Você está aqui: Página Inicial > Noticias > O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes comunica que está com chamada aberta para submissão de trabalhos ao novo dossiê – “Processos de Criação em Artes: Estudos Arqueológicos” até o dia 30 de janeiro de 2022

O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes comunica que está com chamada aberta para submissão de trabalhos ao novo dossiê – “Processos de Criação em Artes: Estudos Arqueológicos” até o dia 30 de janeiro de 2022

Geral, Pesquisa

por publicado: 29/11/2021 12h48 última modificação: 29/11/2021 12h48

A Revista de Pesquisa em Artes (ISSN: 2175-0769) está recebendo submissões de ARTIGOS, RESENHAS, ENSAIOS, ENTREVISTAS e MEMORIAIS DESCRITIVOS, que busquem refletir, descrever e analisar processos de criação nas artes. Interessam as pesquisas que se debruçam sobre documentos, registros, crítica de processo relacionados às obras artísticas na área de teatro, dança, artes visuais, artes do vídeo, cinema, música, museologia e literatura. Interessam também trabalhos que se dediquem a explorar a remontagem, adaptação, releituras artísticas, criações interdisciplinares, além de leituras semióticas sobre obras contemporâneas.

Desta forma, os trabalhos poderão estar vinculados a um [ou mais] dos seguintes eixos temáticos:

1.     Processos de criação, registros e documentação nas artes visuais;

2.     Processos de criação, registros e documentação nas artes cênicas;

3.     Processos de criação, registros e documentação nas artes do corpo/dança;

4.     Processos de criação, registros e documentação na música;

5.     Processos de criação, registros e documentação na museologia;

6.     Processos de criação, registros e documentação na literatura;

7.     Processos de criação, registros e documentação no cinema e nas artes do vídeo;

8.     Análise de obras que se constituem em ‘processo’ na contemporaneidade;

9.     Leituras semióticas sobre obras artísticas (in)acabadas;

10.  Processos de criação interdisciplinares;

11.  Reflexões sobre remontagem, adaptação, releituras artísticas contemporâneas;

12.  Reflexões Auto-etnográficas.

A Revista ainda recebe trabalhos em fluxo contínuo e que não necessitam vinculação à temática do dossiê, mas obrigatoriamente deverão versar sobre algum aspecto relativo ao campo das Artes.

Os/as interessados/as em submeter resenhas críticas sobre livros, dissertações e teses publicadas ou filmes exibidos, deverão observar que o material resenhado deve ter sido desenvolvido nos últimos cinco anos.

PRAZOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: O prazo de submissão do texto e do mini-currículo à Revista O Mosaico vai até 30/01/2022, postando o trabalho, mediante a realização de cadastro, no site:

http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/about/submissions#onlineSubmissions

Coordenação do dossiê: professoras doutoras Ana Paula Peters, Cristiane Wosniak e Jani Mendonça.

Previsão de publicação da edição: junho de 2022.

***Para chamar a atenção e divulgar esta chamada aberta para submissões de trabalhos, também lançamos um novo spot artístico/comunicacional referente à Revista O Mosaico (edição do 1º semestre de 2022) elaborado pela acadêmica do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual (Unespar/FAP): Lídia Maria Antunes da Glória. A acadêmica teve seu trabalho audiovisual destacado a partir de uma tarefa avaliativa, na disciplina Linguagem Audiovisual II, da grade curricular do referido curso.

Clique aqui para acessar o spot!