Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Curso de Cinema e Audiovisual estabelece parcerias para divulgação do Cinema Brasileiro na Escola

por publicado: 10/05/2018 14h44 última modificação: 10/05/2018 15h41

Nesta quinta, 10/05, aconteceu, no Auditório Antonio Melillo, uma sessão com filmes de Humberto Mauro, para estudantes do Colégio Estadual Lucy Requião de Melo e Silva . Tal sessão integra as atividades da disciplina optativa Cinema e Educação, ministrada pela Professora Salete Machado Sirino, do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Unespar/FAP.

Durante o evento foram exibidos curtas-metragens dirigidos por Humberto Mauro, pioneiro do cinema brasileiro, filmes didáticos para o Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) até Carro de Bois, seu trabalho final, que revisita temas deste período. Nascido em Volta Grande, Zona da Mata mineira, a 30 de abril de 1897, quando o cinema dava seus primeiros passos, Humberto Mauro legou à história uma obra com mais de 200 filmes que o tempo faz cada vez mais clássica, profunda e necessária para o entendimento do Brasil deste século.

Filmes exibidos:

1. A Velha a Fiar
Filme ilustra de forma bem humorada a tradicional canção popular sobre o ciclo da vida.

2. Cantos de Trabalho
Ritmo de músicas inspiradas nas atividades do trabalho; apresentação do canto do pilão, do barqueiro e da pedra.

3. Aboio e Cantiga
Canto utilizado pelo vaqueiro para reunir e acalmar a boiada.

4. Manhã na Roça/Carro de Bois
Carro de bois ainda faz parte das paisagens do nosso sertão, numa mistura de utilidade e poesia

5. Meus Oito Anos
Interpretação cinematográfica do poema homônimo de Casimiro de Abreu.

6. Engenhos e Usinas
Abandono dos primitivos engenhos, superados pela tecnologia.

Curso de extensão Cinema Brasileiro na Escola

No mês de junho, a partir de uma parceria da APP Sindicato e Unespar, acontecerá o curso de extensão “Cinema Brasileiro na Escola”, no qual estudantes do curso de Cinema e Audiovisual ministrarão aulas sobre produção e Cinema Brasileiro com o objetivo da aplicação pedagógica e difusão da Lei 13.006/2014

O curso terá carga horária de 20 horas, sendo 12 horas presenciais e 8 de tarefas e é aberto ao público geral. As etapas acontecerão nos dias 07, 14, 21 e 28 de junho (quintas-feiras, das 19h às 22h na sede do Sindicato).

As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail cinemamilitante@app.com.br ou pelo telefone (41) 3026-9828. Os participantes receberão certificados de 20 horas emitidos pela Unespar.