGARTES realiza aula inaugural “Transe da presença: Corpos Diaspóricos”, com Benjamin Abras, no dia 16 de agosto

PPGARTES realiza aula inaugural “Transe da presença: Corpos Diaspóricos”, com Benjamin Abras, no dia 16 de agosto

Geral, Pesquisa

por publicado: 12/08/2021 14h34 última modificação: 12/08/2021 15h11

No próximo dia 16 de agosto, às 14h, acontecerá no canal ArtesFAP no YouTube, a aula inaugural do 2º semestre do Programa de Mestrado em Artes - PPGARTES do campus de Curitiba II – FAP da Universidade Estadual do Paraná. 

O tema será “Transe da Presença: Corpos Diaspóricos”, com a participação de Benjamim Abras, artista interdisciplinar, poeta, diretor de dança-teatro, dramaturgo, ensaísta e performer.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL



SOBRE O CONVIDADO

Benjamin Abras (nascido em Belo Horizonte, em 1975) é um artista contemporâneo interdisciplinar, poeta, diretor de dança-teatro, dramaturgo e ensaísta. Suas performances, instalações, objetos, desenhos e pinturas refletem suas experiências nas tradições afro-brasileiras do Candomblé e da Capoeira de Angola. Atuou, realizou exposições e participou de residências artísticas no Reino Unido, na Dinamarca, na Índia e no Senegal. Como artista convidado do Festival Internacional de Artes FESMAN, apresentou a performance MASEMBA em 2010, apresentou-se na Bienal de Arte de Dacar (Dak’Art) em 2014, e em Helsinki, em 2019. É autor do livro Falanges e gravou o CD O que se cala é grande. Abras completou recentemente uma imersão de um ano nas práticas conceituais e técnicas do Afro-Butô no Teatro Nacional da Tunísia, onde atualmente está realizando pesquisas sobre a história da escravidão na África. Esse processo resultará na criação de seu novo livro de ensaios e poemas.