Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Palestra "Palhaçaria em situações-limite: o que podemos aprender com palhaços/as sobre modos de pensar, sentir e agir no mundo?" acontecerá no dia 27/9

Palestra "Palhaçaria em situações-limite: o que podemos aprender com palhaços/as sobre modos de pensar, sentir e agir no mundo?" acontecerá no dia 27/9

Extensão

por publicado: 20/09/2019 14h39 última modificação: 23/09/2019 10h23

 

A saída é pelo riso: alternativas palhacescas para situações-limite

A palestra gratuita seguida de bate-papo acontecerá no dia 27 de setembro na Faculdade de Artes do Paraná, às 19:30 horas.

 

Não é de hoje que palhaços e palhaças põem seus narizes vermelhos onde não são chamados. Seja em hospitais, zonas de conflito ou de crise humanitária, há décadas a inserção da figura do palhaço longe dos ambientes da festa e da cena onde são esperados tem contribuído para a resolução de conflitos e para trazer alegria e esperança a vítimas de traumas individuais e coletivos.

Essa é o tema que orienta o evento “Palhaçaria em situações-limite: o que podemos aprender com palhaços/as sobre modos de pensar, sentir e agir no mundo?”, palestra seguida de bate-papo que acontecerá na próxima sexta-feira, 27.09, às 19:30 no auditório da Faculdade de Artes do Paraná (Campus Curitiba II da UNESPAR), localizado no bairro Cabral, em Curitiba.

O evento conta com a presença da professora Dra. Katia Kasper (UFPR). Em 2004, a teórica da palhaçaria concluiu na faculdade de Educação da Unicamp uma ampla pesquisa de doutorado sobre os modos de operar de dezenas dos mais importantes palhaços contemporâneos que atuam dentro e fora dos limites do circo e do teatro e, desde então, tem se aprofundado cada vez mais no tema. A partir da filosofia de nomes como Gilles Deleuze, Felix Guattari, Baruch de Espinoza e Suely Rolnik, Kasper abordará as marcas deixadas pelos encontros com palhaças/os quando esses se colocam entre políticas, éticas e poéticas de criação de modos de existência.

Junto a ela se apresenta o professor Dr. Diego Baffi (UNESPAR/FAP). Formado pelos prolíficos grupos de palhaços sediados em Barão Geraldo (Campinas/SP), cidade na qual realizou seu mestrado na área, Baffi já palhaceou nos espaços públicos de países da América do Sul e Europa e atua nas ruas de Curitiba desde 2012. Em sua fala apresentará uma das experiências vividas durante seu doutoramento, quando atuou como palhaço nas ruas do Haiti, em 2015. Na época, o Brasil liderava a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah), finalizada em 2017, e as tensões provocadas pela presença militar brasileira no país se fizeram presentes no modo como o palhaço foi recebido nas ruas e estarão presentes em seu relato.

A palestra não precisa de inscrição prévia, é aberta e recomendada para todos aqueles que tem interesse a respeito do que experiências vivenciadas por palhaços e palhaças em situações-limite podem nos ensinar a respeito da resiliência e da alegria como estratégia de sobrevivência.

Após a apresentação das falas – que devem durar juntas em torno de uma hora – o público será convidado a contribuir com um bate-papo sobre o tema. A palestra, que é parte do projeto de extensão Grupo de Treinamento em Palhaçaria, conduzido por Baffi na UNESPAR, poderá emitir certificado a todos que necessitarem.

________________

SERVIÇO

Palhaçaria em situações-limite: o que podemos aprender com palhaços/as sobre modos de pensar, sentir e agir no mundo?

Palestra de Katia Kasper e Diego Baffi seguida de bate-papo.

Quando: 27 de setembro de 2019

Horário: 19:30 horas

Local: Auditório da Faculdade de Artes do Paraná  (Rua dos Funcionários, 1357. Bairro Cabral. Curitiba/PR)

Entrada: Gratuita