Você está aqui: Página Inicial > Noticias > "Espírito de Contradição" estreia quinta-feira, 31 de Outubro no Cine Passeio

"Espírito de Contradição" estreia quinta-feira, 31 de Outubro no Cine Passeio

por publicado: 30/10/2019 15h54 última modificação: 30/10/2019 15h54

 

"Espírito de Contradição" estreia quinta-feira no Cine Passeio
O filme aborda a vida e obra do pensador brasileiro mais reconhecido e influente no exterior

Estreia nesta quinta-feira, 31 de outubro, às 16h30, o documentário "Espírito de Contradição", dirigido por Fernando Severo, professor do Curso de Cinema e Audiovisual da FAP/Unespar. O filme aborda a vida e obra do filósofo e matemático Newton da Costa, paranaense nascido em Curitiba que se tornou famoso internacionalmente quando criou uma lógica que admite contradições: a Lógica Paraconsistente. Suas teorias se tornaram referência em universidades do mundo inteiro e encontram aplicação em vários campos da ciência, sendo objeto de estudos e seminários em diversos países. Formulou também o conceito da Quase-Verdade, que permite a convivência de teorias científicas logicamente incompatíveis. Seu prestígio internacional pode ser medido pelas palavras dedicadas a ele por importantes órgãos da imprensa brasileira:


“O mais proeminente filósofo brasileiro nos círculos acadêmicos internacionais”.

Maurício Tuffani (Folha de S. Paulo)

“Ele é o pensador brasileiro mais respeitado mundialmente, reconhecido pelo desenvolvimento da lógica paraconsistente, hoje utilizada em diversos sistemas computadorizados.”

Daniel Piza (O Estado de São Paulo)

A Revista Época realizou uma enquete entre personalidades, que deveriam citar qual o mais importante brasileiro vivo. O cineasta José Padilha (Tropa de Elite, Narcos) citou Newton da Costa, com a justificativa:

“Trata-se de um nome brasileiro de reputação internacional, um gênio que inspira teorias e projetos em sua área, além de ser um defensor ferrenho da educação e da pesquisa.”

Esta matéria e entrevista publicada em 2016 pela Folha de S. Paulo inicia com o seguinte texto:

"Reconhecido internacionalmente por ter desenvolvido a lógica paraconsistente, o curitibano Newton da Costa, talvez o mais destacado brasileiro no campo da filosofia e da lógica, fala nesta entrevista sobre sua carreira e a continuidade de seus esforços no esclarecimento do que é o conhecimento científico."

https://www1.folha.uol.com.br/…/1843543-newton-da-costa-um-…

Newton da Costa nasceu em 1929 e tem três graduações pela UFPR: engenharia civil, bacharelado e licenciatura em matemática. Tornou-se doutor em análise matemática e análise superior em 1961, tendo sido professor da UFPR, da USP e da Unicamp.

A estreia do filme comemora também os 90 anos desse grande pensador.
Autodenominado filósofo da ciência, o professor Newton da Costa estará presente na estreia e participa de um debate com o público após a sessão.

O filme vai estar diariamente em cartaz no Cine Passeio sempre às 16h30, com a promoção de meia-entrada para todas as faixas de público em todas as sessões.