Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Confira o vídeo na Língua Brasileira de Sinais para divulgação do Vestibular da Unespar

Confira o vídeo na Língua Brasileira de Sinais para divulgação do Vestibular da Unespar

Ensino

por publicado: 09/08/2019 13h44 última modificação: 09/08/2019 13h44

O Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio do Núcleo de Educação Especial Inclusiva (Nespi), produziu um vídeo na  Língua Brasileira de Sinais (Libras) para divulgar a campanha de Vestibular 2019-2020. A intenção do vídeo - inédito na instituição - é motivar a inclusão da comunidade surda no âmbito universitário. 

O vídeo já pode ser acessado aqui, nas redes sociais e no portal vestibular.unespar.edu.br. Participaram da ação a Prof.Dra.Noemi N. Ansay, Coordenadora do Nespi do Campus Curitiba II, os professores de Libras, Ronaldo Quirino, Renata Reis e a intérprete Lígia Klein. 

Conforme explica Ansay, o material faz parte de uma das ações da Unespar, via CEDH e Nespi, para promover um vestibular acessível. A coordenadora destaca também a participação de Hellen Mieko Hamada, estudante do curso de Licenciatura em Teatro do campus Curitiba II e deficiente visual, no material de divulgação da campanha.

Ao todo o vestibular oferta 1.763 vagas - 50% para o Sistema de Cotas - para 68 cursos em sete campi, sediados nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí, União da Vitória e Curitiba, que conta com dois campi: Curitiba I/Embap e Curitiba II/FAP. As inscrições, com taxa de R$ 110, vão até 12 de setembro exclusivamente pelo portal.Para aqueles que têm direito (consultar Edital e/ ou Manual do Candidato), a solicitação de Isenção de Taxa de inscrição poderá ser realizada até 22 de agosto. As provas acontecem no dia 17 de novembro, em todos os campi da Unespar. 

Sistema de Cotas

Neste ano, o processo contará, pela primeira vez, com o sistema de cotas nas seguintes categorias: 25% do total de vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; 20% do total de vagas para candidatos pretos e pardos, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; e 5% do total de vagas para pessoas com deficiência que concluíram o Ensino Médio, independente do percurso de formação. Somando-se todas as categorias, ao todo o processo oferta 894 para o sistema de cotas e 869 para ampla concorrência. Para saber mais detalhes sobre o Sistema de Cotas, consultar o Manual do Candidato