Você está aqui: Página Inicial > Noticias > PPGARTES promove a palestra O cineasta Luiz Carlos Lacerda e sua trajetória no Cinema Brasileiro, no dia 07 de outubro

Geral, Pesquisa

por publicado: 29/09/2021 16h42 última modificação: 29/09/2021 21h08

No próximo dia 07 de outubro, às 19h, o Mestrado Profissional em Artes, por meio da disciplina Cinema Brasileiro: da criação à difusão, ministrada pela Profª Salete Machado Sirino, promoverá a palestra  “O cineasta Luiz Carlos Lacerda e sua trajetória no Cinema Brasileiro”, evento aberto aos estudantes do PPGARTES e também aos estudantes da graduação em Cinema e Audiovisual. Não é necessário realizar inscrição, a coordenação do evento irá compartilhar o link com estudantes do PPGARTES e do Cinema e Audiovisual.

LUIZ CARLOS LACERDA

Diretor, roteirista, produtor e professor, Luiz Carlos Lacerda Nasceu no Rio de Janeiro em 1945 e começou a fazer cinema aos 19 anos. Professor da Universidade Estácio de Sá, Escola Internacional de Cinema de Cuba, de diversas oficinas em mostras de cinema. Produtor executivo de novelas, séries da TV Globo e de 15 longas. Lecionou na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e no curso de Especialização em Cinema do Campus de Curitiba II - FAP - da Universidade Estadual do Paraná. Membro do Conselho do Museu Nacional de Belas Artes e da Associação Brasileira dos Cineastas. Realizou a série Atelier do Artista, sobre os pintores Júlio Paraty, Lucia Vilaseca, Luiz Aquila e Paiva Brasil (2019) e  a de ficção Rua do sobe e desce, número que desaparece para o Canal Brasil/Globosat (exibidos em 2020 no Canal Brasil/Globosat). Foi assistente de Nelson Pereira dos Santos em diversos filmes. Realizou em 2021 o média Nelson Filma o Rio (a Cidade nos filmes de Nelson Pereira dos Santos), escreveu o roteiro do longa O livro de João, adaptação de um romance de Rosário Fusco.

Longas:

Mãos vazias (1970), O princípio do prazer (1979), Leila Diniz (1987), For All (1997), Viva sapato! (2004), Casa 9 (2011), A mulher de longe (2012), Introdução à música do sangue (2017) e O que seria deste mundo sem paixão ? (2019). Os médias  A morte de Narciso/ Sobre Alair Gomes, precursor do nu masculino na Fotografia brasileira (2005); Esta pintura dispensa flores/ sobre o trabalho do artista Victor Arruda (2008) ; Diário de Aquário/ O Living Theater no Brasil (2010), Festa do Divino Espírito Santo de Paraty (2017). Curtas sobre personagens da Cultura brasileira (Nelson Pereira dos Santos, Antonio Parreiras, Quirino Campofiorito, Lucio Cardoso, Angelo Agostini, Walmir Ayala, etc), escreveu com Clarice Lispector o Roteiro do curta O ovo, adaptação de um conto dela (1974), e séries documentais para TV.