Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Filme "A Alma do Gesto" estreia no Festival Olhar de Cinema no dia 10 de outubro

por publicado: 08/10/2020 13h52 última modificação: 08/10/2020 13h52

O filme A Alma do Gesto (2020) estreia no festival Olhar de Cinema, com sessões nos dias 10/10 e 14/10:

O trailer está disponível em: https://vimeo.com/457555646

A Alma do Gesto é um longa-metragem documentário filmado com a Téssera Companhia de Dança da UFPR durante o processo criativo e a montagem do espetáculo Black Dog, cuja concepção coreográfica foi inspirada nas dores emocionais ligadas à depressão. Foram cerca de 5 meses de filmagens e um longo processo de edição e finalização em busca de um filme que pudesse pensar uma outra obra artística, ao registrar e refletir os atos criativos que a constituíram

O documentário foi realizado pelo LICA - Laboratório de Investigações em Cinema e Audiovisual da Unespar, como atividade investigativa vinculada aos grupos de pesquisa Cinecriare (Unespar/CNPq) e Kinedária (Unespar/CNPq). Tal realização foi possível através da parceria interinstitucional entre a Unespar e a UFPR, ambas universidades públicas dedicadas ao ensino superior, à extensão e à pesquisa.

Sinopse:

Pode um filme dar a ver e a pensar os atos criativos que constroem uma outra obra artística? Partindo desta inquietação, este documentário, realizado em contexto de pesquisa na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), registra e reflete o processo de criação da Téssera Companhia de Dança da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o espetáculo Black Dog, cuja concepção coreográfica foi inspirada nas dores emocionais ligadas à depressão.

Créditos:

COM: Téssera Companhia de Dança da UFPR durante a montagem do espetáculo Black Dog

DIREÇÃO: Eduardo Baggio e Juslaine Abreu-Nogueira

ROTEIRO: Eduardo Baggio, Juslaine Abreu-Nogueira e Pedro Carregã